quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Transtornos mentais relacionados ao COVID-19 causarão aumento de suicídios e overdoses de medicamentos: alertam os pesquisadores


Uma segunda onda de devastação decorrente da nova pandemia de coronavírus, incluindo suicídios crescentes e overdoses de drogas, é iminente com o declínio da saúde mental das comunidades, alertam pesquisadores médicos, e deve impactar desproporcionalmente os pobres, idosos, negros e hispânicos.

O aviso veio em Transtornos de Saúde Mental Relacionados a Mortes relacionadas a COVID-19, publicado no The Journal of the American Medical Association em meados de outubro de 2020. O artigo foi escrito por pesquisadores da NYU Grossman School of Medicine: Dra. Naomi M. Simon, do Anxiety and Complicated Grief Program; Dr. Glenn N. Saxe do Departamento de Psiquiatria Infantil e Adolescente, e Dr. Charles R. Marmar do Centro de Transtornos por Uso de Álcool e PTSD.

“Enquanto as nações lutam para administrar as ondas iniciais de morte e perturbação associadas à pandemia, evidências acumuladas indicam que outra‘ segunda onda ’está se formando: taxas crescentes de saúde mental e transtornos por uso de substâncias”, escreveram os médicos. “Este aumento iminente de saúde mental trará mais desafios para indivíduos, famílias e comunidades, incluindo o aumento de mortes por suicídio e overdoses de drogas. Como com a primeira onda COVID-19, a onda de saúde mental afetará desproporcionalmente negros e hispânicos, adultos mais velhos, grupos socioeconômicos mais baixos de todas as raças e etnias, e profissionais de saúde ”.

Os pesquisadores citaram uma pesquisa de junho de 2020 dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças de 5.412 adultos dos EUA, que descobriu que 40,9% dos entrevistados relataram “pelo menos uma condição adversa de saúde mental ou comportamental”, incluindo depressão, ansiedade, stresse pós-traumático e abuso de substâncias , com taxas 3 a 4 vezes maiores que as do ano anterior.

“Notavelmente, 10,7% dos entrevistados relataram considerar seriamente o suicídio nos últimos 30 dias. A súbita perda interpessoal associada ao COVID-19, junto com a grave perturbação social, pode facilmente sobrecarregar as maneiras como os indivíduos e famílias lidam com o luto ”, observaram.

Os académicos da NYU que também sugeriram que as mais de 215.000 mortes relacionadas ao COVID-19 neste ano foram provavelmente subestimadas em 50% devido a erros de classificação, disseram estar particularmente preocupados com o luto e sofrimento normais que se desenvolvem no transtorno depressivo maior e sintomas de PTSD.

“Transtorno de luto prolongado é caracterizado por pelo menos 6 meses de desejo intenso, preocupação ou ambos com o falecido, dor emocional, solidão, dificuldade de reengajamento na vida, evitação, sentimento de que a vida não tem sentido e aumento do risco de suicídio. Uma vez estabelecidas, essas condições podem se tornar crônicas com comorbidades adicionais, como transtornos por uso de substâncias ”, Simon e seus colegas escreveram.

Eles observaram que as mortes por COVID-19 afetam cerca de 2 milhões de pessoas diretamente, pois cerca de nove membros da família ficam de luto quando alguém morre por causa do vírus.

Esse aumento crescente nas condições de saúde mental exigirá mais financiamento para a saúde mental, tanto para examinar quanto para cuidar dos vulneráveis, argumentaram os médicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário