sábado, 22 de setembro de 2018

Conhecendo... Paulo

Saulo ou Paulo? Deus transformou o nome de Saulo em Paulo, após a conversão?
Paulo seria casado? 
Paulo fazia parte do Sinédrio?

APRESENTAÇÃO
Paulo de Tarso, também chamado de 'Apóstolo Paulo', 'Saulo de Tarso', 'São Paulo Apóstolo', 'Apostolo dos gentios' e 'São Paulo', (Tarso, Cilícia, c.5 - Roma, 67) foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão, foi fundamental por causa do seu papel como proeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império romano.
Conhecido também como Saulo, se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias que também o baptizou. Começou então a pregar o Cristianismo. Juntamente com Simão Pedro e Tiago, o justo, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo. Era também cidadão romano, o que lhe conferia uma situação legal privilegiada. A questão de sua cidadania romana gera certa curiosidade. Paulo afirma em Actos 22.28 ser romano "de nascimento". Tal declaração parece indicar que o apóstolo herdou essa posição de seu pai.
Treze epístolas (cartas) no N.T. são atribuídas a Paulo, mas a sua autoria em sete delas é contestada por estudiosos modernos. Agostinho desenvolveu a ideia de Paulo que a salvação é baseada na fé e não nas "obras da Lei". A interpretação de Martinho Lutero das obras de Paulo influenciou fortemente sua doutrina de 'sola fide'.
A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas actividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo. Sua liderança, influência e legado levaram à formação de comunidades dominadas por grupos gentios que adoravam o Deus de Israel, aderiam ao código moral judaico, mas que abandonaram o ritual e as obrigações alimentares da Lei Mosaica por causa dos ensinamentos de Paulo sobre a vida e obra de Jesus e seu "Novo Testamento", fundamentados na morte de Jesus e na sua ressurreição.

Saulo ou Paulo? Deus transformou o nome de Saulo em Paulo, após a conversão?
O nome original de Paulo era "Saulo" (em hebraico: שָׁאוּלSha'ul; traduzido em grego antigo: Σαούλ - Saul - ou Σαῦλος - Saulos), nome que divide com o bíblico rei Saul, um outro benjamita e primeiro rei de Israel, que foi sucedido pelo rei David, da tribo de Judá. Segundo suas próprias palavras, era um fariseu (grupo de judeus devotos ao Torá, surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaismo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".).
O uso de "Paulo" (em grego: Παῦλος - Paulos; em latim: Paulus ou Paullus - "baixo"; "curto") aparece nos "Actos" pela primeira vez quando ele começou sua primeira jornada missionária em território desconhecido. Em At 13:6-13, Paulo aparece, juntamente com Barnabé e João Marcos, conversando com Sérgio Paulo, um oficial romano em Chipre que será convertido por ele. Paulus era um sobrenome romano e alguns argumentam que Paulo o adoptou como seu primeiro nome. Outra teoria, apontada pelo Vaticano, afirma que era costume para os judeus romanizados da época adoptarem um nome romano e o pai de Paulo provavelmente quis agradar à família dos Pauli. Por fim, há ainda os que consideram possível a homenagem a Sérgio Paulo e mais provável que a mudança esteja mais relacionada a um desejo do apóstolo em se distanciar da história do Rei Saul, que perseguiu David.

Paulo seria casado? 
A resposta clara com confirmação de um texto bíblico a respeito de Paulo e seu casamento não encontramos. Mas as cartas paulinas e de seus escritos encontramos o seu pensamento com respeito ao casamento. Assim, na compreensão do texto podemos deduzir muitos elementos da vida de Paulo.
Primeira consideração: Paulo não era casado, é isto que podemos entender em 1Co 7:7,8.
Segunda consideração: Alguns exegetas estudiosos das cartas paulinas, analisando e interpretando os textos acham que ele era viúvo. São meras especulações.
Terceira consideração: A análise dos textos das cartas paulinas nos induz que Paulo não era contra o casamento. Assim Paulo escrevia em suas cartas pois deste modo ele via a sua vocação pessoal e procurava ser fiel a ela no anúncio de Jesus Cristo. Em 1Co 7:32 entendemos que para Paulo o facto de não querer casar tinha a ver com a sua experiência pessoal com Deus.
Quarta consideração: Nos seus escritos ele defende a tese e o direito que possuía de casar-se (1Co 9.5)
Quinta consideração: Paulo nunca foi contra o casamento, como muitos afirmam. Na carta a Timóteo (4:1-7), considerava a teoria daqueles que proibiam os casamento como "doutrina demoníaca", "hipocrisia de mentirosos" e "fábulas ímpias".

Paulo fazia parte do Sinédrio?
No ano 35 Paulo foi nomeado pelo Sinédrio para perseguir os cristão (At 7.58; 8.1-3). Nada indica que ele fizesse parte propriamente do Sinédrio. Uma pessoa contratada pela Assembleia da República para uma função, não implica que ela seja membro da Assembleia da República!

Sem comentários:

Enviar um comentário