quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

John Wesley e o Ministério dos Grupos Pequenos



Em 1738 John Wesley, um clérigo e teólogo da Igreja Anglicana começou a reunir-se com amigos em pequenos grupos para orar, estudar a Bíblia e encorajarem-se mutuamente. Como uma forma de criticá-los, algumas pessoas passaram a chamar estes encontros de “Clubes Santos”.

Algum tempo depois, Wesley estabeleceu pequenos grupos que mudaram a Inglaterra, que ele chamou de Classes. Para frequentar um encontro da Sociedades, cada pessoa precisava apresentar um tipo de ingresso que somente receberia se estivesse frequentando um dos pequenos grupos chamados de “Classes” (bem próximo do que seriam os grupos pequenos hoje em dia). Wesley acreditava que as conversões que não estivessem acompanhadas da frequência a um pequeno grupo não eram muito valiosas.

Nós também concordamos que as conversões que acontecem ao ouvir um bom pregador muitas vezes não duram tanto quanto aquelas que acontecem em meio a uma pequena família de crentes. A realidade é que as melhores conversões, as que realmente duram, acontecem nos pequenos grupos de Cristãos. 

Aprendemos na Bíblia, e pela história da igreja, que os pequenos grupos são a melhor maneira de fazer discípulos que fazem discípulos. 

Ao final de sua vida, John Wesley tinha formado mais de 10.000 “Classes”, com uma frequência média de 100.000 pessoas. Era a maior igreja do mundo naquele tempo. Deus é muito Bom e nos inspira através da história da igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário