Mostrar mensagens com a etiqueta casamento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta casamento. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Vinte Conselhos para Casais

1 Nunca fiquem ambos zangados ao mesmo tempo

2 Nunca lance em rosto um ao outro um erro do passado

3 Nunca se esqueçam das horas felizes de quando começaram a se amar

4 Nunca se encontrem sem um termo bem vindo

5 Nunca usem indiretas, quer estejam sozinhos ou em presença de outros

6 Jamais grite um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo

7 Procure cada um se esforçar ao máximo para estar de acordo com os desejos do outro

8 Seja a renúncia de si mesmo o alvo e a prática de cada dia

9 Nunca deixem o sol se pôr sobre qualquer zanga ou ressentimento; melhor mesmo é não zangar-se!

10 Jamais dêem ensejo a que um pedido razoável tenha de ser feito duas vezes

11 Nunca façam um comentário em público, que possa magoar o outro. Pode parecer engraçado, às vezes, mas fere

12 Nunca suspirem pelo que poderia ter sido, mas tirem o melhor partido daquilo que é

13 Não censurem nunca, a não ser que tenham a certeza de que uma falta foi cometida, e mesmo assim falem sempre com amor

14 Jamais se separem sem palavras amáveis, nas quais pensem enquanto separados. Breves palavras proferidas na manhã preenchem um longo dia

15 Não deixem que nenhuma falta cometida fique sem ser confessada e perdoada

16 Não se esqueçam que o lugar mais próximo do céu na terra é aquele em que duas almas se tornam umas no altruísmo

17 Não fiquem satisfeitos enquanto não tiverem certos de que estão ambos trilhando o caminho estreito e reto, um ajudando o outro

18 Jamais se esqueçam que o casamento foi estabelecido por Deus e que só a sua benção pode torná-lo o que deve ser

19 Não permitam que esperanças terrenas os distanciem do lar eterno

20 Jamais deixem de regar o amor com muito carinho e afeto.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

que herança vai deixar?

O apóstolo Paulo, provavelmente, não deixou dinheiro nem propriedades quando morreu, mas deixou um legado excelente. O seu legado foram os seus escritos, as pessoas que alcançou para Cristo, aqueles que orientou e a sua influência duradoura. 

Todos os dias a sua vida toca em outras vidas, de formas que não se vêem. Não tem de conhecer alguém pessoalmente para experimentar a bênção do seu legado. Assim como acontece quando entramos numa sala vazia e ainda sentimos o perfume de alguém, o seu impacto pode continuar a ser sentido muito tempo depois de ter partido. 

Normalmente associamos legado a morte, por isso não gostamos particularmente do tema, ou assumimos que, visto que o nosso legado só vai ser revelado daquilo a muito anos, não precisamos de começar a investir nele agora. Noutros casos achamos que, seja como for, temos pouco ou nenhum controlo sobre o que deixamos para trás, mas não é assim, "o homem bom deixa herança". 

Qual vai ser a sua? Mais importante ainda, o que lhe vai custar? Visto que nem sempre pode deixar as suas melhores doações através de testamento, porque não tenta deixar algo com mais significado - algo que mostre quem você era. 

Uma coisa é avaliar o sucesso pelo dinheiro que tem na conta do banco, a quantidade dos seus bens e o valor das suas acções, outra coisa complemente diferente é avaliá-lo de acordo com coisas imateriais, como ser um cônjuge fiel, educar bons filhos, construir o reino de Deus e deixar a sua luz a brilhar mesmo depois de partir.

Todos os grandes legados têm um preço. Para ultrapassar a mediocridade, tem de investir todos os dias na vida daqueles que vêm a seguir a si.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

DINA, uma vítima inocente

Dina foi a única mulher dentre os filhos de Jacob. Quando o seu pai, finalmente, estabeleceu-se por um pequeno tempo perto da cidade de Siquém, ela decidiu sair para conhecer o lugar, talvez em busca de amigos. Em sua exuberância juvenil, ignorou os perigos do estilo de vida pagão dos jovens de Siquém, directamente contrário às tradições de sua família. Talvez estivesse confiante de que poderia cuidar de si mesma, apesar de estar em terra estranha.
Aquilo que começou com um passeio motivado pela curiosidade acabou na tragédia da violação de Dina praticado por um jovem príncipe de Siquém (v. 2). Quaisquer que tenham sido as circunstâncias que levaram a essa tragédia, Dina certamente não esperava nem merecia essa degradação máxima. Ela não apenas teria de conviver com o trauma da violação como também teria poucas hipóteses de ter um casamento feliz no futuro.
Hamor, pai de Siquém, aproximou-se do pai de Dina para pedi-la em casamento, como era costume na época. O príncipe a queria tanto que pediu a Jacob para estabelecer o preço do dote da noiva (v. 12). Siquém também propôs uma aliança entre os dois povos (algo proibido por Deus). Apesar do acto da violação praticado por Siquém ser deplorável, ele demonstrou mais dignidade na sua tentativa de reparar a situação do que o próprio pai e os irmãos de Dina. Armando um golpe, eles colocaram toda a população masculina em desvantagem e, depois, os massacraram.
O resultado da visita de Dina à cidade de Siquém foi esmagadoramente trágico: ele foi violada, todos os homens da cidade foram assassinados, viúvas e crianças foram escravizadas, Jacob e a sua família foram obrigados a fugir de casa, as hipóteses de Dina conseguir um bom casamento acabaram e o nome de Deus foi desonrado entre os idólatras. Mesmo as escolhas mais simples são frequentemente desafios espirituais nos quais nossas irmãs e filhas devem ter cautela. A curiosidade em relação ao mundo pode colocá-las em situações nas quais vão sofrer nas mãos de pessoas incrédulas.
Cuidado com as escolhas que fazes. Cuidado com os caminhos por onde vais... Não te deixes "seduzir" pelos encantos do mundo, que irão parecer agradáveis durante um período, mas depois trazem problemas para ti, e para todos aqueles que te amam, e que amas.

sábado, 22 de setembro de 2018

Conhecendo... Paulo

Saulo ou Paulo? Deus transformou o nome de Saulo em Paulo, após a conversão?
Paulo seria casado? 
Paulo fazia parte do Sinédrio?

APRESENTAÇÃO
Paulo de Tarso, também chamado de 'Apóstolo Paulo', 'Saulo de Tarso', 'São Paulo Apóstolo', 'Apostolo dos gentios' e 'São Paulo', (Tarso, Cilícia, c.5 - Roma, 67) foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão, foi fundamental por causa do seu papel como proeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império romano.
Conhecido também como Saulo, se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias que também o baptizou. Começou então a pregar o Cristianismo. Juntamente com Simão Pedro e Tiago, o justo, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo. Era também cidadão romano, o que lhe conferia uma situação legal privilegiada. A questão de sua cidadania romana gera certa curiosidade. Paulo afirma em Actos 22.28 ser romano "de nascimento". Tal declaração parece indicar que o apóstolo herdou essa posição de seu pai.
Treze epístolas (cartas) no N.T. são atribuídas a Paulo, mas a sua autoria em sete delas é contestada por estudiosos modernos. Agostinho desenvolveu a ideia de Paulo que a salvação é baseada na fé e não nas "obras da Lei". A interpretação de Martinho Lutero das obras de Paulo influenciou fortemente sua doutrina de 'sola fide'.
A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas actividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo. Sua liderança, influência e legado levaram à formação de comunidades dominadas por grupos gentios que adoravam o Deus de Israel, aderiam ao código moral judaico, mas que abandonaram o ritual e as obrigações alimentares da Lei Mosaica por causa dos ensinamentos de Paulo sobre a vida e obra de Jesus e seu "Novo Testamento", fundamentados na morte de Jesus e na sua ressurreição.

Saulo ou Paulo? Deus transformou o nome de Saulo em Paulo, após a conversão?
O nome original de Paulo era "Saulo" (em hebraico: שָׁאוּלSha'ul; traduzido em grego antigo: Σαούλ - Saul - ou Σαῦλος - Saulos), nome que divide com o bíblico rei Saul, um outro benjamita e primeiro rei de Israel, que foi sucedido pelo rei David, da tribo de Judá. Segundo suas próprias palavras, era um fariseu (grupo de judeus devotos ao Torá, surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaismo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".).
O uso de "Paulo" (em grego: Παῦλος - Paulos; em latim: Paulus ou Paullus - "baixo"; "curto") aparece nos "Actos" pela primeira vez quando ele começou sua primeira jornada missionária em território desconhecido. Em At 13:6-13, Paulo aparece, juntamente com Barnabé e João Marcos, conversando com Sérgio Paulo, um oficial romano em Chipre que será convertido por ele. Paulus era um sobrenome romano e alguns argumentam que Paulo o adoptou como seu primeiro nome. Outra teoria, apontada pelo Vaticano, afirma que era costume para os judeus romanizados da época adoptarem um nome romano e o pai de Paulo provavelmente quis agradar à família dos Pauli. Por fim, há ainda os que consideram possível a homenagem a Sérgio Paulo e mais provável que a mudança esteja mais relacionada a um desejo do apóstolo em se distanciar da história do Rei Saul, que perseguiu David.

Paulo seria casado? 
A resposta clara com confirmação de um texto bíblico a respeito de Paulo e seu casamento não encontramos. Mas as cartas paulinas e de seus escritos encontramos o seu pensamento com respeito ao casamento. Assim, na compreensão do texto podemos deduzir muitos elementos da vida de Paulo.
Primeira consideração: Paulo não era casado, é isto que podemos entender em 1Co 7:7,8.
Segunda consideração: Alguns exegetas estudiosos das cartas paulinas, analisando e interpretando os textos acham que ele era viúvo. São meras especulações.
Terceira consideração: A análise dos textos das cartas paulinas nos induz que Paulo não era contra o casamento. Assim Paulo escrevia em suas cartas pois deste modo ele via a sua vocação pessoal e procurava ser fiel a ela no anúncio de Jesus Cristo. Em 1Co 7:32 entendemos que para Paulo o facto de não querer casar tinha a ver com a sua experiência pessoal com Deus.
Quarta consideração: Nos seus escritos ele defende a tese e o direito que possuía de casar-se (1Co 9.5)
Quinta consideração: Paulo nunca foi contra o casamento, como muitos afirmam. Na carta a Timóteo (4:1-7), considerava a teoria daqueles que proibiam os casamento como "doutrina demoníaca", "hipocrisia de mentirosos" e "fábulas ímpias".

Paulo fazia parte do Sinédrio?
No ano 35 Paulo foi nomeado pelo Sinédrio para perseguir os cristão (At 7.58; 8.1-3). Nada indica que ele fizesse parte propriamente do Sinédrio. Uma pessoa contratada pela Assembleia da República para uma função, não implica que ela seja membro da Assembleia da República!

sexta-feira, 1 de julho de 2016

pais, acordem! (2)

Shane Idleman é o fundador e pastor principal da Westside Christian Fellowship, em Lancaster, Califórnia, ao norte de Los Angeles.
No ano passado eu recebi uma correio electrónico de uma mãe e esposa em estado desesperado: "Eu não vou mais permitir que os meus filhos sejam abusados fisicamente, não quero mais ouvir as minhas meninas serem chamadas por nomes vulgares e vis; eu não quero ver coisas esmagadas ou quebradas lá em casa. Eu não vou mais entrar no carro e ouvi-lo a gritar com raiva. Não há mais o 'passar o tempo juntos'. Ele passa seu tempo sentado à frente ao computador, a dois passos de mim, observando pornografia! Eu me recuso a ficar em casa e não ir à igreja porque me sinto culpada por deixá-lo sozinho. Não quero adorar em silêncio ou em segredo... Eu nunca acreditei em divórcio, por isso tenho continuado a tentar. Eu já não posso suportar isto. Eu não estou morrendo por dentro, eu já morri."
Estamos desesperados por homens quebrantados e humildes; homens que não têm medo de admitir que eles precisam de Deus; homens que estão mais preocupados com a oração do que sobre o status e reconhecimento; homens que buscam a Deus, em vez de fazerem a sua própria vontade.
O estado da família hoje é desanimador. Os homens têm, em grande parte abandonado seu papel dado por Deus como líderes espirituais em suas casas ... e isso, ninguém pode negar.
Por exemplo:
1. A leitura da Bíblia e oração são chamados de fanáticos, enquanto trabalhar doze horas por dia é chamado sucesso.
2. Nós construímos nossa carreira e negligenciamos o nosso casamento.
3. Os executivos são elogiados e os homens da família desaprovados.
4. Nós aumentamos a nossa riqueza, mas diminuímos os nossos valores.
5. Nós procuramos respostas ao olhar para o céu em vez de nos virarmos para Aquele que criou os céus.
6. O orgulho é considerado um activo, e a humildade um passivo.
7. Sabemos mais sobre os nossos atletas favoritos do que a respeito de nossas mulheres e nossas crianças.
8. Nós preferimos ser vistos a sair de um bar do que ser vistos a sair da igreja.
9. Louvamos a nossa equipa favorita com toda a nossa força mas na hora do louvor na igreja estamos a dormir.
Homens, vocês não foram chamados para ser um parceiro fraco, indeciso e passivo. Você foi chamado para prover, liderar e proteger a sua família. Você deve tomar a iniciativa na oração, defender a sua esposa, pastorear os seus filhos, e fazer de sua casa um santuário sagrado, e não um terreno fértil para Satanás. Você é chamado para lutar contra o inimigo, não fugir dele.
Estou cansado de ver homens fracos e passivos que nunca lutam, suportam ou lutam por qualquer coisa que valha a pena morrer. Nossa nação está em busca de carácter, as nossas mulheres estão à procura de líderes, e nossos filhos estão olhando para os pais.
Homens, parem com os jogos de vídeo bobos, saia do Facebook, mate o seu hábito pornográfico, e mostre aos seus amigos ímpios o caminho certo. Você é chamado para liderar, amar e morrer - se necessário - pela sua família.
Nós somos a razão porque o país está se deteriorando. Nós somos a razão pela qual a família está a quebrar. Temos de parar de atirar culpas desde Deus ao Governo. Nossas acções têm cheirado mal nas narinas de um Deus santo, justo e puro. Pais... acordem! A vida é um campo de batalha, não um parque infantil!
Eu posso ouvi-lo agora, "Está sendo muito duro com os homens! Recue um pouco!"
A sério?
Entre no meu mundo por um momento. Lembra-se do trecho do correio electrónico que coloquei no início deste artigo? Infelizmente, esta não é uma situação isolada; acontece o tempo todo. Depois de relê-los, diga-me se esta mensagem é muito forte.
Os homens que estão a fazer suas famílias sofrerem não precisam ser encorajados e mimados; eles precisam ser confrontados e desafiados. Em seguida, o incentivo pode ter lugar. A mudança será difícil, se nós sempre incentivamos, e raramente desafiamos mas não confrontamos.
O homem que se refere o correio electrónico foi cuidadosamente confrontado; o arrependimento ocorreu, e seu casamento agora é mais forte do que nunca.
Será que muitas das nossas esposas poderiam dizer coisas semelhantes?
Muitos anos atrás, eu li o início do diário de minha esposa, e o que eu li quebrou meu coração, mas primeiro eu senti-me traído e com raiva.
Ela escreveu: "Eu casei com um homem que não se preocupa com meus sonhos e objectivos na vida. Eu aprendi a viver com isso desde que a separação não é uma opção, mas eu não vou permitir que ele faça isso com os nossos filhos."
Fiquei muito irritado porque a verdade dói. Mas eu comecei a perceber que ela estava absolutamente correcta. Eu era um homem controlador sem se importar com os sonhos, ambições e metas da minha família. Eu não estava a ter em atenção os seus sonhos. Eu estou envergonhado pela maneira como pensei na altura: "Isso é estúpido, imaturo, e ridículo; porque ela gostaria de fazer isso?" Eu me senti terrível e pediu perdão. Eu percebi que eu estava quebrando o espírito da minha família; controlava e manipulava por causa do orgulho, e me importava sobre como os outros iriam pensar acerca de mim.
Essa experiência foi um ponto de viragem - eu agora encorajo a minha família. Eu estou escrevendo isto, não para comparar situações, mas para ilustrar o facto de que Deus muitas vezes usa confronto e exposição para nos quebrar.
Enquanto os pais buscam posição, construir reputações, perseguem carreiras, e assim por diante, frequentemente são mães que oram, nutrem, cuidam, e lideram. Sem dúvida, há homens que, não por culpa própria, falham para com a sua casa, mas na grande maioria, há uma necessidade crítica de liderança espiritual. O arrependimento é o primeiro passo.
Conhecimento é saber que precisamos nos arrepender, mas a sabedoria está no agir. O poder da Palavra de Deus é encontrada na acção. Tiago 1:22 nos lembra que podemos enganar-mo-nos se "sabe" o que fazer, mas não conseguem fazê-lo. Você está vivendo no engano ... sabendo, mas não está fazendo?
Homens, nossas famílias preferem "ver" um sermão do que "ouvir" um.
"Os sermões que você dá podem ser verdadeiros e sábios, mas eu prefiro aprender a lição observando o que você faz. Eu posso entender mal o conselho que você dá, mas não há nenhum mal-entendido quando observo como você age e como você vive" (Edgar A. Guest, "Eu Prefiro Ver um Sermão")

Fonte: http://www.christianpost.com/news/fathers-wake-up-were-the-reason-the-nation-is-deteriorating-family-is-breaking-down-opinion-165292/#b2mB8AZ3cFCjzPcd.99

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Razões para evitar o divórcio

Com uma frequência cada vez maior vemos casamentos desfeitos. Os casais desistem de construírem uma vida juntos muitas vezes por motivos banais, acreditando que a vida fora do casamento pode ser mais interessante e divertida.
Acabam jogando fora todos os planos de uma vida feliz juntos, de uma família bonita e de um crescimento constante.
O casamento precisa ser cuidado, dia após dia, ele não pode ser visto como o fim de um período de namoro, ele é justamente o início de um namoro que pode ser eterno. As dificuldades aparecerão a todos, mas desistir de enfrentá-las não é o caminho que levará à felicidade. O mundo, fora do casamento, não é melhor ou mais divertido, essa é a imagem falsa.
Enfrentar os desafios juntos é o que leva à união e consequentemente à felicidade no casamento. Desistir não deve fazer parte das intenções de um casal que se ama.
  1. O casamento foi ordenado pelo Senhor e precisa ser visto desta forma. O Senhor espera que seus filhos e filhas se deem em casamento e construam uma vida feliz aqui na terra. O casamento precisa ser cultivado.
  2. Ninguém é feliz por muito tempo sozinho. Compartilhar a vida com alguém com os mesmos propósitos que o seu, torna a vida mais feliz. Se você já encontrou esta pessoa pode estar cometendo um erro em deixá-la para buscar desejos passageiros.
  3. Não há uma família perfeita. Todas são formadas por pessoas imperfeitas com manias e defeitos. Você e seu cônjuge podem, juntos, melhorar e tornarem-se mais e mais felizes por estarem buscando isso juntos. Permitam-se tentar.
  4. Os filhos de pais divorciados sofrem com a ausência de um de seus pais. Por mais elevado que seja o número de crianças que crescem com apenas um de seus pais devido ao divórcio, isto não é e nunca será bom para eles.
  5. Se você acha que seus sentimentos pelo seu cônjuge diminuíram com o passar do tempo, reverta você mesmo essa situação. Passe a notá-lo mais, admirar as coisas pelas quais você gosta nele, faça isso com frequência, todos os dias e passe a cuidar dessa chama sempre. O amor verdadeiro não surge repentinamente, mas pode diminuir caso não seja cuidado.
  6. Não desista. Desistir não é o caminho mais fácil, nem mais corajoso a se tomar. Permita-se a chance de tentar quantas vezes forem necessárias para que a família que um dia você sonhou construir ao lado de seu cônjuge possa surgir.
Consulte o Senhor em oração para que Ele possa iluminar sua mente e coração a fim de lutar pelo seu casamento sempre. Não deixe que outras pessoas lhe digam o que fazer, quando o assunto é o seu casamento apenas você, seu cônjuge e o Senhor devem decidir.