quarta-feira, 26 de junho de 2019

o culto doméstico

Texto original: O CULTO DOMÉSTICO
Artigo de: António Ramanho
Publicado em: Novas de Alegria (Assembleia de Deus)

No livro de Josué 24:15 lemos a seguinte declaração: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Este é, sem sombra de dúvida, o desejo de muitos corações. 

Deus tem um plano para as nossas famílias, pois está escrito: ... serás salvo, tu e a tua casa (Actos 16:31). Esta é a vontade divina. Podemos referir outra passagem das Escrituras onde o Senhor disse a Noé para fazer uma arca (grande barca) a fim de ele e sua família escaparem ao Dilúvio, como se lê em Génesis 6 a 8.

Não chega conhecer o plano de Deus; é preciso saber que cada um de nós deverá levantar-se com as promessas de Deus no coração e nos lábios, combatendo o poder que Satanás tem criado para destruir as famílias. Jesus declarou que somos o sal da Terra e a luz do Mundo.

O culto doméstico (na casa) é um dos PILARES DA SEGURANÇA DA FAMÍLIA. E a família que ora permanece junta, unida. Não basta termos um `altar` na Igreja (local de culto da comunidade); é necessário também possuirmos um `altar` no nosso lar. Como se sabe, a Igreja é constituída por famílias, logo a Igreja deve iniciar-se na nossa casa.

O profeta Eliseu perguntou à mulher que ficara viúva: Declara-me que é o que tens em casa (II Reis 4:2). E como essa mulher possuía o azeite, que é o símbolo do Espírito Santo, é importante termos em casa a Pessoa divina do Espírito Santo, produzindo em nós (pais, esposas e filhos) a verdadeira Luz.
Actualmente as pessoas lutam contra a falta de tempo, ainda que a Bíblia afirme haver tempo para todas as coisas. Reconhecemos que, por vezes, falhamos na administração do nosso tempo. Como Marta, andamos atarefados com coisas mínimas e com coisas urgentes, deixando de parte o mais importante, que é buscar a Deus em primeiro lugar.

Não nos devemos esquecer que o Senhor Jesus prometeu estar no meio de duas ou três pessoas reunidas em Seu Nome. Aqui podemos ver que vale sempre a pena reunir-mo-nos em família. Temos de ter cuidado com o tempo gasto com programas  televisivos.

Se a família for convertida ao Evangelho, isto é, se o pai, mãe e filhos são salvos por Cristo, cabe a responsabilidade do pai de convocar a família para o culto doméstico, tal como sucedia no Antigo Testamento. Caso o pai não se encontre em casa, é a esposa quem dirige a reunião familiar. Se no lar houver apenas duas, ainda assim o culto doméstico deverá realizar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário