sábado, 6 de fevereiro de 2021

'Gritos ecoaram por todo o prédio' (notícias da China)



As mulheres presas na rede de campos de internamento da China em Xinjiang estão sujeitas a torturas horríveis, violação sistemática e abuso sexual enquanto a liderança comunista do país busca "destruir" aqueles que considera uma ameaça, revelou um novo relatório.

Um relatório da BBC destaca entrevistas de vários ex-detidos e um guarda que compartilharam relatos em primeira mão de suas experiências horríveis nos campos de internamento da China na região de Xinjiang.

As estimativas sugerem que mais de 1 milhão a até 3 milhões de muçulmanos uigures e outros grupos minoritários na China Ocidental foram submetidos a esses campos de internamento, que visam despojar os uigures e outras minorias "de sua cultura, língua e religião, e doutriná-los na cultura chinesa dominante. ”

Tursunay Ziawudun, uma mulher que passou nove meses dentro de um desses campos antes de fugir para os EUA, disse à BBC que as mulheres eram retiradas das celas "todas as noites" e estupradas por um ou mais chineses mascarados. Ela disse que foi torturada e posteriormente violada em grupo em três ocasiões, cada vez por dois ou três homens.

Ela também se lembrou de como a polícia a torturou com choques eléctricos e, em um caso, abusou dela violentamente quando ela não tinha certeza do paradeiro de seu marido, pontapeando-a com suas botas pesadas.

Por causa da gravidade do abuso, violação e tortura, Ziawudun disse que havia “muitas pessoas nessas celas que perderam a cabeça”.

"O objetivo deles é destruir todos", disse ela. "E todo mundo sabe disso."

Gulzira Auelkhan, uma mulher cazaque de Xinjiang que foi detida por 18 meses no sistema de campos, contou como foi forçada a despir as mulheres uigures e algema-las antes de deixá-las sozinhas com homens chineses.

“Meu trabalho era tirar as roupas acima da cintura e algema-las para que não se mexessem”, lembra ela. "Então eu deixava as mulheres no quarto e um homem entrava - algum chinês de fora ou policial. Sentei-me em silêncio ao lado da porta e quando o homem saiu da sala levei a mulher para tomar banho."

Os homens chineses "pagariam para escolher as presidiárias mais bonitas", disse ela, enfatizando que a violência física que testemunhou foi uma "violação".

Qelbinur Sedik, uma mulher uzbeque de Xinjiang, que foi forçada a dar aulas de línguas para as detidas, disse que o campo das mulheres era "rigidamente controlado". Ela disse que haveria “quatro tipos de choque eléctrico” a que as mulheres seriam submetidas - “a cadeira, a luva, o capacete e a violação anal com uma vara”.

“Os gritos ecoaram por todo o edifício”, disse ela à BBC. “Eu podia ouvi-los durante o almoço e às vezes quando estava na aula.”

Sedik disse que certa vez perguntou a uma policial chinesa sobre os rumores de violação. As mulheres responderam: "Sim, a violação se tornou uma cultura. É uma violação coletiva e a polícia chinesa não apenas as violou, mas também as eletrocutou. Elas estão sujeitas a horríveis torturas".

Os entrevistados também compartilharam como foram obrigados a assistir a vídeos de propaganda elogiando o presidente chinês Xi Jinping e cantar canções patrióticas. Eles também foram forçados a fazer exames médicos, tomar comprimidos e foram injectadas à força a cada 15 dias com uma "vacina" que causava náusea e dormência. As mulheres também foram injectadas à força com DIUs ou esterilizadas.

Um ex-guarda da prisão compartilhou como as mulheres foram forçadas a memorizar livros sobre Xi Jinping. Aqueles que não conseguiram completar a tarefa foram punidos com privação de comida e espancamentos.

"Entrei nesses campos. Levei detidos para esses campos", disse ele. "Eu vi aquelas pessoas doentes e miseráveis. Eles definitivamente sofreram vários tipos de tortura. Tenho certeza disso."

A China negou repetidamente que está perseguindo grupos étnicos em Xinjiang; no entanto, relatórios revelam que ela está, na verdade, expandindo sua rede de centros de detenção.

Um relatório anterior documentou como os hospitais em Xinjiang foram obrigados a abortar e matar todos os bebés nascidos acima dos limites de planeamento familiar da China - incluindo recém-nascidos nascidos após serem carregados até o termo. As ordens faziam parte de políticas estritas de planeamento familiar destinadas a restringir os uigures e outras minorias étnicas a três filhos.

Em janeiro, o antigo governo Trump oficialmente designou a perseguição de minorias pela China no oeste da província de Xinjiang como "genocídio" e "crimes contra a humanidade".

“Acredito que este genocídio esteja em andamento e que estamos testemunhando a tentativa sistemática de destruir os uigures pelo partido-estado chinês”, disse o ex-secretário de Estado Mike Pompeo na época, acrescentando que o Partido Comunista Chinês - que ele descreveu como um “O regime marxista-leninista que exerce poder sobre o sofrido povo chinês por meio de lavagem cerebral e força bruta” - está “engajado na assimilação forçada e eventual apagamento de um grupo minoritário étnico e religioso vulnerável”.

O governo Biden não afirmou se manteria a declaração do governo anterior de que a China está cometendo genocídio contra sua população uigur.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Psaki, disse a repórteres em uma colectiva de imprensa que Biden "falou antes sobre o tratamento horrível" dos uigures, mas ela "verificará" qual será a política do governo Biden, informou o RCP anteriormente.

No entanto, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse acreditar que o genocídio foi cometido contra os uigures.

Os líderes cristãos pediram aos cristãos do Ocidente que se preocupem com a perseguição aos muçulmanos uigures e outras minorias. Em setembro, o especialista em ética Batista do Sul Russel Moore disse que os crimes perpetrados contra minorias religiosas na China e em outros lugares dependem da invisibilidade "onde o resto do mundo não presta atenção" e "tribalismo".

“O caminho de Jesus Cristo diz que devemos prestar atenção ao nosso próximo na beira da estrada que é perseguido, que está sendo espancado”, disse ele. “Portanto, vamos orar pelos uigures [e] por outros povos perseguidos. Vamos orar não apenas individualmente, mas juntos, e orar por eles pelo nome. ”

“Vamos ser as pessoas que defendem quem está sendo feito invisível, quem está sendo intimidado e intimidado em nossos próprios bairros e em nossas próprias comunidades, porque somos o povo de Jesus Cristo.”

Fonte:  AQUI     Mais infos: AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário