sexta-feira, 30 de outubro de 2015

a graça de deus

O que é a Graça de Deus?

Graça é o poder de Deus disponível para satisfazer as nossas necessidades sem qualquer custo para nós. É recebida muito mais pelo crer do que pelo esforço humano.

Tudo na Bíblia - salvação, plenitude do Espírito Santo, a comunhão com Deus, e toda a vitória em nossas vidas diárias - está fundamentada na Graça de Deus.

Sem graça nada somos, nada temos, nada podemos. Não fôra pela graça de Deus, seríamos miseráveis e sem esperança.

Lucas 2.40 - "... e a graça de Deus estava com Ele."  Este versículo resume tudo o que Jesus precisou, e o que nós também precisamos  para a nossa vida diária como cristãos:

- fortes no espírito - "crescia e se fortalecia"
- cheio da sabedoria de Deus - "enchendo-se de sabedoria"
- Sua graça sobre nós (vers. 40).

Se permitirmos que a Graça de Deus tenha completo domínio sobre a nossa vida, nada nos será impossível. Sem ela, nada nos será possível. O apóstolo Paulo afirmou que tudo o que somos, fazemos e temos é pela graça de Deus - "tudo posso nAquele que me fortalece". Isso é verdade apenas pela Graça de Deus!

Toda a força, conhecimento, poder, conquistas ou boas obras vêm pela Graça de Deus-

Efésios 2.10 - "Somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas."

Hebreus 4.3 diz-nos que as boas obras foram preparadas para nós por Deus "desde a fundação do mundo."

João 15.5 diz-nos que "sem Mim (separados dEle) nada podeis fazer."

Somos simplesmente vasos por meio dos quais Deus faz a Sua própria obra. Somos colaboradores de Deus!

Se realmente acreditarmos que Deus está em completo controlo da nossa vida, nenhuma das coisas que saírem erradas nos irritará ou desencorajará, porque sabemos que por meio de todas elas Deus está a realizar o Seu plano em nós. Não nos gloriaremos no que nós estamos a fazer para Deus, mas no que Ele está a fazer por nosso intermédio.

Aprendamos a confiar a nossa vida a Deus, todos os cuidados, confiando na Sua maravilhosa graça.

Esposa infiel

Tiago 4.4-6

Outra definição de "graça de Deus" é poder do Espírito Santo para opôr-se à tendência maligna (para o mal) dentro de cada um de nós.

Qual tem sido a nossa tendência maligna? Ser como uma "esposa infiel" (adúlteros) conforme Tg 4.4.

Uma outra versão deste texto diz o seguinte: "Vós sois como esposa infiéis (tendo casos ilícitos com o mundo) e quebrando vosso voto de casamento com Deus! Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus?"

Teremos que admitir que a Igreja (e "Igreja" somos todos nós!) tem sido uma "esposa" independente, confiando nas suas obras, nas suas riquezas, etc., e não dependente de Deus!

Sempre que olhamos para nós mesmos, ou para os outros a fim de satisfazer as nossas necessidades, somos uma "esposa infiel".

No meio dos problemas e frustrações Deus nos dá a Sua Graça (capacidade do Espírito Santo) para nos opormos completamente a essa e a todas as outras tendência do mal (carne).

O arrogante e orgulhoso (soberbo - vers. 6) procura resolver as coisas sozinho, sem Deus, de forma independente, sem procurar conselho; mas Deus dá graça (e mais graça) continuamente ao humilde.

Deus deseja dar-nos o poder para que superemos nossos motivos e intenções erradas, ao invés de tentarmos resolver tudo sozinhos, em nosso próprio poder e do nosso próprio jeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário