terça-feira, 9 de outubro de 2018

DINA, uma vítima inocente

Dina foi a única mulher dentre os filhos de Jacob. Quando o seu pai, finalmente, estabeleceu-se por um pequeno tempo perto da cidade de Siquém, ela decidiu sair para conhecer o lugar, talvez em busca de amigos. Em sua exuberância juvenil, ignorou os perigos do estilo de vida pagão dos jovens de Siquém, directamente contrário às tradições de sua família. Talvez estivesse confiante de que poderia cuidar de si mesma, apesar de estar em terra estranha.
Aquilo que começou com um passeio motivado pela curiosidade acabou na tragédia da violação de Dina praticado por um jovem príncipe de Siquém (v. 2). Quaisquer que tenham sido as circunstâncias que levaram a essa tragédia, Dina certamente não esperava nem merecia essa degradação máxima. Ela não apenas teria de conviver com o trauma da violação como também teria poucas hipóteses de ter um casamento feliz no futuro.
Hamor, pai de Siquém, aproximou-se do pai de Dina para pedi-la em casamento, como era costume na época. O príncipe a queria tanto que pediu a Jacob para estabelecer o preço do dote da noiva (v. 12). Siquém também propôs uma aliança entre os dois povos (algo proibido por Deus). Apesar do acto da violação praticado por Siquém ser deplorável, ele demonstrou mais dignidade na sua tentativa de reparar a situação do que o próprio pai e os irmãos de Dina. Armando um golpe, eles colocaram toda a população masculina em desvantagem e, depois, os massacraram.
O resultado da visita de Dina à cidade de Siquém foi esmagadoramente trágico: ele foi violada, todos os homens da cidade foram assassinados, viúvas e crianças foram escravizadas, Jacob e a sua família foram obrigados a fugir de casa, as hipóteses de Dina conseguir um bom casamento acabaram e o nome de Deus foi desonrado entre os idólatras. Mesmo as escolhas mais simples são frequentemente desafios espirituais nos quais nossas irmãs e filhas devem ter cautela. A curiosidade em relação ao mundo pode colocá-las em situações nas quais vão sofrer nas mãos de pessoas incrédulas.
Cuidado com as escolhas que fazes. Cuidado com os caminhos por onde vais... Não te deixes "seduzir" pelos encantos do mundo, que irão parecer agradáveis durante um período, mas depois trazem problemas para ti, e para todos aqueles que te amam, e que amas.

Sem comentários:

Enviar um comentário