terça-feira, 6 de abril de 2021

O que significa "liberdade”?


O que significa “liberdade”?

Recentemente, foi feita esta pergunta a um grupo de alunos do ensino secundário. Depois de alguma discussão e reflexão, eles concordaram com esta definição: “Liberdade é ser capaz de fazer o que quiser sem restrições”. Em outras palavras, a pessoa livre faz o que quiser sem nenhuma pessoa ou lei em seu caminho.

Vamos decompô-lo um pouco. Observe a primeira parte da definição: a pessoa que faz o que deseja é realmente livre?

E quanto à segunda parte da definição? A liberdade é fazer o que quer sem restrições? Pense nisso: fica mais livre se bater nas teclas do piano aleatoriamente ou se seguir um instrutor cuja disciplina o orienta? A resposta é óbvia. O instrutor o ajuda a restringir suas ações para que possa usar o piano da maneira que foi feito para ser usado. Disciplina e moderação são necessárias para produzir uma bela música. A liberdade vem de se submeter à restrição correta, não de resistir à restrição. É por isso que os limites são necessários para a verdadeira liberdade.

VERDADEIRA LIBERDADE

De acordo com a cosmovisão cristã, a verdadeira liberdade não é uma questão de fazer o que deseja sem restrições, mas cultivar os desejos corretos e viver em obediência à vontade de Deus. Em outras palavras, a liberdade resulta quando nossos desejos se alinham com a vontade de Deus.

Isso significa que a liberdade vem por meio da autodeterminação? Não! Se tentares ser obediente por meio de teu próprio esforço, falharás. Na verdade, se tentares seguir os mandamentos de Deus em teu próprio poder, provavelmente falharás miseravelmente. A cosmovisão cristã ensina a maneira única que somos incapazes de viver a vida cristã em nosso próprio poder. O pecado nos abalou profundamente.

Romanos 3: 9-12,19-20 diz: "O que então? Será que nós, judeus, estamos em melhor situação? Não, de forma alguma. Pois já declaramos que todos, tanto judeus como gregos, estão sob o pecado, como está escrito: “Ninguém é justo, não, nenhum; ninguém entende; ninguém busca a Deus. Todos se desviaram; juntos eles se tornaram inúteis; ninguém faz o bem, nem mesmo um." ... "Agora sabemos que tudo o que a lei diz, fala aos que estão sob a lei, para que toda boca se cale e o mundo inteiro seja considerado responsável perante Deus. Pois pelas obras da lei nenhum ser humano será justificado diante dele, visto que pela lei vem o conhecimento do pecado." (ESV)

O segredo da vida cristã - e o que separa o cristianismo das outras religiões - é encontrado na graça. Quando reconhecemos nosso próprio quebrantamento e incapacidade de viver como Deus quer que vivamos, Ele transforma nossos corações e vidas.

Nossa força vem em reconhecer nossa fraqueza e falha e depender de Deus.

UM DEUS PESSOAL MUDA TUDO.

Agora vamos dar uma guinada em nossa pergunta original sobre o que significa ser livre: visto que um Deus pessoal existe, isso muda a forma como entendemos a liberdade? Acha que acreditar em Deus faria uma pessoa se sentir mais ou menos livre?

“Nossa força vem em reconhecer nossa fraqueza e falha e depender de Deus.”

Talvez pense que acreditar em Deus adiciona culpa nesta vida ou julgamento quando morrer. E talvez pense que a existência de Deus não faria nenhuma diferença significativa para alguém se sentir livre - exceto pelo peso das consequências que resultam de escolhas erradas.

Mas a existência de um Deus pessoal muda tudo.

O mundo não é um acidente cósmico, mas é propositalmente modelado por um Criador. E a primeira coisa que aprendemos sobre Deus na Bíblia é que Deus é o Criador (Gênesis 1: 1). Assim como um carro que foi projetado para operar de uma determinada maneira - e só é “gratuito” quando usado de acordo - os humanos também foram criados para um propósito maior e experimentam liberdade quando descobrem e vivem esse propósito.

Isso levanta a questão: para que acha que Deus nos criou? Qual é o nosso propósito?

Gênesis 1: 26-27 diz: Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E que eles tenham domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre todos os seres rastejantes que rastejam sobre a terra. ” Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (ESV)

Vamos dar um passo adiante. A Escritura frequentemente menciona Deus sendo conhecido pelas pessoas que Ele criou.

“E eu andarei entre vocês e serei o seu Deus e vocês serão o meu povo.” - Levítico 26:12, ESV

“Mas aquele que se gaba disso, que ele me entende e me conhece, que eu sou o Senhor que pratica o amor constante, a justiça e a retidão na terra. Pois nestas coisas me agrado, declara o Senhor. ” - Jeremias 9:24, ESV

“Eu lhes darei um coração para saber que eu sou o Senhor, e eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus, pois eles voltarão para mim de todo o coração.” - Jeremias 24: 7, ESV

Veja que tipo de amor o Pai nos deu, para que sejamos chamados filhos de Deus; e assim nós somos. - 1 João 3: 1, ESV

Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. - 1 João 4:10, ESV

FEITO PARA RELACIONAMENTO

A Escritura revela que Deus nos criou para nos relacionarmos com Ele e com os outros. Jesus disse que os maiores mandamentos são amar a Deus e aos outros (Marcos 12). A verdadeira liberdade existe em relacionamentos íntimos e saudáveis ​​com Deus e com outras pessoas. Portanto, a vida livre e abundante que Jesus nos oferece só pode ser experimentada por meio desses relacionamentos de compromisso, enraizados e crescidos no desígnio de Deus.

Ao longo da história da criação em Gênesis, Deus consistentemente chamou Sua criação de "boa". No entanto, há uma coisa que Deus disse que não é bom: “Então disse o Senhor Deus: 'Não é bom que o homem esteja só; Eu farei dele um ajudador adequado para ele. '”(Gênesis 2:18, ESV).

Sabemos que Deus nos criou para ter um relacionamento com Ele e sabemos que Adão precisava de Eva para se multiplicar e encher a terra (Gênesis 1:28). Mas Deus também criou os humanos para se relacionarem com outros seres humanos. Não devemos viver isolados. Somos feitos para viver em famílias e comunidades com outras pessoas.

Uma vez que somos feitos para relacionamentos, só podemos ser livres por meio do compromisso e da fidelidade. Isso pode parecer contra-intuitivo. Afinal, vivemos em um mundo de opções infinitas. De produtos de consumo a música e streaming de TV, podes aparentemente ter o que quiseres, quando quiseres, como quiseres e com quem quiseres. Então, por que não desistir de relacionamentos difíceis? E em termos de casamento, por que se comprometer com uma pessoa pelo resto da vida? Por que se limitar?

É um conforto saber que alguém sempre está atrás de ti, seja teu cônjuge quando fores mais velho ou um amigo próximo agora. A verdadeira fidelidade e o compromisso nos garantem que ninguém nos deixará ao primeiro sinal de problema e que resolveremos os problemas juntos.

Vamos revisitar nossa pergunta original: o que significa ser verdadeiramente livre?

Deus convida cada um de nós à liberdade que advém de comprometermos nossas vidas ao Seu propósito para nós e amarmos as outras pessoas em um relacionamento. Este é o único caminho para experimentar a vida verdadeiramente rica que Jesus nos convidou a viver.

Esta postagem foi adaptada do novo estudo bíblico para adolescentes de Sean McDowell, Chasing Love .

Sem comentários:

Enviar um comentário