A gratidão é o acto de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, etc. Num sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
A gratidão é uma emoção que envolve um sentimento de dívida emotiva em direcção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por si. Num contexto mais religioso, a gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direcção a Deus. A gratidão a Deus é um tema central do cristianismo.
O ingrato não alcança o sucesso. É preciso reconhecer o que os outros fazem por nós!
Sou grato a Deus por todos os imensos benefícios que me tem dado e feito em minha vida: pela companhia, pela salvação, pelo perdão (sou falho, admito!), pela direcção (rumo), pelo discernimento e sabedoria, etc.
Sou grato pela minha família linda e maravilhosa! Sem ela seria mais vazio. Temos passado por muitas situações, mas somos unidos, e caminhamos juntos para o melhor de Deus!
Sou grato a todos os meus amigos e irmãos, que ao longo dos meus anos me têm desafiado, encorajado, repreendido, etc. Uns mais presentes, outros mais ausentes, mas deixaram, e deixam, as suas marcas na minha vida, e me ajudaram, e ajudam, a ser o homem que sou hoje. Seria impossível enumerar todos...
A todos vocês:
Obrigado por fazerem parte da minha vida!
... desejo-vos o melhor de tudo - Cristo!
... desejo-vos felicidade!
... desejo-vos saúde!
... desejo-vos dias alegres!
... desejo-vos ... tudo de bom!
Esta mensagem não é uma despedida! Simplesmente tenho sentido de Deus que precisamos de ser mais gratos e manifestar essa gratidão uns para com os outros, por isso quando vos encontrar... vou dar-vos um abraço bem apertado de gratidão!
Mostrar mensagens com a etiqueta acção de graças. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta acção de graças. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 31 de julho de 2018
sexta-feira, 18 de março de 2016
família 1 - gratidão
Efésios 5.20 - "... dando graças sempre e por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo."
I Tessalonicenses 5.18 - "Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
História:
O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma menina aproximou-se da loja e amassou o nariz contra o vidro da vitrine. Os olhos de cor do céu brilharam quando viu um determinado objecto. Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesa azul.
- É para a minha irmã. Pode fazer um embrulho bem bonito? - disse ela.
O dono da loja olhou desconfiado para a menina e perguntou-lhe:
- Quanto dinheiro tu tens?
Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarrotado e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse:
- Isso dá?
Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.
- Sabe, quero dar este presente à minha irmã mais velha. Desde que nossa mãe morreu é ela quem cuida de mim, e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho a certeza que ficará muito feliz com o colar que é da cor dos seus olhos.
O homem foi para o interior da loja, colocou o colar num estojo, embrulhou com um vistoso papel de embrulho vermelhoe fez um laço caprichado com uma fita verde.
- Tome! - disse a ela. Leve com cuidado!
Ela saiu feliz a saltitar pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhos olhos azuis entrou na loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
- Este colar foi comprado aqui?
- Sim, senhora.
- E quanto custou?
- Ah - falou o dono da loja - o preço de qualquer produto na minha loja é sempre um assunto confidente entre o vendedor e o cliente!
A jovem continuou:
- Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo!
O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo cuidado, colocou a fita e o devolveu à jovem.
- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. Ela deu tudo o que tinha.
O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho.
Verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém. Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece.
"E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos" (Colossenses 3.15)
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
acção de graças
Aqui está a verdadeira história desta celebração em quatro etapas.
Criado para a Acção de Graças
Deus criou a humanidade para a gratidão. Você existe para apreciar Deus. Ele te criou para homenageá-lo, dando-lhe graças. Apreciar tanto quem é Deus e suas acções para nós - ao nos criar e sustentar a nossa vida -, é fundamental. Como ele descreve em Romanos 1 o que está errado com o mundo, o apóstolo Paulo nos dá esse vislumbre do lugar de apreciação na ordem criada: "Embora tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças , mas eles tornaram-se fúteis em seu pensamento, e o seu coração insensato se obscureceu." Parte do que o primeiro homem e mulher foram criados para fazer é honrar a Deus sendo agradecido. Nós existimos para fazer honrar a Deus sendo gratos – daí os inúmeros mandamentos bíblicos prescrevendo gratidão. A humanidade foi criada para apreciar Deus. Mas, como já vimos em Romanos 1, a ingratidão não estava longe.
Abandono da Acção de Graças
Em segundo lugar, todos nós falhámos miseravelmente em apreciar Deus como deveríamos.
Em seu livro sobre a gratidão, Ann Voskamp dá expressão memorável para o fracasso do primeiro homem e mulher - e o diabo antes deles -, em expressar gratidão.
De todos os nossos começos, continuamos a reviver a história do Jardim. Satanás, ele queria mais. Mais potência, mais glória. Em última análise, em sua essência, Satanás é um ingrato. E ele colocou o seu veneno no coração do Éden. O pecado de Satanás torna-se o primeiro pecado de toda a humanidade: o pecado da ingratidão.
Adão e Eva são, simplesmente, dolorosamente, ingratos para o que Deus lhes deu. Não é esse o catalisador de todo o meu pecado? Nossa queda foi, sempre foi, e sempre será, que não estamos satisfeitos em Deus e que Ele dá. Temos fome de algo mais, algo diferente. Satanás, o ingrato gera ingratidão em Adão e Eva, que passaram para todos nós.
Tanto antes e depois da nossa conversão, somos pessoas ingratas. Isto é tão dolorosamente verdadeiro.
Resgatado por Acção de Graças
Em terceiro lugar, o próprio Deus, na pessoa de seu Filho, Jesus, entrou em nosso mundo ingrato, viveu em apreço impecável de seu Pai, e morreu em nosso nome pela nossa ingratidão crónica. É Jesus, o Deus-homem, que manifestou a vida perfeita de gratidão.
Se você já seguiu os textos onde Jesus dá graças ao Pai, você sabe que é uma lista bastante impressionante.
Mateus 11:25 [também Lucas 10:21]
João 11:41
Mateus 15:36 [também Marcos 8: 6] [também João 6:11 e João 6:23
Lucas 22:17-20 [também Mateus 26:27 e Marcos 14:23 ] [Actos 27:35]
I Coríntios 11: 23-24
Jesus não é apenas o próprio Deus, mas também o ser humano essencialmente agradecido. O Deus-homem, não só morreu para perdoar nossas falhas em dar a Deus as graças que a Ele é devido, mas também viveu a vida perfeita de gratidão em nosso nome em relação ao Pai.
Liberto para a Acção de Graças
Finalmente, pela fé em Jesus, somos redimidos da ingratidão, e sua justa pena eterna no inferno, e libertos para desfrutar o prazer de estar duplamente grato por favor de Deus para connosco, não só como suas criaturas, mas também como seus remidos.
É apropriado para uma criatura estar em uma postura permanente de gratidão para com o seu criador. E é ainda mais apropriado para um rebelde resgatado de estar em uma postura permanente de gratidão para com seu Redentor. O tipo de vida que flui de tal graça maravilhosa é a vida de gratidão contínua. Este é o tipo de vida em que o cristão nascido de novo está sendo continuamente renovado, progressivamente sendo feito mais como Jesus.
E assim, o apóstolo Paulo encoraja os cristãos a ter uma vida caracterizada por acção de graças.
Colossenses 1:11-12
Colossenses 2: 6-7
Colossenses 3:15-17
Efésios 5:20
I Tessalonicenses 5:18
Só em Jesus, o modelo de valorização da criatura, somos capazes de tornar-nos o tipo de pessoas persistentemente agradecidos, cumprindo o propósito pelo qual Deus nos criou. Para o cristão, com os dois pés firmes nas boas novas de Jesus, há possibilidades de uma verdadeira acção de graças que de outra forma nunca saberia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

