terça-feira, 5 de março de 2019

8 de março - dia internacional da mulher

O Dia Internacional da Mulher assinala-se a 8 de março, como forma de homenagear todas as mulheres pelo trabalho incansável que executam dia após dia.

Qual o momento em que uma criança se torna mulher? Em termos biológicos, é fácil responder, uma vez que esta transição é definida por um processo denominado "puberdade", onde é atingida a idade fértil, que permite a entrada na próxima fase da vida, seja um namoro, casamento ou outro tipo de papel. No entanto, nem sempre é tão simples, pois a biologia não consegue revelar a linha de divisão entre uma criança e uma mulher. Devido às circunstâncias, há crianças que amadurecem precocemente, acontecendo também o contrário. No seio familiar, são confrontadas muito cedo com uma série de assuntos antagónicos, onde algumas avós e mães, nem sempre de acordo, sugerem que o lugar da mulher é em casa a cuidar dos filhos e do marido, enquanto outras partilham a ideia de independência; que devem namorar desde cedo e então só depois da faculdade; que devem sair de casa sempre acompanhadas de familiares ou sair apenas com amigos conhecidos. A criança cresce assim com opiniões diversas, observando a conduta das mulheres que a rodeiam, principalmente a mãe e outras familiares, de modo a retirar os princípios para a vida.

A realidade é que, hoje em dia, as crianças e adolescentes estão sempre a aprender, tendo as mulheres um impacto significativo nas suas condutas diárias, influenciando grandemente a formação de carácter da geração feminina vindoura.

CUIDE DO CORPO

Até uma certa idade, cuidar do corpo é responsabilidade das mães. Mais tarde, alguns cuidados ainda são gerenciados pelas mesmas. Contudo, com o passar do tempo, estes cuidados passam a ser responsabilidade da própria mulher. Conforme o aumento da responsabilidade, as "grandes mulheres" têm a tendência a colocar as próprias necessidades de parte, incluindo a saúde, para despender tempo a cuidar de todos os outros. Ao longo dos anos, esta lição pode ser aprendida da forma mais difícil caso não tenham atenção agora. O autocuidado não é fácil, especialmente quando as mães são melhores a cuidar de todos os outros, estando sempre a perguntar: "Se estás cansado, porque não descansas um bocadinho?" ou "Já comeste o suficiente? Tens a certeza que não tens fome?" Todas as mães sabem cuidar daqueles que amam. Porém, devem também ter o cuidado de não ultrapassarem os limites e cuidarem de si mesmas para manterem a sua saúde.

MANIFESTE AS SUAS NECESSIDADES

Em relação ao cuidado próprio, deve aprender a confiar nos outros e a pedir ajuda na realização das tarefas que a ultrapassam, assim como na satisfação das suas necessidades emocionais e físicas. No entanto, não deve esperar que os seus amigos e familiares simplesmente descubram aquilo que precisam. Muitas vezes, uma necessidade simples, como a manutenção da casa, se não gostar de pedir ajuda e tentar fazer tudo sozinha, pode desencadear altos níveis de stress, que produzem hormonas tóxicas, como o cortisol e a epinefrina, responsáveis pela inflamação e supressão do sistema imunitário. Por esta razão, é importante que peça ajuda quando necessário. Para além disso, irá perceber o quanto as pessoas lhe querem bem e sentir-se plena e realizada.

OUÇA O SEU CORPO

As mensagens enviadas pelo nosso corpo ajudam a identificar necessidades importantes, como o descanso, fundamental para a manutenção da saúde. Os serviços relacionados com a casa nunca terminam e a mulher geralmente começa de manhã cedo e à noite, em vez de ir dormir, continua. Caso o seu corpo a avise, pare e ouça antes que seja tarde.

ENFRENTE OS SENTIMENTOS DESCONFORTÁVEIS

As mulheres são emotivas por natureza. Quando alguém chora, a sua tendência é confortar, pois as emoções negativas incomodam. Porém, há casos onde esta necessidade de superação é imperativa, sendo utilizados meios para este fim, como um copo de vinho, uma fatia de bolo ou até mesmo a toma de antidepressivos, que não são a melhor opção.

Os estudos mostram que a emoção quando retida, principalmente a negativa, gera muito mais stress quando comparada com outras coisas. Por mais surpreendente que seja, uma bola solução para as emoções fortes é deitar e chorar. O choro reprimido é uma barreira que deve ser ultrapassada para permitir o uso da razão. O acto de enfrentar as emoções ajuda no seu processamento, enquanto que ignorar pode contribuir para problemas físicos, como a fadiga e enxaqueca.

VIVA DE ACORDO COM OS SEUS VALORES

Quando gasta muito tempo ao se concentrar noutras pessoas, é fácil perder a noção do que é mais significativo. Assim, procure despender tempo para realizar as coisas que são importantes para si. Identifique os seus valores e esforce-se para os aplicar na sua vida, de modo a ficar satisfeita e plena.

LEMBRE-SE QUE UMA MULHER VENCEDORA NÃO ESTÁ RELACIONADA COM A FUNÇÃO DESEMPENHADA

Não se desvalorize por causa da função que exerce. Ter nascido mulher já traz, por si só, muitos privilégios, visto que as mulheres transformam diariamente o meio onde estão, independentemente da sua formação ou trabalho. A realidade é que a 8 de março comemora-se o ser mulher de forma completamente merecida.

Ser vencedora é olhar ao seu redor e ver a sua família feliz. A mulher nasceu com todos os requisitos para ser vencedora, apenas precisa de ter consciência do valor que representa, coragem de querer, sabedoria de pensar com o coração, controlar a emoção e vencer pelo amor. É viver cada dia como vencedora na fé, recompensando a vida de outras mulheres com o exemplo do seu testemunho, a força da sua fé e as suas palavras de sabedoria.

(copiado)

Sem comentários:

Enviar um comentário