sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

a missão do povo de Deus no século xxi


Para que possamos entender a missão do povo de Deus no século presente, precisamos entender o mundo em que vivemos, porque é dele que emanam as perguntas para as quais precisamos dar resposta.

Estamos a viver num mundo em que reina o pluralismo em que a horizontalidade de ideias está em contrariedade com a singulariedade de Jesus. A globalização cada vez mais vai crescendo, a revolução digital também. Cada vez mais o materialismo, secularismo, individualismo, hedonismo, etc., está em aceleração. Temos observado o aumento das crises políticas e étnicas, crise ambiental, crise económica, crise ética e moral. Vivemos num mundo ferido e dividido; um mundo que não escutou o Evangelho.

Este é um mundo que precisa conhecer a mensagem de reconciliação: reconciliação com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a natureza.

Colossenses 1:28 - "E assim, aonde quer que vamos, falamos de Cristo a todos quantos ouvirem, admoestando-os e ensinando-os com toda a sabedoria. Queremos ser capazes de apresentar a Deus cada um deles, aperfeiçoado por causa daquilo que Cristo fez em favor de cada um deles" (versão "Bíblia Viva").

O que Cristo "fez em favor de cada um deles"? II Coríntios 5.19 explica-nos: "Pois Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo para si, não levando mais em conta os pecados dos homens contra eles, e sim apagando-os. Esta mensagem maravilhosa da reconciliação ele nos deu para transmitir aos outros" (versão "Bíblia Viva").

Precisamos entender que a missão é primeiramente de Deus, e Ele nos convida a fazermos parte dela. Precisamos entender qual a missão dEle, ou seja, o que Deus quer e está a fazer no mundo. De capa a capa da Bíblia poderemos observar Deus em missão.

O Homem perdeu a imagem divina através do pecado, e assim distanciou-se da comunhão com Deus. Em II Coríntios 5.17-20 vemos a proclamação da reconciliação total.

Charles Finney disse: "A tarefa da Igreja é só uma: mudar o mundo." Como? Obedecer a Deus e reflectir o Seu carácter (Levíticos 19:1,2).

Como cristãos, somente precisamos de ser testemunhas de Jesus e dos Seus ensinos, em todas as nações, em todas as esferas da sociedade e no mundo das ideias.


Sem comentários:

Enviar um comentário