sábado, 20 de novembro de 2021

A necessidade de uma liderança sádia



Tensão, confusão e mal-entendidos sobre este assunto sobejam tanto nas organizações seculares, como nas organizações religiosas.

Chamamos ao nosso tempo de era da inovação, e a pergunta que está sempre a surgir é: QUEM SERÁ O NOSSO NOVO LÍDER? Quem terá a habilidade de nos conduzir efetivamente por estas mudanças?" As empresas bem-sucedidas estão a substituir cerca de 40% dos seus gerentes e a procurar uma nova liderança. Descobriram que estavam a ser gerenciadas em excesso e lideradas em escassez. Estavam destinadas a tornarem-se uma burocracia estagnada se não injetarem na organização uma nova liderança.

Buscam agora um novo líder que não seja necessariamente o mais forte, o mais hábil, o mais perspicaz e nem o mais popular - deve ser, no entanto, alguém de criatividade e originalidade excecionais. Deve trabalhar com as pessoas, ao passo que os gerentes trabalham com coisas e sistemas. Deve ser alguém que saiba que a verdadeira liderança é motivar outras pessoas em direção a um alvo específico, com o propósito de fazer com que elas se tornem e se sintam bem-sucedidas.

Um futuro mais encorajador poderá ser nosso ao descobrirmos os propósitos eternos de uma liderança transformadora que proporciona visão, direção, mobilização de pessoas e melhoramento dos sistemas e estruturas para alcançar resultados excecionais. O desespero das nossas situações poderá até produzir grandes e efetivos líderes. 

Como Leighton Ford disse: "Talvez a crescente crise mundial ainda possa produzir uma nova onda de liderança."

Esses líderes experientes existem e são de todos os tamanhos e formas: jovens e velhos, homens e mulheres - e poderá detetá-los ao observar que os seus seguidores apresentam sempre um excelente desempenho.

Irá notar ainda que demonstram uma atitude de auto-sacrifício. São, também, pessoas de convicções e de dedicação profundas a uma causa e a um chamado dignos. São aquelas que dizem: "Isso pode e será feito!" Estão dispostas a pagar o preço a despeito do custo! Essas pessoas vão liderar com corações de servos, não para o seu próprio enriquecimento, mas para o benefício daqueles que as seguem. Eles servirão liderando bem.

Don Baker disse bem em seu livro "Liderança - Aprendendo a Fazer Com que Outros Tenham Sucesso": "A liderança, a gestão e a organização foram todos arquitetados por Deus. Os princípios da ordem e o planeamento vêm de Deus e são exemplificados em Cristo. Constituem o padrão de liderança bem-sucedida. Os desempenhos superiores podem ser apresentados por quem quer que decida aprendê-los e esteja disposto a empregá-los."

Muitas vezes falhamos em fazer, desenvolver, preparar e produzir líderes porque nos tornamos excessivamente "espirituais" e demasiado "teológicos" com respeito à maneira de como Deus supre esta necessidade. Tendemos a achar que Deus "estala" os dedos e eis que surge um líder!

Isto acontece porque deixamos, frequentemente, de ver o processo de formação de líderes por trás dos bastidores. Falhamos ainda em perceber que você e eu fazemos parte desse processo.

Por outro lado, parece que estamos a desenvolver ou a produzir uma porção de burocratas teológicos... mas estes não são líderes!

A igreja de Deus e os ministérios a ela relacionados, necessitam desesperadamente de líderes - continuamos, porém, a "orar fervorosamente" para que eles, de alguma forma, surjam de repente! Deixa-me contar-lhe um segredo: eles não surgirão dessa maneira!

Stephen E.J.L. Talitwala, foi presidente da Universidade Daystar no Kenya, disse: "Não é possível produzir um líder cristão instantaneamente mandando-o para um seminário de um dia. Para desenvolver as qualidades essenciais para uma liderança eficaz exige-te tempo e muito trabalho."

Continuaremos este tema...

Se quiser pode deixar os seus comentários sobre este tema...


Leia sobre "Prestação de Contas"

1 comentário:

  1. Olhando para Jesus podemos ter a melhor referência de um líder. A título do video “ o maior líder da história “ com Daniel Godri”

    ResponderEliminar