quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Estudante de religião enfrenta audiência disciplinar por faltar ao programa de educação sexual, dizem advogados


Uma estudante do ensino médio em Illinois enfrentará uma audiência disciplinar esta semana sobre sua recusa em participar do programa de género e sexualidade da escola, depois que seus pais solicitaram que ela fosse isenta do requisito.

Uma organização sem fins lucrativos de liberdade religiosa nacional enviou uma carta de exigência à Academia de Matemática e Ciências de Illinois em Aurora na terça-feira, argumentando que a escola pública residencial de três anos negou ilegalmente acomodações religiosas a Marcail McBride para dispensá-la de frequentar o Programa de Sexo e Sexualidade para Estudantes da escola .

De acordo com a carta enviada por dois advogados do First Liberty Institute, os McBrides "comunicaram repetidamente" à escola que o programa obrigatório "viola as crenças religiosas de Marcail".

“[No entanto, a escola continua a pressionar Marcail, exigindo que ela conclua o programa ou receba punição”, afirma a carta.

O grupo jurídico informa que a estudante foi informada na segunda-feira que terá audiência disciplinar esta semana.

Tami Armstrong, chefe do escritório de relações públicas da escola, disse à "Christian Post" na terça-feira que o presidente da escola, José Torres, não recebeu a carta por e-mail ou correio. No entanto, ela esclareceu que a escola entrou em contato com os pais do aluno e ofereceu uma "solução alternativa que resolverá este assunto".

"A IMSA abraça um ambiente inclusivo onde todos os alunos se sintam apoiados e tenham um senso de pertencimento, independentemente de raça, classe, género, religião, acessibilidade e identidade de status socioeconómico", enfatizou a escola em uma declaração formal. “Estamos especialmente comprometidos com uma comunidade enriquecida e potencializada por diversas perspectivas que são reconhecidas, respeitadas e vistas como uma fonte de força”.

Em novembro, a família apresentou um pedido formal por escrito à liderança da escola, dizendo que o programa “força Marcail a participar de atividades e discussões relacionadas à sexualidade humana que exigem, pressionam ou coagem-na a violar seus princípios religiosos”.

De acordo com a carta, os alunos que participam do programa “usam linguagem sexual para identificar preferências sexuais e identidade de género”.

“Ao identificar os 'estágios de aliado', o programa classifica qualquer pessoa que acredita que a homossexualidade é pecaminosa ou imoral como pertencendo à mesma categoria daqueles que são repelidos por ela ou pensam que é 'loucura'”, diz a carta, escrita por First Liberty O diretor de litígios David Hacker e a assessora jurídica Keisha Russell, afirma.

“O programa oferece aos alunos a oportunidade de se tornarem um 'aliado', registando os alunos que concordam e recompensando-os por sua afirmação com um adesivo e broche SafeZone. O programa, portanto, não respeita as diferentes crenças religiosas sobre género e sexualidade e pressiona os alunos a sinalizar afirmativamente que concordam com o currículo. ”

O First Liberty Institute acusou a liderança da escola de negar o pedido da família e chegar ao ponto de ameaçar punir a estudante se ela não o cumprisse.

Na semana passada, o Diretor Associado de Assuntos Estudantis, Diretor de Audiência Dana Ginnett, enviou um e-mail ordenando que McBride concluísse o programa até 30 de janeiro ou enfrentaria uma ação disciplinar.

Ginnett citou uma política escolar que afirma: “Além das aulas académicas, os alunos devem comparecer a todas as assembleias e reuniões obrigatórias de natureza não académica.”

“Se um aluno não comparecer às reuniões e assembleias exigidas (e não tiver uma ausência justificada aprovada por um membro da equipe de Assuntos do Aluno), uma acção disciplinar será tomada”, a política é citada como dizendo.

Na segunda-feira, Ginnett enviou um e-mail novamente a McBride para “informá-la que o Departamento de Assuntos Estudantis da IMSA conduziria uma audiência disciplinar esta semana”, observaram os advogados.

O First Liberty Institute, que se descreve como o "maior escritório de advocacia do país dedicado exclusivamente à defesa e restauração da liberdade religiosa", argumenta que a lei de Illinois ordena que o estado não discrimine as pessoas com base em sua religião.

“A Lei de Restauração da Liberdade Religiosa de Illinois exige que a IMSA evite colocar um fardo substancial sobre o exercício religioso de seus alunos”, afirma a carta.

“Existe um fardo substancial quando um indivíduo é obrigado a agir contrariamente às suas crenças religiosas para evitar enfrentar penalidades.”

Os advogados também afirmaram que as acções da escola violam a lei de Illinois. Eles citaram um estatuto sobre educação sexual que afirma que “Nenhum aluno será obrigado a fazer ou participar de qualquer classe ou curso de educação sexual abrangente se seu pai ou responsável apresentar objecção por escrito.”

O regulamento prossegue afirmando que “a recusa em fazer ou participar em tal curso ou programa não será motivo para suspensão ou expulsão de tal aluno.”

Além disso, o First Liberty Institute citou o caso da Suprema Corte dos Estados Unidos de Burwell v. Hobby Lobby, que girava em torno da objecção da rede de lojas de artesanato de propriedade de cristãos ao mandato de controle de natalidade Obamacare.

“Uma vez que a exigência da IMSA representa um fardo substancial para o exercício religioso de Marcail, ela tem direito a uma isenção da exigência, a menos que a IMSA possa provar que forçar Marcail a participar do programa é o meio menos restritivo de promover um interesse convincente”, explica a carta.

“Pela própria admissão da IMSA, os alunos podem faltar às reuniões e assembleias se tiverem uma ausência justificada. Como a IMSA pode oferecer tal acomodação, ela deve oferecer uma a Marcail. ”

Em sua declaração à CP, a ISMA garantiu que gasta "uma grande quantidade de tempo e esforço para equilibrar o respeito pela identidade de todos os alunos".

"Levamos esses assuntos a sério e usaremos isso como uma oportunidade para revisar todas as nossas práticas e garantir que nossos alunos se sintam seguros e bem-vindos na IMSA", acrescenta a declaração. "No espírito de valorizar todas as vozes, já entramos em contacto directamente com os pais e oferecemos uma solução alternativa que resolverá esse problema. Esperamos seguir em frente e trabalhar juntos como uma comunidade IMSA."


FONTE: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário