Mostrar mensagens com a etiqueta lutas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta lutas. Mostrar todas as mensagens

sábado, 21 de março de 2026

(família) força



"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águas, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam." (Isaías 40:31)

Já assistiu a alguma competição desportiva que tenha durado mais de 11 horas? Pois bem, nos Jogos Olímpicos de 1912, realizados na cidade de Estocolmo, na Suécia, algo inusitado aconteceu. O fato se deu na luta greco-romana, no combate entre Martin Klein, da Rússia, e o finlandês Alfred Asikainen, válido pelas semifinais dos pesos médicos. É um recorde ainda não batido.

Klein, diz a história, venceu a luta, mas chegou à final sem a mínima condição de disputar a medalha de ouro, conquistada pelo escocês Claes Johansson.

Quantas vezes, em família, temos uma luta parecida com a de Alfred Asikainen e Martin Klein?

São as lutas de grande duração que enfrentamos na família.

Pode ser uma enfermidade crónica, um filho rebelde que demora a voltar para os caminhos aprovados de Deus. Pode ser uma luta financeira que dure anos. Um casamento que passe por provação que parece não ter fim.

Como sair vencedor nessas lutas de longa duração que vivemos em família?

Creio que o segredo, em primeiro lugar, está no que afirma Isaías 40:31. Esperar no Senhor significa confiar sempre e buscar coragem nEle para que possamos continuar a nossa jornada.

Um outro conselho que podemos encontrar nas Escrituras para as lutas de longa duração que enfrentamos em nossa vida pessoal, conjugal e familiar é exercer a paciência. Em Hebreus 12:1, a parte final do texto diz que devemos correr com paciência a carreira que nos está proposta. Paciência nas Escrituras não denota sentar e esperar as coisas acontecerem, mas ter a certeza de que Deus vai agir em nosso favor.

Quando cultivamos a paciência, a corrida, ou a luta de longa duração se torna menos extenuante.

Em terceiro lugar, devemos saber que todas as coisas, como diz a Bíblia, cooperam juntamente para o nosso bem. No final, em Cristo, sairemos vencedores (Romanos 8:28).

Por último, devemos lembrar sempre que Deus luta as nossas batalhas (Êxodo 14:14).

Tu e eu não estamos sozinhos em todas as nossas lutas, sejam as de curta como as de longa duração.

Oração: "Senhor, dá-me força para lutar até o fim as lutas de longa duração que enfrento em minha vida, e em minha família."

sábado, 15 de março de 2025

tua vida diante do trono (2)



“Quando malfeitores sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.” 

Que declaração esta! Ao olharmos para traz em tudo o que já se passou em nossas vidas, estou certa de que como David poderemos afirmar que Deus tem nos dado livramento. Às vezes ouvimos tantas ameaças, e quando o inimigo chega bem pertinho de nós o Senhor intervém, e nos dá a vitória. Parece até que estes momentos difíceis são nossos amigos, pois nos impulsionam a orar, chorar aos pés do Senhor e buscar Sua presença e proteção. E a cada experiência de vitória, de restauração, nossa confiança se fortalece. 

Não podemos deixar de depender de Deus, necessitamos da Sua mão, pois de vitória em vitória nos habilitamos para enfrentar gigantes cada vez maiores! Pára um pouco para te lembrares das conquistas, livramentos, das provisões de Deus em tua vida e ministério. Estou certo de que tens provado da fidelidade do Senhor, e Nele podes confiar. 

O oposto de confiar é desconfiar. É ficar ansioso sem saber o que vai acontecer. Mas se estás vivo hoje é porque o Senhor tem te sustentado até aqui e Ele quer que aprendas que nEle podes descansar e estar certo da vitória. “Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.” 

O verdadeiro adorador tem um sonho, um desejo acima de todos os outros. Se o Senhor te perguntasse hoje qual é o teu maior anseio, será que responderias como David? “Deus, o que mais quero em minha vida não é família, não é dinheiro, não é prazer. Meu desejo é ser um verdadeiro adorador que possa te conhecer intimamente.” 

Que ousadia e profundidade encontramos no pedido do salmista. Ele não quer ser um adorador domingueiro, que vez ou outra se apresenta diante de Deus. Ele quer morar na casa do Senhor. 

Naquele tempo, para prestar culto e sacrificar a Deus, era necessário se deslocar para o templo. Um edifício construído especificamente para ser o lugar de adoração. Mas hoje, ficou mais fácil (ou mais difícil?) cumprir esse desejo de David. Se o teu coração é igual ao dele, fica a saber que não terás que te mudar de “mala e cunha” para dentro do prédio da igreja! I Coríntios 3:16 afirma que nós somos o santuário de Deus, morada do Espírito Santo e, portanto, nosso corpo, alma e coração se tornaram um lugar de culto ao Senhor! 

Podemos e devemos viver o nosso dia a dia na presença de Deus, cultuando-o com todo nosso ser, é claro, experimentando momentos gloriosos quando paramos tudo e nos deleitamos nessa comunhão.