quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Fazer "teologia" ou preparar líderes? - parte 2


(continuação)

Nas regiões montanhosas do interior da Jamaica, a população tem uma longa expectativa de vida - mas isso tornou-se um problema para a igreja daquele lugar.

O que acontece é que a chamada "liderança" continua nas mãos de homens de 70, 80 e 90 anos de idade ou mais! Acham extremamente difícil passar a tocha da liderança para homens e mulheres mais novos.

Recusam-se a preparar e a capacitar "sangue novo" por várias razões "espirituais" ou "teológicas" como: "Tais jovens não preservarão nossos padrões!", "Devemos proteger a nossa Tradição Bíblica!", "Eles não têm experiência!", "Seus métodos contemporâneos contradirão os de nossos fundadores!", "Poderão cair em pecado, pois assistem vídeos de outros pregadores!", "Podem permitir que as mulheres preguem!", "Podem ter tido algum tipo de envolvimento moral antes de se tornarem cristãos, e isso talvez os desqualifique!" E a lista continua...

A verdadeira razão é que esses "líderes", "teólogos" ou "ditadores benevolentes" mais antigos, temem perder o controlo e estão, de maneira tenaz e absolutista, "gerem" o "status quo", a fim de sobreviver e manter o sistema burocrático vivo e saudável... Mas a realidade é que suas igrejas estão a morrer apesar de "praticarem a teologia fundamental" de modo ortodoxo.


Experiência pessoal:

Na escola sempre gostei de trabalhar sozinho, e ter o controlo nas mãos, pois se assim não fosse já sabia que as coisas não aconteceriam. Nos últimos anos tenho tido a oportunidade de colocar em prática a delegação e levantamento de nova liderança na igreja local. A Igreja não é minha! Não fui eu que fui à cruz por ela! A Igreja é de Cristo e Ele cuida da Sua Igreja. Não estou isento de exercer liderança, mas dou graças a Deus porque tenho outros líderes à minha volta que ajudam na liderança.


Sem comentários:

Enviar um comentário