Mostrar mensagens com a etiqueta alegria. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta alegria. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 10 de abril de 2026

Na presença de Deus há...



No passado dia 08 de abril tive a oportunidade de ministrar a Palavra de Deus na Igreja Lagoinha, em Portimão - igreja esta pastoreada pelos meus amigos Paula e Bruno Barros. Aqui deixo a Palavra que tive a oportunidade de partilhar, e que acredito será bênção para a sua vida.

Mateus 1:23 - "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho que se há-de chamar Emanuel. Emanuel quer dizer: Deus está connosco."

À cerca de 2030 anos atrás nasceu um bebé que lhe deram o nome de Jesus. Jesus é "Deus connosco". Jesus foi homem, mas também Deus-Homem, Deus entre os Homens. Ele veio para reconciliar (resgatar) o Homem novamente com Deus.

Antes do Pecado de Adão e Eva, ao virar do dia, Deus se encontrava com o Homem. Devido ao Pecado, esse relacionamento foi quebrado. 

O Homem tem procurado de várias formas recuperar o relacionamento com o Divino. 

Visto que era impossível ao Homem restaurar o relacionamento com Deus, o ofendido (Deus) providenciou a forma do relacionamento ser restaurado. Deus veio até nós (na forma humana de Jesus), viveu entre nós e morreu por nós. Ele pagou o preço da reconciliação. Ele veio para voltarmos a ter relacionamento com Ele. Por meio de Jesus, agora podemos ter confiança e ousadia para termos novamente relacionamento com Deus!

É na presença de Deus que podemos novamente desfrutar das Suas muitas e preciosas bênçãos. Hoje Deus continua a chamar a Humanidade para a Sua presença.

1 - Quando nos achegamos à Sua presença, há quebrantamento dos nossos corações.

É impossível estarmos diante de um Deus que é Rei e Senhor, perante o nosso Salvador, e ficarmos iguais! Quando estamos diante dEle não há como não reconhecermos a nossa pequenez e nos humilharmos. Perante ele as nossas máscaras caem, o nosso orgulho cede e dá espaço à humildade.

Quando estamos na presença de Deus, essa presença transforma os nossos corações duros (secos) em corações suaves, corações orgulhosos em humildes, corações desobedientes em corações dispostos a fazer a Sua vontade.

O profeta Isaías era uma pessoa que condenava todas as pessoas que estavam à sua volta até ao dia que... Isaías 6:5... "Ai de mim"... Quando Isaías teve uma visão de Deus, ele se humilhou e reconheceu o quão necessitado também era de Deus!

2 - Quando nos achegamos a Deus, há resposta às orações.

2 Crónicas 7:14 - "Mas se nessa altura este meu povo a quem dei o meu nome se humilhar (quebrantar-se) e fizer oração, e se me procurar e abandonar a sua má conduta eu o escutarei lá do céu, perdoarei os seus pecados e voltarei a dar prosperidade ao seu país."

3 - Na Sua presença há conselho, direção e destino.

O conselho dá direção, e a direção leva ao destino.

Infelizmente vivemos num mundo em que a Humanidade vive a vaguear, sem direção. Isto porque não procura conselho a quem é Sábio.

Na presença de Deus ficaremos sensíveis à Sua voz (conselho), e não iremos estar perdidos. A Sua presença ilumina o nosso caminho (Jesus é o Caminho).

Provérbios 19:21 diz: "O homem elabora muitos planos, mas é a decisão do Senhor que prevalecerá." 

Deus é quem tem a última palavra!

A Bíblia nos mostra que, no final de todas as coisas, somente há dois destinos: o Céu ou o Inferno.

4 - Em Sua presença há conforto e vitória. Quem não precisa?

Isaías 43:2 - "Mesmo que atravesses os mares, estarei contigo [Emanuel]; os rios profundos não te hão-de afogar."

Mateus 7:24-29 conta-nos que aquele que constrói a sua vida sobre a Rocha (Jesus), perante as tempestades da vida, irá permanecer firme. Aquele que constrói a sua vida sobre fundamentos movediços, irá perder-se.

Salmo 23:4 - "Ainda que eu atravesse o vale da sombra da morte, não terei receio de nada, porque Tu, Senhor, estás comigo." - Há momento sombrios na nossa vida, mas em Cristo sabemos que haverá um final feliz.

Salmo 121 - David estava num vale, e estar num vale significava que se algum inimigo atacasse, a derrota era certa. Contudo, ele confessa que o seu socorre é o Senhor, que lhe dá a vitória.

Os tempos difíceis jamais perdurarão quando estamos em Sua presença.

NEle somos mais que vencedores - Romanos 8:27.

Na Sua presença encontramos conforto para as nossas dores (alma, corpo), mas também encontramos força para enfrentar as batalhas.

Perante as adversidades da vida precisamos de ser como o apóstolo Pedro. Enquanto ele teve os seus olhos fixos em Jesus, permaneceu sobre as águas. Quando olhou para as circunstâncias, tirando os olhos de Jesus, começou a afundar.

5 - Em Sua presença há plena alegria.

Salmo 16:11 - "Hás-de mostrar-me o caminho que conduz à vida, saciar-me de alegria na tua presença e de eterna felicidade ao teu lado."

Satanás procura de todas as formas roubar a nossa alegria, trazendo-nos tristeza, desânimo.

Paulo e Silas estavam numa prisão. As condições daquela prisão eram bem piores das condições das prisões atuais, contudo eles louvavam ao Senhor. Por isso, perante as dificuldades da vida, levanta a voz e canta... adora! O louvor calará a Satanás!

6 - Em Sua presença há descanso... paz no meio da tormenta.

Salmo 23:2 - "Em verdes pastores me faz descansar..."

A intimidade e o relacionamento com Deus dá-nos confiança de que Deus irá agir... logo podemos descansar, sabendo que o nosso Pai está a cuidar de nós, e que Ele controla todas as coisas.

Nada acontecerá sem que Ele permita!

E podemos descansar porque Ele estará connosco... Mateus 28:20 - "... e saibam que estarei sempre convosco até ao fim dos tempos."

7 - Em Sua presença há libertação.

8 - Em Sua presença há cura.

.........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

(adolescentes) sinais de maturidade



Texto base: João 15:1-4, Gálatas 5:16-26

Objectivo: os adolescentes vivem em constante maturidade. Não podem esquecer da maturidade espiritual.

INTRODUÇÃO:

Já que estamos a abordar sobre vida espiritual (lição anterior: "O adolescente e a sua vida espiritual"), vamos fazer um teste se temos sinais de maturidade. Nós fomos chamados para produzir. O que estamos a produzir? o Espírito Santo é quem produz em nós o carácter de Cristo.

Observa se existem na tua vida estas 9 virtudes, que estão divididas em três grupos.

AMOR, ALEGRIA E PAZ

Estes se referem ao nosso relacionamento com Deus,

1 - O amor - característica do cristão (Jo 3:35). Esse é o mais sublime de todos os dons. Sem o amor, somos apenas um ruído religioso. É o cumprimento de toda a Lei. É uma ativdade real (1Jo 3:18).

2 - A alegria - é a nossa fonte divina de força (Ne 8:10; 2Co 8:2). É a satisfação daquele que é salvo (Sl 51:12; Fl 4:4). É o prazer da presença de Deus (Sl 16.11).

3 - A paz - É o resultado da justificação (Rm 5.1). É descanso e segurança em Jesus (Jo 14:22). É o resultado daquele que tem o seu coração firme na vontade de Deus (Is 26:3).

LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE E BONDADE

Estas virtudes dão ideia do tipo de cristão que nós somos e o nosso relacionamento com os nossos irmãos.

1 - A longanimidade - é a paciência nas provações (Rm 12:12). É suportar as fraquezas do outro (2Ts 5:4; Ef 4:2). É ter forças para resistir às pressões e conflitos da vida sem desanimar (Jo 16:33; Pv 15:18).

2 - A benignidade - Ela significa gentileza no trato (Tg 3:17; Tt 3:2). É não contender (2Tm 2:24).

3 - A bondade - É a disposição em ajudar as pessoas (Cl 3:12; Sl 68:10; Rm 12:17; 15:14).

FIDELIDADE, MANSIDÃO E DOMÍNIO PRÓPRIO

Este terceito grupo está relacionado connosco mesmos, com o nosso interior.

1 - A fidelidade - Firmeza num testemunho exemplar (Tt 2:10; 2Jo 12). Devemos cumprir as nossas responsabilidades (2Tm 4:7,8; Mt 25:23). Devemos ser fiéis nas mínimas coisas. Não mentir, não copiar na escola, ser dizimista, etc.

2 - A mansidão - É total submissão ao controlo de Deus (Nm 12:3; Mt 11:29). É não buscar reconhecimento para si (Jo 3:30). É pensar de si mesmo com moderação (Rm 12:3). "Bem-aventurados os mansos". É mais fácil encontrar os bravos, os violentos, mas os mansos parece-me que são uma "espécie" em extinção. Ainda bem que existes tu! Assim podemos ensinar outros e multiplicar a "raça"!

3 - O domínio próprio - É estar sujeito ao espírito para a prática do bem e a rejeição do mal (Pv 16:32; 25:28). É auto-controlo e auto-disciplina para alcançar o alvo desejado (1Co 9:25-27). Aqueles que são descontrolados conseguem muito pouco e estão sempre a arrependerem-se de alguma coisa que fizeram.

CONCLUSÃO:

Essas virtudes em nós são o resultado da acção do Espírito Santo em nossa vida. O fruto do Espírito náo é como os dons que são distribuídos. Ele deve ser buscado e aperfeiçoado. Temso que lutar para conseguir um. Quando falhamos em exercitar essas qualidades de amadurecimento, não devemos desistir. Devemos clamar a Deus para que Ele nos mostre onde estamos a errar e a buscar acertar. Só Deus nos capacita para vivermos o tipo de vida que Ele deseja. 

..........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI



quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

as caixas de Deus

Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar. Ele disse: "coloque todas as suas tristezas na caixa preta e todas as suas alegrias na caixa dourada".

Eu atendi às Suas palavras, e nas duas caixas, tanto minhas alegrias quanto as minhas tristezas guardei. Mas, embora a dourada ficasse cada vez mais pesada, a preta era tão leve quanto antes. 

Curioso, abri a caixa preta - eu queria descobrir o porquê - e vi, na base da caixa um buraco pelo qual as minhas tristezas saiam. Mostrei o buraco a Deus, e pensei alto: "gostaria de saber onde as minhas tristezas podem estar."

Ele sorriu gentilmente para mim: "Meu filho, elas estão aqui comigo!"

Perguntei: "Deus, porque dar-me as caixas, porquê a dourada e porquê a preta com buraco?"

"Meu filho, a dourada é para contares as tuas bênçãos, e a preta é para deixares ir embora."