quinta-feira, 13 de setembro de 2018

homem e mulher - iguais ou diferentes? - parte 2

As diferenças físicas e intelectuais entre os homens e as mulheres são alvo de várias análises e discussões, há anos. Agora, um novo estudo mostra que as suas diferenças se estendem até ao cérebro. O estudo foi levado a cabo por uma equipa da Universidade de Edimburgo, Escócia, e revela que existem diferenças nos cérebros dos dois sexos: o dos homens é maior, mas o das mulheres é mais desenvolvido em certas zonas ligadas à inteligência. 

O mesmo estudo mostra que, de facto, existem diferenças na estrutura e no tamanho dos cérebros entre os dois sexos. As mulheres tendem a ter o córtex cerebral mais grosso, que está associado à inteligência, enquanto que o dos homens tende a ser maior, no geral. Estas diferenças ainda não são capazes de provar o porquê da diferença de certos comportamentos entre homens e mulheres, mas pode, no entanto, mostrar o porquê de alguns medicamentos resultarem melhor nos homens e não nas mulheres, ou vice-versa.

Os investigadores analisaram o cérebro de mais de 5.200 participantes, todos com mais de 40 anos – metade homens, metade mulheres. Para a análise, os participantes fizeram uma ressonância magnética capaz de analisar diferentes tipos de tecidos cerebrais, como os neurónios e as suas conexões. Estes dados dão aos cientistas uma imagem completa e detalhada das várias regiões do cérebro.

Depois de analisados os dados, os cientistas descobriram que, em média, o cérebro dos homens é maior – porém, o das mulheres tem sub-regiões do córtex maiores. Esta parte maior está associada à memória, aos sentidos, à aprendizagem e à tomada de decisões. Para além desta informação, percebeu-se ainda que os tamanhos dos cérebros e suas regiões são bem diferentes. O tamanho do cérebro nos homens varia imenso entre si, já o das mulheres tende a ser semelhantes entre elas. Esta investigação foi publicada na BioArXiv.

Outras diferenças:
- as mulheres têm peitos, os homens não têm.
- cordas vocais - os homens têm a laringe maior (por isso tem a voz mais grossa), os pedaços da cartilagem se projectam mais. Com isso surge uma saliência no pescoço, conhecida como "pomo-de-adão". O tom da voz do homem relaciona-se com a quantidade de harmónio masculino testoterona que ele tem, e seu nível de testoterona por si só indica a sua qualidade genética e sua aptidão sexual.
- cabelos no corpo - Enquanto que a maioria das mulheres odeia pelos em excesso pelo corpo e faz o máximo para acabar com eles, nos homens esse factor pode atrair parceiras e indicar masculinidade.
- musculatura - Em geral, os homens são mais musculados que as mulheres. As mulheres costumam ter apenas pouco mais da metade da força dos homens na parte superior do corpo, e cerca de dois terços nos membros inferiores. Enquanto o metabolismo masculino queima calorias mais rápido, o metabolismo feminino tende a converter mais alimentos em gordura. 

Mulheres têm seus corpos preparados para transportar uma criança e para seu nascimento, e têm os quadris mais largos para manter gordura extra para a gravidez. Homens, livres das exigências do parto, têm o benefício de serem tão fortes e ágeis quanto possível, pois precisavam de ir em busca de alimento e competir por ele com outros homens.




Trabalho igual, salário igual? Concordo plenamente. Se uma mulher consegue trabalhar na construção de casas, e faz o mesmo trabalho que qualquer outro homem, sem dúvida que sim... Mas será o trabalho ideal para a mulher? Será que fisicamente ela estará apta para este tipo de trabalho?

Na parte 3 veremos algumas diferenças físicas entre homens e mulheres: estrutura, peso e altura, tecido ósseo, gravidade, articulações, pelve, gordura, densidade corporal, músculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário