quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O Papel Bíblico das Mulheres

De acordo com a crença judaico-cristã (e islâmica), no princípio da Humanidade (Gn 2:18-22) Deus criou Adão (homem) e depois Eva (mulher). A mulher foi uma criação especial para um propósito especial. Ela foi criada para ser uma adjutora (criada para estar ao lado e não atrás, assistente) do homem, também para ser uma companheira (a única ao nível do homem, a única capaz de o compreender e acompanhar, no mais elevado nível de amizade). A mulher foi uma criação especial também como par sexual. Nenhuma forma animal foi encontrada capaz, e não foi criado nenhum outro elemento do sexo masculino para ser par sexual de Adão. Deus criou uma esposa (mulher) para um marido (homem). A única à altura deve ser o seu par sexual. Deus criou também a mulher para ser a mãe das gerações seguintes. Sem ela seria impossível a procriação. A mulher tem a capacidade natural de gerar, criar e amar.


Quanto à realização da mulher, esta pode viver realizada ao ser esposa, recebendo do seu marido amor, cuidado, protecção e liderança. Também pode viver realizada como mãe, produzindo em seu ventre e educando filhos, projectando-se assim na outra geração. Ser mãe é uma tarefa a tempo inteiro, principalmente nos tempos em que vivemos, em que a família está sob ataque. Há também mulheres que por algum motivo escolhem continuar sozinhas. Em 1Co 7 vemos as solteiras (v. 34), as viúvas (v. 39,40), e as divorciadas (v. 10,11). 

Toda a mulher nascida de novo (em Cristo Jesus) deve estabelecer prioridades para a sua vida: relacionamento pessoal com Deus, relacionamento familiar (com o marido e filhos), e serviço (a Deus e profissão). 

Características essenciais de uma mulher de valor (Pv 31:10): 
- Carácter: fiel, dedicada, diligente, generosa, amorosa
- Intelectuais: inteligente, sábia, ajudadora
- Femininas: modéstia, bom gosto, boa esposa, boa mãe, boa dona de casa.

Características essenciais de uma mulher cristã:
- As mulheres cristãs em geral (1Tm 2:9-11; 1Pe 3:3,4): modéstia, pureza, boas obras, submissão aos seus maridos (Ef 5:22)
- As viúvas (1Tm 5:9-11): mulher de um só marido, boa mãe, hospitaleira, generosa, espírito de sacrifício.
- As mulheres idosas: devem ser exemplo de carácter (vida exemplar de santidade e dedicação ao Senhor, não caluniadoras, mestras no bem, não dadas a muito vinho), devem instruir as mulheres mais jovens (a amarem os seus maridos, a serem modestas, puras, boas donas de casa, boas esposas, boas mães).

As mulheres no exercício do ministério, como diaconisas ou esposas de diáconos (1Tm 3:11): respeitáveis, não maldizentes, temperantes, fiéis em tudo.

Ministério das mulheres no A.T.:
- Miriam - profetisa (pregadora, profetisa, mulher inspirada) - Ex 15:20; Mq 6:4
- Débora - juíza, profetisa e mãe em Israel (Jz 4:4; 5:7-15)
- Hulda - profetisa (2Rs 22:12-20; 2Cr 34:22)
- A possível esposa de Isaías - profetisa  (Is 8:3)
- Ana - profetisa. Viúva de 84 anos que havia consagrado a vida a Deus, e estava no tempo quando Jesus foi apresentado.
- Outras mulheres foram usadas na construção do tabernáculo (Ex 38:8; 1Sm 2:22)
- A lei do narizeado servia simultaneamente para homens e mulheres (Nm 6:1-27).
- Abigail era uma mulher muito sábia. Deu a David uma palavra de sabedoria, e ele foi suficientemente humilde para a receber (1Sm 25).
- Ester salvou o seu povo da morte, seguindo o conselho de Mardoqueu.
- Rute, a moabita, viu o seu nome escrito na genealogia de Jesus.
- As mulheres estiveram envolvidas na restauração dos muros (Nee 3:12).
- Deus usou viúvas para hospedarem profetas (1Rs 17; 2Rs 4).

Deus usou mulheres pelo Espírito Santo no templo do A.T. Na nova aliança o Espírito Santo está disponível para todos, homens e mulheres. Dizer que Deus não usará as mulheres nesta dispensação, é diminuir a Sua obra do Calvário. De facto, debaixo do novo Concerto a mulher encontra em Cristo uma posição muito mais elevada.

As mulheres no ministério de Jesus: As mulheres estiveram presentes no ministério de Jesus desde o nascimento à ressurreição. Jesus ensinou a Palavra tanto a homens como a mulheres (Lc 11:38); permitiu que as mulheres Lhe ministrassem com os seus bens (Lc 8:1-3); uma mulher abriu o caminho ao Evangelho em Samaria; Marta serviu em sua casa a Jesus e Seus discípulos. Não há registo de mulheres terem falado contra Jesus nos Evangelhos.

Ministério de Jesus no Novo Testamento:

No livro de Actos dos Apóstolos, no dia de Pentecostes, tanto homens e mulheres receberam o Espírito Santo (At 1:13-15; 2:16-18). Dorcas (At 9:36-43) era uma mulher de boas obras, cheia de amor. Lídia, a primeira convertida na Europa, ofereceu a sua casa para o início da Igreja e hospedou os servos de Deus (At 16:14,15). Priscila e Áquila ensinavam juntos a Palavra de Deus (At 18:24-26). Filipe tinha quatro filhas que profetisavam (At 21:9).

Em Romanos 16 encontramos a menção a "Febe", irmã que servia (diakonas), "Júnias" e seu marido os "quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo", e "Trifena", "Trifosa", "Pérside" como mulheres que trabalharam no Senhor. Paulo menciona "Evódia" e "Sintique" em Fp 4:2,3. Em outras epístolas há a menção da "senhora eleita" (2Jo) e as heroínas da fé mencionadas lado a lado com os heróis da fé em Hb 11.

Há evidências de que as mulheres estavam envolvidas na pregação e ensino na igreja primitiva. Tertuliano, um dos primeiros pais da igreja latina, diz que as mulheres aparecem em todas as ordem eclesiásticas desde muito cedo. Marcela pregou o Evangelho publicamente em Roma. Jerónimo escreveu acerca dela: "Tudo o que eu aprendi com muito estudo... e abençoada Marcela também aprendeu, mas com grande facilidade."

As opiniões acerca da altura em que o ministério feminino decaiu, dividem-se, mas de forma geral apontam para a queda simultânea do cristianismo, e o erguer da apostasia romana.

O ministério das mulheres debaixo da nova Aliança: As mulheres tanto quanto os homens podem nascer de novo, receber o baptismo com o Espírito Santo, falar línguas e ser sacerdotes da nova aliança. As mulheres tanto quanto os homens, podem profetisar (At 2:17,21). Profetisar inclui pregar, o dom de profecia, exortação, edificação e conforto. As mulheres podem ter fé para operar milagres (Hb 11:35; 2Tm 1:5). As mulheres podem exercer o ministério de oração e intercessão pelos maridos (1Pe 3:1-8), pelos doentes (Mc 16:15-20), na igreja (1Co 11:5), com outras mulheres (At 16:13), com homens na igreja (At 1:13-15). Podem exercer o ministério de ensino com os maridos tal como Priscila e Áquila (Rm 16:3), às mulheres mais novas (Tt 2:4), às crianças e jovens (2Tm 1:5). As mulheres podem ensinar debaixo da autoridade do homem, sem a usurpar (1Tm 2:9-15), ensinar educação cristã a vários grupos etários. As mulheres também podem operar nos dons do Espírito como Ele quer (1Co 12:1-3), podem operar no ministério de ajudas, tais como beneficência, hospitalidade, visitação a doentes, prisões, hospitais, crianças, eventos sociais (1Tm 5:1-16). As mulheres também podem ministrar em aconselhamento, ministrar na música e operar no ministério evangelístico.

Concluindo... Qualquer mulher que "opera" na igreja, em qualquer área, deve: ter a sua casa segundo a ordem divina, ter as qualidades de carácter que a Escritura aponta, ser ungida e dotada por Deus, estar debaixo da liderança masculina do marido e/ou liderança da igreja (Não usurpar a autoridade), reconhecer e aceitar a ordem de Deus (primeiro o homem, depois a mulher, em autoridade e responsabilidade), estar atenta à filosofia da "libertação da mulher" e "movimento feminista" e à sua influência na sociedade, ser um exemplo (quer por palavra e por obra) para todas as mulheres.



Sem comentários:

Enviar um comentário