quarta-feira, 28 de julho de 2021

Liderar a Igreja para o após-Covid (4)



PORQUE OS SEUS MEMBROS DA IGREJA, DURANTE A PANDEMIA, PARECEM HOSTIS AO REGRESSO?

Nas primeiras semanas de quarentena havia sensivelmente três perguntas no ar. Uma delas era: “Quando acham que poderemos voltar aos serviços presenciais?”

À medida que várias igrejas começaram a se reunir, a questão tornou-se: “Quando mais membros de nossa igreja retornarão aos serviços presenciais?”

Actualmente a pergunta mais comum é: "Porque tantos de nossos membros de igreja estão hostis aos regresso?"

A resposta pode parecer óbvia, pois estamos a experimentar uma pandemia única na vida. Afinal, quem não estará preocupado, frustrado e com incertezas? Não há uma resposta simples para esta última pergunta.

Na verdade, estamos a descobrir que o "factor desagradável" é mais complexo do que parecia inicialmente. Aqui estão alguns dos factores que colocam os membros da sua igreja preocupados e de mau humor:

1 - Eles estão cansados. O cansaço acumulado da pandemia é revelador. Alguns estão cansados ​​porque alguns entes queridos e amigos tiveram COVID. Alguns estão apenas cansados ​​por causa da pandemia em em geral.

2 - Eles estão confusos. É difícil conseguir uma história consistente sobre o COVID. Mesmo os especialistas e as organizações que supostamente deveriam ter o conhecimento a respeito não parecem estar na mesma página. Isto é ao mesmo tempo confuso e frustrante.

3 - Eles estão com medo. É fácil dizer a um crente que ele não deve ter medo. É um desafio lutar contra o medo com a enxurrada de más notícias que recebemos todos os dias pelos media, e não só.

4 - Eles sentem que perderam a sua igreja. De alguma forma, eles perderam a sua igreja. Provavelmente não voltará a ser igual à era pré-pandemia.

5 - Eles estão cansados ​​das lutas culturais. 

6 - Eles vêem muita negatividade nas redes sociais. De fato, o Facebook e outras redes sociais podem ser prejudiciais para a sua saúde mental e emocional. Os media é uma ampliação para a negatividade. 

7 - Eles sentem falta de se reunir com os seus amigos na igreja. A igreja é o povo, não o edifício. Mas a igreja deve se reunir, e encontros digitais apenas não substituíram suficientemente a adoração pessoal.

8 - Eles perderam o seu foco. Quando estamos concentrados em nós mesmos não estamos concentrados em alcançar e ministrar aos outros. Uma igreja focada em si mesma é uma igreja hostil.

9 - Eles lamentam que os seus padrões regulares tenham sido interrompidos. Mesmo o mais predisposto para a mudança precisa de algum tipo de rotina em sua vida. Muitas de nossas rotinas têm sido totalmente interrompidas pela pandemia.

Se sentir que os membros da sua igreja estão a ficar um pouco intratáveis, provavelmente estará certo. Na verdade, você como líder de igreja pode estar a lutar com alguns desses mesmos problemas.

Uma nota final para concluir: muitos pastores estão prontos para sair. Se é pastor, se identificará com muitos dos motivos. Se não é pastor, ore pelos pastores ao redor do mundo.


continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário