quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

5 mudanças que todo líder precisa descobrir para liderar no futuro


O que te trouxe até aqui não vai te levar até lá.

Por mais que saibas que isso é verdade, especialmente ao pensar sobre a nova realidade à frente, provavelmente há algo dentro de ti que resiste a isso.

Eu prometo-te que há algo dentro de mim que resiste ao axioma.

Aqui está o que se passa na minha cabeça enquanto penso sobre o que me trouxe até aqui e não me levou até lá…

- Mas eu me dei bem no passado... essa abordagem não pode funcionar de novo?

- Não sei se tenho energia para repensar tudo de novo.

- Se eu conseguir resultados incrementais fazendo o que estou a fazer agora, isso não é bom o suficiente?

Quando me ouço a ter estes pensamentos, percebo que é uma maneira terrível de liderar. À luz da enorme distorção pela qual todos passamos, o que te ajudou a progredir no passado como líder provavelmente não funcionará tão bem no futuro.

Mas a resistência à mudança é real.

Estamos a "sair" da pandemia, e os próximos anos serão anos de grandes mudanças para quase todos: líderes da igreja e líderes empresariais incluídos.

Então, quais mudanças precisas fazer para garantir que estás à altura do desafio?

Aqui estão cinco coisas que todo líder deve descobrir para liderar bem no futuro. Domina isso, e o futuro e a mudança que exigidas serão muito mais fáceis de navegar.

1. Abertura

Quando as coisas não saem do jeito que planeaste em relação à liderança, é fácil ficar mais fechado, em vez de mais aberto.

Por um lado, a abertura a novas ideias, novas abordagens, diferentes perspectivas e novos pensamentos pareceria logicamente a coisa óbvia a se fazer.

Mas emocionalmente, permanecer aberto pode ser a coisa mais difícil de fazer como líder.

Há duas razões pelas quais te fecharás a novas estratégias, a menos que se detenha.

Primeiro, já estás sobrecarregado, desanimado e a sentires-te derrotado. E quando isso acontece, é fácil voltar ao que sabes ou ao que funcionou. Isso não é totalmente mau, mas não é suficiente. Claro, não jogues fora "o bébé junto com a água do banho", mas simplesmente repetir o que está a trazer retornos decrescentes é uma má ideia.

A segunda razão pela qual resistirás a ficar aberto a novas ideias é que já estás confuso. Tentar coisas novas pode parecer muito arriscado, ainda mais confuso e complexo.

Por essas e outras razões, muitos líderes fazem o contrário do que deveriam fazer ao enfrentar a incerteza — tornam-se mais fechados, não mais abertos.

Não é que eles nunca vão se abrir. Eles vão. Mas muitas vezes, só depois que tudo está a desmoronar.

Isso é o que acontece sempre que as pessoas atingem o fundo do poço: de repente tu te abres.

E a essa altura, tanto estrago já foi feito que muitas vezes é tarde demais.

Permanecer aberto em meio à mudança, estagnação e declínio e mudar ao longo do caminho é uma abordagem muito melhor.

2. Resiliência

Uma das definições de sucesso é levantar mais uma vez do que foste derrubado.

Essa é uma metáfora de trabalho decente para a resiliência também. Resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente das dificuldades. Ultimamente, tem havido tantas dificuldades.

O que te torna resiliente? Os factores variam, mas alguns itens básicos para resiliência incluem:

- Uma visão optimista. Por mais que isso possa soar como "torta no céu", é difícil liderar a partir do pessimismo.

- Descanso adequado. É incrível como uma boa noite de sono muda tanto.

- Amigos. A liderança costuma ser solitária, mas não precisa ser.

- Uma vida fora do trabalho. Trabalhar o tempo todo ironicamente diminui a sua produtividade.

- Fé e Crença. Significado e propósito fazem uma grande diferença.

A boa notícia é que tudo isso está sob o teu controlo. O lugar mais fácil para começar é descansar um pouco. Por que não começar já esta noite?

3. Agilidade

O melhor tipo de estilo de liderança na incerteza é a liderança ágil. A liderança ágil é uma liderança flexível, a capacidade de girar e mudar não apenas uma vez, mas sempre que as condições de mudança o justificarem.

Quando o futuro é imprevisível, agilidade é habilidade. Flexibilidade é um super-poder.

A razão pela qual a agilidade é tão importante é que uma crise significa que não há respostas claras e nenhum fim imediato à vista. É exactamente por isso que se chama crise, não problema. Os problemas podem ser resolvidos. As crises precisam ser geridas, e isso diariamente.

À medida que avançamos neste novo ano, parece que a gestão de crises será um conjunto de habilidades exigido de todos os líderes à medida que nos dirigimos para um futuro imprevisível.

4. Saúde Emocional

Como líder (ou como humano), tu és tão saudável quanto emocionalmente saudável.

Os líderes da igreja que afirmam ser espiritualmente saudáveis, mas emocionalmente doentes, não são saudáveis. O mesmo ocorre com os líderes empresariais que afirmam ser óptimos no que fazem – a falta de saúde emocional causa muitos danos colaterais e, em última análise, pode levar ao colapso.

Uma jornada para se tornar emocionalmente mais saudável leva anos e envolve muita oração, aconselhamento, treinamento e feedback.

O trabalho de Pete Scazzero sobre saúde emocional para líderes mudou o caminho de muitos líderes. Link (audio em inglês)... clique AQUI

5. O Paradoxo de Stockdale

Jim Collins chama de Paradoxo de Stockdale a um dos princípios que muitos líderes falaram no início da crise. 

Jim Stockdale era um almirante americano capturado e preso durante a Guerra do Vietname. Ele foi mantido e torturado por sete anos. Stockdale disse que as primeiras pessoas a morrer no cativeiro foram os optimistas, que ficavam a pensar que as coisas iriam melhorar rapidamente e eles seriam libertados. “Eles morreram de coração partido”, disse Stockdale. Em vez disso, argumentou Stockdale, a chave para a sobrevivência era combinar realismo e esperança. Nas palavras de Stockdale: “Esta é uma lição muito importante. Nunca deves confundir a fé de que vencerá no final – que nunca podes perder – com a disciplina para enfrentar os factos mais brutais de sua realidade actual, sejam eles quais forem.”

Esse, essencialmente, é o teu trabalho na liderança de crise. Os maiores líderes confrontam os factos brutais, mas nunca perdem a esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário