quinta-feira, 15 de setembro de 2016

demasiada tristeza

A vida parece que deu a algumas pessoas uma overdose de tristeza. Eventos trágicos atrás de eventos trágicos caem sobre elas, e nossos corações se movem de compaixão para com elas. Alguns chegam ao ponto de que se sentem incapazes nos seus problemas, sobrecarregados pelo pesar que seca os seus ossos e quebra o espírito (Provérbios 15.13; 17.22).

É aqui que nós, os filhos de Deus, devemos ir e dar força e assistência. Uma palavra dada pelo Espírito, lágrimas de simpatia e partilhar a dor - são maneiras que nós podemos ajudar.

Num momento de grande agonia, Jesus desejou conforto dos Seus discípulos e amigos (Lucas 22.44; Mateus 26.40). Eles não entendiam a razão de Sua agonia e falharam em ser ajuda. 

Nós podemos ser confortadores de outros.

Saber o que dizer a um amigo ferido não é fácil. Devemos fazer os nossos amigos rirem, ou devemos falar dos nossos próprios problemas? Devemos encorajá-los a falar da situação, ou devemos dar-lhes alguns bons conselhos? Em algumas situações podemos nos sentir tão inúteis que evitamos o amigo que sofre para não dizermos alguma coisa errada.

Cada crise é diferente, e devemos responder com tacto, sinceridade e de forma apropriada. Aqui estão algumas sugestões para ajudar pessoas feridas.

1 - Deixe-a falar (desabafar).

Um dos grande erros que podemos fazer quando um amigo começa a desabafar os seus problemas é negar que ele tenha dito algo fora do normal. Deixe o seu amigo falar do seu problema. Não mude o assunto, conte anedotas ou desvalorize o problema. Se amigo precisa de espaço para expressar os seus sentimentos! 

Se o seu amigo disse alguma coisa negativa após uma experiência traumática, tente não ficar nervoso. Lembre que ele está em dor e precisa de falar, e naquele momento é o que ele sente. Isso não significa que não possa dar uma escritura bíblica de encorajamento, como por exemplo Romanos 8.28.

2 - Ouça para compreender.

A melhor resposta que poderá dar a um amigo ferido é ouvir sem julgar e procurar entender o porquê ele sente dessa maneira. Os sofredores precisam de saber que o ouvinte reconhece que eles se sentem mal e estarão com eles na sua tristeza.

Quando o seu amigo estiver a falar, dê-lhe toda a atenção. Cuide da sua linguagem corporal. Não olhe para o relógio. Não tente terminar as frases do seu amigo porque pensa que sabe o que ele irá dizer. Você pode estar enganado.

3 - Não diga: "Eu sei exactamente o que tu sentes!"

Tenha cuidado em não assumir que sabe o que o seu amigo está a sentir. Lembre-se que, mesmo que tenha passado por uma situação semelhante, não é a situação que o seu amigo está a passar.

4 - Dê espaço. Respeite a privacidade da outra pessoa.

Compreenda que a pessoa ferida pode não estar pronta para falar a cerca do seu problema ou pode abrir-se somente com um ou dois dos seus amigos mais chegados. Se souber que alguém está a passar por um momento difícil, não salte em cima. Primeiramente discirna se é um bom tempo para falar, e não tome isso como pessoal se a pessoa não se sentir confortável em abrir-se consigo.

5 - Seja cautelosamente positivo. Ofereça encorajamento realista.

Apesar de querer que seu amigo fique rapidamente melhor, evite fazer declarações que não saiba serem verdade no desejo de ser positivo. Você não precisa de esticar a verdade para encorajar. Foque naquilo que é verdade: que você se preocupa com o seu amigo e está ali com ele.

6 - Palavras de encorajamento. Não dê conselho quando não pedidos.

O que é preciso fazer para resolver o problema do seu amigo pode ser óbvio para si, mas resista à tentação de dar conselhos não pedidos. A consequência de dar conselhos quando não pedidos pode ser o cortar da comunicação. 

Um conselho não pedido pode colocar a pessoa que sofre numa situação desconfortável se ele não seguir a nossa sugestão. 

Se o amigo pede um conselho, pode ser bem dado se for dado na forma de várias alternativas, em vez de uma alternativa. 

7 - Seja paciente.

Não fique impaciente com o seu amigo se não vencer a tragédia. O luto demora tempo. Dependendo da situação, pode durar meses ou anos para começar a recuperar de algumas tragédias. 

8 - Ninguém é perfeito. Conhece os teus limites.

Podem chegar momento em que é duro demais ver o seu amigo sofrer. Você pode também ter dias difíceis nos quais é difícil conseguir ouvir e ajudar. Seja sincero com o seu amigo, e assegure-o que quer ajudá-lo, mas peça-lhe para esperar e falar do seu problema mais tarde, quando tiver mais capacidade de lidar com isso.

Saiba quando os seus amigos precisam de maior ajuda do que aquela que poderá dar. Se o seu problema está a piorar ou está a afectar o seu relacionamento com outros, etc., encoraje-o a procurar ajudar num conselheiro.

Você pode ter feito alguns erros no caminho. Ninguém pode saber o que dizer ou como agir em todas as situações. Recorde a si mesmo que as pessoas envolvidas em sérios problemas precisam de suporte em amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário