Mostrar mensagens com a etiqueta reconciliação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta reconciliação. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

a missão do povo de Deus no século xxi


Para que possamos entender a missão do povo de Deus no século presente, precisamos entender o mundo em que vivemos, porque é dele que emanam as perguntas para as quais precisamos dar resposta.

Estamos a viver num mundo em que reina o pluralismo em que a horizontalidade de ideias está em contrariedade com a singulariedade de Jesus. A globalização cada vez mais vai crescendo, a revolução digital também. Cada vez mais o materialismo, secularismo, individualismo, hedonismo, etc., está em aceleração. Temos observado o aumento das crises políticas e étnicas, crise ambiental, crise económica, crise ética e moral. Vivemos num mundo ferido e dividido; um mundo que não escutou o Evangelho.

Este é um mundo que precisa conhecer a mensagem de reconciliação: reconciliação com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a natureza.

Colossenses 1:28 - "E assim, aonde quer que vamos, falamos de Cristo a todos quantos ouvirem, admoestando-os e ensinando-os com toda a sabedoria. Queremos ser capazes de apresentar a Deus cada um deles, aperfeiçoado por causa daquilo que Cristo fez em favor de cada um deles" (versão "Bíblia Viva").

O que Cristo "fez em favor de cada um deles"? II Coríntios 5.19 explica-nos: "Pois Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo para si, não levando mais em conta os pecados dos homens contra eles, e sim apagando-os. Esta mensagem maravilhosa da reconciliação ele nos deu para transmitir aos outros" (versão "Bíblia Viva").

Precisamos entender que a missão é primeiramente de Deus, e Ele nos convida a fazermos parte dela. Precisamos entender qual a missão dEle, ou seja, o que Deus quer e está a fazer no mundo. De capa a capa da Bíblia poderemos observar Deus em missão.

O Homem perdeu a imagem divina através do pecado, e assim distanciou-se da comunhão com Deus. Em II Coríntios 5.17-20 vemos a proclamação da reconciliação total.

Charles Finney disse: "A tarefa da Igreja é só uma: mudar o mundo." Como? Obedecer a Deus e reflectir o Seu carácter (Levíticos 19:1,2).

Como cristãos, somente precisamos de ser testemunhas de Jesus e dos Seus ensinos, em todas as nações, em todas as esferas da sociedade e no mundo das ideias.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

a ninguém conhecemos segundo a carne


II Coríntios 5.7,16

Quando "nascemos de novo", dali em diante não devemos conhecer ninguém "segundo a carne". Que isso quer dizer? Significa que precisamos de deixar de ver as pessoas pela óptica natural (que nos deixa deprimidos), mas pela óptima espiritual, de acordo com as realidades espirituais (nova criatura, mais que vencedor, cheios do amor de Deus, mortos para o pecado, etc.). Pela fé, as realidades espirituais serão reais em nossas vidas!

1 - Não devo conhecer-me a mim próprio segundo a carne. Quando sabemos qual é a nossa nova identidade, devemos viver como tal. A Palavra de Deus revela a nossa nova identidade: justiça de Deus, filhos de Deus, amados, santos, a perfeição de Deus, etc.

Os demónios podem tentar fazer-nos ver de outra forma: feios, derrotados, infelizes, etc., mas Deus algo diferente para dizer-nos! O segredo para ser transformado é contemplar a glória do Senhor! Quando olhamos no espelho olhamos a nossa própria imagem. Mas desde o dia em que nascemos de novo, ao olhar para si mesmo, olhe para o próprio Deus, pois Ele habita em si.

I João 4.17 - "... segundo Ele é, também nós somos..." Quando nascemos de novo, fomos feitos cópia de Jesus.

2 - Não devo conhecer os meus irmãos em Cristo segundo a carne. Muitos olham para os seus irmãos em Cristo segundo a carne. Iremos ficar deprimidos, pois veremos as falhas, os defeitos, etc. Ficaremos críticos também. Mesmo que não tenha defeito, passamos a ver defeitos. Mas devemos olhar os nossos irmãos segundo a óptima espiritual. Mesmo na correcção aos irmãos, quando olhamos com a óptima espiritual, será feita com amor e brandura.

3 - Não devo conhecer aqueles que ainda não se converteram segundo a carne. Ninguém é mesmo ninguém.

O versículo 19 de II Coríntios 5 diz-nos: "Pois Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo (as pessoas) para si, não levando mais em conta os pecados dos homens contra eles, e sim apagando-os. Esta mensagem de reconciliação ele nos deu para transmitir aos outros." Jesus pagou na cruz pelos pecados de toda a humanidade. Todos os pecados foram cravados na cruz. Ninguém será atirado no Inferno pelos seus pecados, porque seria injusto castigar o mesmo pecado duas vezes. Muitos serão atirados no Inferno porque não receberam Jesus, fazendo dEle o seu Senhor! Deus já deu o perdão, a salvação, a cura, mas muitos não o receberam...

Estudo extraído da pregação do Pr. Abe Huber