quinta-feira, 13 de setembro de 2018

homem e mulher - iguais ou diferentes - parte 3

Faz alguns meses houve uma controvérsia por causa de um homem que achava que era mulher, e fez tudo para ser considerado de forma legal como mulher. Como atleta passou a competir junto com outras mulheres. Devido à sua qualidade física masculina ganhou provas atrás de provas, deixando as melhores atletas femininas para trás. Será isso justo?

Mesmo que um homem pense e deseje ser considerada legalmente como uma mulher, ou vice-versa, em termos físicos (ADN, etc.), um homem sempre será um homem, e uma mulher será uma mulher.

Comparando a capacidade de desempenho físico do homem e a da mulher, surgem diferenças, que em grande parte são de origem genética e influenciam tanto na questão estrutural quanto na função orgânica, onde iremos comentar mais nos próximos tópicos.

Em geral podemos visualizar diferenças nas estruturas anatómicas de homens e mulheres, e isso, junto com outras características pode ser vantajoso ou não para determinados desportos/actividades. Vamos citar agora algumas diferenças estruturais:

Peso e Altura: Em média, as mulheres são 10-15 cm menores e 10-20 kg mais leves que os homens. A menor altura da mulher se deve à maturação mais rápida do esqueleto e ao fechamento mais precoce das placas epifisárias de crescimento.

Tecido ósseo: Em geral, pode-se afirmar que, em comparação ao homem, a mulher possui uma estrutura óssea “mais leve” – o esqueleto feminino é mais delicado e, em média, 25% mais leve que o do homem. Também a estrutura dos grandes ossos longos é mais frágil, sendo que, na mulher, podem ocorrer fracturas mesmo sob a acção de forças menores. Observa-se também tipicamente nas mulheres uma acentuação do tronco, e, nos homens, uma acentuação das extremidades.

Centro de gravidade: Essas diferenças de proporção específicas para os sexos causam, na mulher, um deslocamento do centro de gravidade do corpo para baixo, o que, no desporto, influencia negativamente o desempenho, sobretudo corrida e saltos.

Articulações: Na mulher, observam-se entre o braço e o antebraço uma angulação em forma de X e uma hiperextensão na articulação do cotovelo. A maior flexibilidade daí oriunda é uma vantagem principalmente nas modalidades desportivas de “expressão” (ginástica artística, ginástica de solo, entre outras). No atletismo, nas provas de arremesso e lançamento, ao contrário, essa angulação em forma de X prejudica o desempenho. A posição de X dos braços também influencia negativamente a execução de exercícios que envolvem apoio.

Pelve: Na mulher, a pelve é mais larga e menos íngreme que no homem. Devido à maior largura da pelve, ocorre de forma compensatória na mulher a formação de uma posição das pernas em x, o que também favorece o já mencionado deslocamento do centro de gravidade do corpo para baixo, além de facilitar lesões no joelho.

Percentual de gordura: O percentual de gordura da mulher equivale em média a 28% da massa corporal total; no homem, a 18%, sendo assim, a mulher possui percentual de gordura aproximadamente 10% maior que o do homem.

No caso de um desporto como a corrida, como a gordura corporal precisa ser transportada durante a actividade, é claro que esse aspecto influencia negativamente o desempenho de resistência.

Densidade corporal: Com maior quantidade de gordura e estrutura óssea em média mais leve, as mulheres apresentam uma menor densidade corporal na mulher, e, em associação ao maior volume do tronco, elas possuem boa capacidade de flutuação. A posição mais baixa do centro de gravidade do corpo e o comprimento relativamente maior do tronco proporcionam boas condições para a natação e, além disso, quando comparadas às dos homens, as pernas mais curtas e mais leves das mulheres afundam menos facilmente. Com isso, ocorre menor necessidade de força muscular para a manter uma boa posição de nado. Por isso as diferenças de desempenho entre homens e mulheres nas provas de natação são menores que em outros desportos.

Músculos: No que se refere à musculatura, a mulher possui tanto de forma relativa quanto absoluta, de uma menor massa muscular que a do homem. Como a força muscular está estreitamente correlacionada com ao tamanho do músculo, a mulher, devido à sua menor massa muscular, também apresenta uma menor força máxima que o homem.  

Sendo os homens e as mulheres tão diferentes fisicamente, como poderiam competir de igual para igual? Jamais! Impossível! Como poderia um carro económico competir com um carro desportivo? Poderia, mas já sabemos o resultado final! 


Na parte 4 iremos analisar outras diferenças entre homens e mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário