Mostrar mensagens com a etiqueta EBD. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta EBD. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 27 de abril de 2026

(adolescentes) quanto valem as tuas palavras?



Textos base: Tiago 3:1-12; 1 Samuel 3:19

O objetivo é dar a conhecer o valor das nossas palavras e o perigo da mentira.

Introdução:

Alguém falou que nenhum espelho reflete melhor a imagem de um Homem do que as suas palavras. Nós somos mais ou menos aquilo que falamos, responsáveis pelas nossas palavras. Falas muito ou és um monossílabo? Os monossílabos geralmente só respondem: "é, tá, não, sim, fui, né". Se falas muito, cuidado para não falares o que não deves e magoar as pessoas; se falas pouco, cuidado para não caíres no pecado da omissão. Há pessoas que falam pelos "cotovelos", chega a enjoar; outros, tens quase que bater para dizerem "ai". O importante é saber para quem estamos a falar, o que estamos a dizer e como estamos a falar. Deus conhece todas as intenções do nosso coração. A palavra ainda nem saiu da nossa boca e Ele já sabe o que vamos dizer. Como será que Deus fica quando vê que, lá longe, em uma palavrinha apavorante que vais disparar contra alguém? É como um golo contra! Ah!! Ele deve pensar assim: "Poxa! Se eu pudesse impedir essas palavras, mas ele tem livre arbítrio!" Procura pensar antes de falar!

1 - Há poder em tuas palavras

A Bíblia compara a palavra maldita como uma flecha (Provérbios 25:18; Salmo 64:3). Experimenta lançar uma flecha com o arco e depois correr atrás para recuperar... impossível! Ela é super rápida! Quando vês, já espetou no alvo! Aí já é tarde! E aquele que fala sem pensar? Assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar. E algumas flechas são venenosas. Como têm sido as tuas palavras? Tem atingido as pessoas de maneira negativa ou positiva? Podes até tentar justificar-te, dizendo que não resististe, que tinhas que falar a coisa. Vou citar o escritor Max Lucado: "Ore todo o tempo. Caso necessite, utilize as palavras." Se orarmos um pouquinho mais, teremos mais controlo sobre a nossa língua. Isso é fato comprovado. Tiago 3:5 é mais enfático e duro quando fala sobre os tropeços da palavra. Diz que "a língua é pequena, mas se gloria em grandes coisas", diz também que a "língua é fogo" (v. 6), "mundo de iniquidade e que pode contaminar todo o corpo. Mas não convém que seja assim" (v. 10). Com a nossa boca não podemos abençoar e maldizer o nosso irmão. De uma mesma fonte não pode sair água doce e salgada (v. 11 e 12). Vamos só abençoar?

2 - A mentira escraviza

Uma família composta do pai, mãe e dois filhos foram viajar para o interior do país a fim de visitar os avós. Aconteceu um terrível acidente e os pais vieram a falecer, ficando órfãos. Eram o Pedro e Rita. Foram, por isso, obrigados a viver com os avós. Eles eram muito amados. Também faziam muitas confusões. Um certo dia estavam a brincar no quintal e a Rita começou a atirar pedras para espantar as galinhas. De repente, sem querer, acertou num lindo ganso da sua avó. Ele caiu, ficou a estrebuchar por alguns minutos e morreu. Ela ficou desesperada, pediu ajuda a seu irmão e enterraram o defunto atrás da casa. Limparam as mãos e pensaram que estava tudo acabado. Mas quando a avó pedia qualquer favor para o Pedro ele dizia: "Olha se não fizer para mim eu conto à avó o que fizeste com o ganso!" Isso durou por muito tempo. Rita ficou escrava do seu irmão e de sua consciência. Um dia, tomou coragem e foi contar o que havia feito. Ficou surpresa quando a sua avó lhe disse: "Eu já saia de tudo. Só estava à espera de falares a verdade. Não tem problema. Sei que foi sem querer! Porque mentiste por tanto tempo para mim? Eu te amo!" Espero que também não estejas "encrencado" como a Rita. A mentira tem perna curta, oprime, entristece o Espírito Santo, as pessoas deixam de acreditar em ti, enfim, mitos males são provocados pela mentira. Decide hoje consagrar a tua língua ao Senhor.

Concluindo...

Samuel e Moisés foram os maiores profetas do Antigo Testamento. Todas as palavras de Samuel tinham a aprovação de Deus, tinham o peso da verdade e da sinceridade. Quanto mais falamos a verdade mais somos dignos de confiança; quanto mais mentimos, menos crédito temos. Quem está acostumado a mentir, quando fala a verdade ninguém acredita, ninguém leva a sério. Não te esqueças: Deus sabe quando mentimos.

"O que guarda a boca, conserva a sua alma; mas o que muito abre os lábios, a si mesmo se arruína" (Provérbios 13:3)

.........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI


(crianças) José, bom administrador na casa de Potifar

 



quinta-feira, 9 de abril de 2026

(crianças) José e seus irmãos

 


(adolescentes) o amor é algo especial



Texto base: 1 Coríntios 13:1-13 (v. 8)

O objetivo da lição é ajudá-los a vencer o rancor e a culpa.

Introdução:

Há uma frase do escritor Max Lucado, "não foram os pregos que detiveram Jesus na cruz, e sim o amor." O amor de Deus pela humanidade foi capaz de salvar o Homem. O amor realmente não falha. Com todos os nossos defeitos, Ele ainda continua a dar-nos oportunidades, a lançar no mar do esquecimento todos os nossos pecados arrependidos. Deus esquece o que passou. Devemos imitá-lO. Se já passaste por uma experiência desagradável de mágoas, fica a saber o quanto é sofredor vencer a muralha da raiva e do rancor, pedindo perdão. Aqueles que são rancorosos não podem dar um passo na sua vida espiritual, não podem nem ofertar, e até podem sofrer de males psicológicos e físicos. Vamos dar um basta isso hoje mesmo? Não deixes para amanhã. Aproveita que Deus está a falar hoje. É muito comum ver um adolescente chateado com os pais e a brigarem com os irmãos. Torna este dia especial para ti. Dá um abraço neles!

1 - O amor elimina o medo (1 João 4:18)

Estás com medo de abraçar o teu pai, beijar a tua mãe, pedir perdão ao teu irmão? Então responde-me uma coisa: Tu os amas? Então não precisas ter medo. Tenho a certeza que eles te amam. "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." Quando nós amamos e somos amados, não precisamos ter medo de nada. Porque o amor tem o tempo para ouvir, sabedoria para falar e paciência para agir. Um sentimento de amor, por menor que seja, derruba uma montanha de ódio. Não há quem resista a uma atitude de amor. Experimenta só para veres! Procura a cada dia melhorar o teu amor, aperfeiçoar esse sentimento lindo e vital para as nossas vidas.

2 - O perdão neutraliza a culpa (Romanos 8:1)

"Agora já não existe nenhuma condenação para os que estão unidos com Cristo Jesus." Somente quando nos arrependemos de verdade é que a culpa desaparece. Há pessoas que estão a sentirem-se mal, sabem que é mágoa, mas não usam a arma do perdão. Só aumenta o sofrimento. Existem pessoas que não gostam de pedir perdão porque foram magoadas e pensam que se fizerem isso estarão a beneficiar a outra pessoa. Quando pedimos perdão ou libertamos o perdão para alguém somos os primeiros a ser beneficiados. Toda aquela culpa fica neutralizada. Não te esqueças que o amanhã não nos pertence. Imagina que por algum motivo nunca mais podes pedir perdão a essa pessoa... então corre! E o melhor de tudo é que o resultado do perdão é a comunhão. Oh, como é precioso vivermos em comunhão em casa, com os amigos, na igreja, etc. Pede perdão, perdoa e elimina a culpa de uma vez por todas. Existem muitas pessoas a dizer: "Ah, mas eu não tive culpa!" A Bíblia ensina que devemos fazer as pazes mesmo quando somos inocentes. Nós devemos perseguir o perdão, não a inocência. Pára de te fazeres de vítima!

3 - Amor + perdão

O amor e o perdão juntos produzem nova vida para o cristão. Eles libertam as pessoas da garra da culpa e do ressentimento. "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Coríntio 5:17). Muitos hoje não não conseguem progredir na vida secular e espiritual porque estão presos a algum ressentimento, alguma mágoa. Ama e perdoa o todo o momento.

Concluindo...

Não é bom vivermos em atritos. Nós precisamos uns dos outros sempre. Procura amar sem questionar, pois todos nós somos diferentes. Esquece os rancores, liberta perdão, neutraliza a culpa e sê uma bênção nas mãos de Deus.


.........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI

segunda-feira, 6 de abril de 2026

(adolescentes) cuida do teu corpo



Textos bases: Romanos 8.11; 12:1; 1 Coríntios 6:19

O objectivo é ensinar que o nosso corpo é templo do Espírito Santo e que precisa de cuidados.

Introdução:

Geralmente os adolescentes não se preocupam muito com a saúde. Comem qualquer coisa. Se tiver uma festa a noite toda.. fixe! Tudo bem que devem aproveitar a vida, mas cuidado com a saúde física, emocional e espiritual. O teu corpo é uma máquina extremamente complexa e regulada com precisão. É necessário algum cuidado para que funcione sem problemas.

1 - Tem uma alimentação saudável (Daniel 1:1-21)

O rei estava à procura de jovens sem defeito, boa aparência, estudiosos, sábios (v. 4). Será que poderias ocupar essa vaga? Então experimenta o exemplo de Daniel, Ananias, Misael e Azarias: legumes e água. Eles dispensaram o manjar e o vinho (v. 12). E garantiu que ficaram muito melhor do que os outros (v. 13). No final de 10 dias, eles estavam aprovados. Não tinha para ninguém! (v. 19). Tu passarias neste teste ou detestas legumes?

Dois terços do nosso corpo são compostos de água. Ela é eliminada pelo suor e pelas idas ao WC. Essa água precisa de ser reposta. Ela é tão importante que poderias viver sem alimentos por alguns dias, mas sem água seria muito difícil. Ela é extremamente benéfica para o organismo. Quando passa pelo teu corpo ela sai carregando tudo o que é veneno (toxinas) e elimina. Quanto de água tens bebido?

3 - Dorme bem.

O sono é um fator importantíssimo para a saúde. É a melhor forma de descanso. Como és adolescente, precisas dormir muito mais do que qualquer outra pessoa de faixa etária diferente. Já observaste que ficas muito cansado? É porque estás a crescer física e emocionalmente, numa grande velocidade. Dorme 8 horas todas as noites, senão ficarás irritado, mal humorado, sem concentração e com reflexos lentos, depressivo, com olheiras e com uma péssima aparência. Vais sentir-me muito mal. Agora, se não estás a conseguir dormir direito, em primeiro lugar não te esqueças de orar, evita chocolates, café, refrigerantes, coisas gordurosas,... coisas que não digerem com facilidade... internet, TV também! Assim evitarás pesadelos e sonhos "estranhos", que nem o teu pastor consegue interpretar!

4 - Veste-te decentemente.

Procura observar com cuidado se aquilo que estás a vestir não está a prejudicar-te ou algum colega teu. Antes de saíres de casa, pergunta a ti mesmo: será que está bem, está decente? Não queremos de maneira nenhuma estabelecer aqui critérios de tamanho de saia, decotes de blusa, etc. Queremos apenas alertar que a tua roupa pode estar a comunicar um inverdade a teu respeito. Tanto meninas, quanto rapazes! Geralmente a menina é mais perseguida nesta área, mas os rapazes também podem cair nesse erro. Nós somos templo do Espírito Santo. Não te esqueças!

5 - Não deixes ninguém usar o teu corpo.

Como já dissemos, o Espírito Santo é o dono do nosso coro. A Bíblia diz que Ele nos deu o nosso corpo e que agora vive em nós. Então não temos o direito de usá-lo de qualquer maneira. Deus emprestou-o a ti. Não vais querer devolvê-lo sujo, magro e desarrumado, pois não? Deus vai pedir-te conta disso. Prepara-te. Imagina que emprestas um objeto para alguém que não é cuidadoso e tu não sabias. Que mau! Muitas meninas hoje estão por aí afora a vender o seu corpo por qualquer preço, até por drogas. Graças a Deus que estamos na igreja, que temos entendimento da Palavra e que valorizamos o nosso corpo. Não irás te arrepender. Deus garante isso!

Concluindo...

Hábitos saudáveis farão de ti uma pessoa saudável. Quantos estão a lutar na Escola com a famosa matemática, a química, a física, chegam até a orar a pedir a Deus por um milagre, mas não se alimentam direito, não dormem bem e ainda querem ter um bom raciocínio. Deus não ajuda imprudentes. Faz a tua parte! Procura fazer também algum desporto no teu horário vago, vai ajudar-te bastante. Sobretudo sê santo, conserva o teu corpo intocável e Deus vai abençoar-te muito!

"A beleza dos adolescentes está na sua força" (Provérbios 20:29)

.........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI

sábado, 28 de março de 2026

(crianças) fundamentos da fé em Cristo - lição 8

 






(adolescentes) Como vai a Matemática?

 

Texto básico: 1 Reis 17:8-16; João 6:1-13 (v. 9)

A Matemática é uma das ciências mais antigas e também uma das mais úteis para a humanidade. Também tem sido "espinho na carne" de muitas pessoas. É a que mais utilizamos no nosso dia-a-dia. Ela, juntamente com a língua falada e escrita, começa a ser aprendida por nós desde muito pequenos. Entretanto, não obstante a indiscutível relevância que possui a Matemática do Homem, deveríamos nos esmerar para aprender a Matemática de Deus, que é completamente distinta da primeira. Vamos aprender a Matemática de Deus, e quem sabe a outra ficará mais fácil.

1 - A Primeira Propriedade da Matemática de Deus: o pecado sempre subtrai.

Analisando alguns lamentáveis acontecimento da História do povo judeu, chegamos à conclusão da primeira propriedade da matemática de Deus: o pecado sempre subtrai. 

Não importa como foi praticado, sempre será um fator diminuidor, sempre conduzirá à morte. Seus efeitos são terríveis e irreversíveis. 

Um evento que provocou a tristeza de Deus contra Israel foi a revolta de Coré, Datan e Abiram que, ao se levantarem contra a autoridade de Moisés, foram engolidos pela terra juntamente com os seus seguidores. No dia seguinte, a congregação novamente se levantou contra Moisés, acusando-o de ter matado o povo e de súbito, uma praga começou a matá-los e só foi interrompida mediante a intercessão de Moisés e Arão. Naquele dia 14.700 pessoas morreram no deserto. Em Meribá, quando teve sede, o povo mais uma vez murmurou contra o Senhor e desejou voltar novamente ao Egipto. Deus fez brotar água da rocha pela segunda vez, mas o seu pecado fora computado diante do Senhor. Mais adiante, este mesmo povo murmura novamente contra o maná provido por Deus, chamando-o de "miserável pão" (Nm 21:5). O Senhor os puniu com cobras venenosas "e morreu muita gente de Israel" (v. 6). 

Quando erramos, só estamos a perder.

2 - Segunda Propriedade da Matemática de Deus: o pecado divide.

Em Dt 17:17 o Senhor diz que o rei não deveria ter muitas mulheres. Em 1 Rs 11:3,4 entendemos o porquê desta ordem divina: "(Salomão) tinha 700 mulheres princesas e 300 concubinas. Suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir a outros deuses, e o seu coração não era completamente leal para com Deus como fora o de David, seu pai". Isto indignou o Senhor Deus que rasgou o reino das mãos de Roboão, seu filho, deixando consigo somente uma tribo, a de Judá, formando um reino à parte, e dando as outras dez a Jeroboão, formando o reino de Israel. Esta divisão perdurou por toda a história de Israel até o cativeiro babilónico. Desta passagem, depreendemos a segunda propriedade da matemática de Deus: o pecado divide; não somente uma nação, mas também uma família e o próprio corpo de Cristo, impedindo que a união do Senhor reine em nossos corações a fim de nos permitir usufruir as Suas mais ricas bênçãos. O nosso pecado traz também divisão.

3 - Terceira Propriedade da Matemática de Deus: a generosidade e a bondade, unidas à obediência, adicionam por muitos dias de nossas vidas.

Em 1 Reis 17 encontramos a conhecida história da viúva de Sarepta. Ao ser solicitada pelo profeta Elias para que lhe trouxesse um pedaço de pão, ela respondeu que nada tinha a não ser um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija. Desta sobra, ela iria preparar um bolo para si e seu filho para o comerem e, depois, morrerem, pois não havia nenhuma perspectiva de dias melhores, uma vez que a terra sofria por uma impiedosa seca. O profeta a colocava à prova e lhe diz para preparar o bolo, mas trazê-lo primeiramente a ele. 

Em seguida, ele a encoraja com estas palavras: "Assim diz o Senhor Deus de Israel: a farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra" (v. 14). A viúva não o questiona nem vacila, mas faz exatamente como o profeta lhe dissera. 

Sua generosidade e obediência são exemplos para nós. O resultado disto está no v. 15: "... assim comeu ele, ela e a sua casa por muitos dias." Implícita neste texto, encontra-se a terceira propriedade da matemática de Deus: a generosidade e a bondade, unidas à obediência, adicionam por muitos dias de nossas vidas. E aqui há um imenso contraste com a matemática do Homem. Pelos olhos naturais, aquela mulher iria perecer de fome com seu filho, sem mesmo comer o resto do que lhe sobejava, se desse de seu alimento a Elias. Não há como enxergar soma nesta operação; somente subtração e perda. Mas a viúva olhou com os olhos da fé. Simplesmente obedeceu à palavra de Deus e agiu de extrema bondade com o profeta que, do mesmo modo, sentia fome. 

Neste caso, a matemática de Deus age ao contrário, sobrenaturalmente. A operação que se realiza é a soma, e soma abundante. Pv 19:17 afirma que aquele que dá ao pobre, empresta ao Senhor e Ele lhe recompensará o benefício. A viúva de Sarepta, também sendo pobre, dando o seu alimento a Elias, estava a dar tudo o que tinha a Deus que, segundo a Sua infinita riqueza, retribuiu-lhe imediata e fartamente. 

Sê obediente, generoso e bondoso e o resultado serão dias melhores.

4 - Quarta Propriedade da Matemática de Deus: a fé multiplica de forma imensurável.

Já no Novo Testamento, no Evangelho de João, uma grande multidão faminta seguia a Jesus num lugar deserto. Jesus, então, para provar Filipe, pergunta-lhe onde iriam comprar pão para aquela multidão. Filipe, em sua fraqueza humana, inerente a todos nós, tenta mostrar a Jesus que seria impossível alimentá-los, dizendo que nem 200 denários (não há forma de calcular o valor atual por ser uma moeda antiga, mas seria algo equivalente a 200 dias de trabalho) não seria o bastante para que cada um deles recebesse pelo menos um pedaço de pão.

André, que ouvia a conversa, sabendo do que o Mestre era capaz, trouxe todo o alimento restante, a saber, 5 pães de cevada pequenos e 2 peixinhos, e pôs diante dEle. A partir deste acto de fé, cinco mil homens foram saciados naquela inesquecível tarde. Se considerarmos que havia as esposas e uma média de duas crianças por casal, média esta que certamente era maior, obteremos um total de vinte mil pessoas que se fartaram daquele alimento. Do que sobrou, foram recolhidos 12 cestos repletos de pão. E a multidão voltou para casa satisfeita. 

Daqui retiramos a quarta propriedade da matemática de Deus: a  fé multiplica de forma imensurável. Não importa o pouco que tenhamos, se diligentemente o depositarmos diante do Senhor, Ele honrará a nossa confiança e multiplicará abundantemente.

Concluindo...

Qual das duas é a mais difícil? Esta é a maravilhosa matemática de Deus que, em tudo, difere da secular, com a qual estamos habituados. Seus postulados não se alteram, são os próprios atributos de Deus "em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17). Se pudermos compreendê-la e praticá-la, prosperaremos material e espiritualmente, usufruindo de todas as promessas do Senhor em Sua santa Palavra para os Seus filhos, e de uma plena comunhão para com Ele.

Pense:

SANTIDADE + OBEDIÊNCIA + BONDADE + FÉ = PROSPERIDADE e FELICIDADE


sábado, 21 de março de 2026

(crianças) fundamentos da fé em Cristo - lição 7




 







(adolescentes) Podes ser uma estrela

 

Texto básico: Filipenses 2:1-16 (v. 15)

Para que entendas melhor o verso 15, esta poderia ser a versão: "Para que não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas, devem brilhar como as estrelas do céu". 

Existem muitos adolescentes que se vendem, prostituem-se, abandonam os seus familiares e correm atrás do sonho de ser famoso, ser modelo, ser estrela. A agência de Deus está a contratar astros e estrelas, sem fazer distinção. Todos são bem-vindos.

1 - Uma geração corrompida e perversa.

Tanto Jesus como os apóstolos enfatizaram que o mundo onde vivemos é uma geração incrédula e deturpada. Tem mentalidade errada, valores distorcidos, critérios imorais, rejeitam Deus e a Sua Palavra. Podemos todos comprovar essa verdade. Que mundo "podre" é esse que vivemos?  2 Pedro 1:4; 2:19.

2 - Deus chama-te para seres irrepreensível.

Irrepreensível é sinónimo de íntegro. Aquele que não dá lugar à repreensão ou censura.

Há pessoas na igreja que parece que tem o dom de repreender os adolescentes. Não pode ver um, que lá vai ele em direção com um canhão na mão. Vamos procurar fazer tudo da melhor forma possível para ninguém ficar a repreender-nos? Não vamos dar motivo. 2 Pedro 3:14. Por isso, enquanto estamos à espera daquele Dia, vamos fazer o possível para estarmos em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dEle. Lá no Salmo 119:1 diz que "bem-aventurados (felizes) são os irrepreensíveis, aqueles que trilham caminhos retos". Sê irrepreensível e brilharás!

3 - Deus chama-te para seres sincero.

Sabes qual a etimologia (origem, raiz) da palavra "sincero"? Quando os artesãos do mármore, na antiga Roma, faziam, acidentalmente, talhos mais profundos em certas partes das estátuas que estavam a esculpir, procuravam esconder essas falhas, enchendo os buracos com pedaços de cera da mesma cor, mascarando, assim, os defeitos ocasionados pela má execução de suas peças, que depois eram vendidas como perfeitas. Agora, os outros escultores honestos e sinceros, quando vendiam suas peças colocavam um cartaz a anunciar que elas eram "sine cera", ou seja, "sem cera", sem engano, sem transação ardilosa. 

Sincero é aquele que se expressa sem artifício, sem intenção de enganar, de disfarçar o seu procedimento. Aquele que é verdadeiro, leal. Lá em Hebreus 10:22 diz que devemos nos aproximar de Deus com o coração sincero: "portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero..."

Geazi era um jovem confidente do profeta Eliseu, mas porque não foi verdadeiro passou uma tremenda vergonha (2Rs 5). Após não ter sido curado da lepra, Naamã oferece uma recompensa (v. 15). Mas Eliseu recusa (v. 16). Geazi ficou a corroer-se e não resistiu. Depois que eles saíram, ele correu atrás e mentiu para Naamã dizendo que Eliseu tinha mudado de ideia e que estava a mandar pedir aquela recompensa (v. 22). Quando Geazi se encontra novamente com Eliseu e lhe pergunta onde ele estava, mais uma mentirinha (v. 25). Ele não sabia ou se esqueceu que para o homem de Deus não se mente (v. 26). E a lepra de Naamã passa para Geazi como resultado da sua mentira, do seu pecado (v. 27). De fato, a mentira é como a lepra. Hoje no dedo, depois na mão, assim no corpo inteiro vai se alastrando. Por exemplo, quem copia hoje na Escola ou quem fala uma mentirinha, amanhã pode estar envolvido numa grande dissimulação. 

Sê sincero e acreditarão mais em ti!

4 - Deus chama-te para seres inculpável.

Inculpável é aquele que não se pode culpar, aquele que é inocente. Quando Jesus se apresentou diante de Pilatos, a multidão pedia que soltassem Barrabás e crucificassem a Jesus. Então perguntaram: "mas que mal ele fez?" Diante de tudo isso, Pilatos lavou as mãos porque sabia que Jesus não tinha culpa, era inocente (Mt 27:22-24). 

Outro exemplo é sobre o apóstolo Paulo quando estava a defender-se diante do rei Agripa: "esse homem não fez nada digno de morte e prisão." Ele é inculpável. Como é bom não dever nada a ninguém, ter a consciência tranquila, ser inocente. Porque quando estamos errados começamos a ter um sentimento de pesar e culpa, por isso a Bíblia nos ensina a confessar os nossos pecados (1 João 1:9) "Porque o que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que confessa e deixa, alcançará misericórdia" (Pv 28:13) A culpa pode até trazer enfermidades físicas, resultado de tensão psicológica. A culpa é um sinalizador, indicando-te que fizeste algo errado. 

Sê inculpável e serás uma estrela!

Concluindo... como adolescentes filhos de Deus devem separar-se do mundo e ser puros de coração, sobretudo com o propósito de testemunhar de Jesus a este mundo perdido. Essa figura usada neste texto "luzeiros", "astros" faz referência à noite. Precisamos brilhar nas trevas. Ser luz neste mundo. Deus conta contigo! Tu és uma joia preciosa, mas precisas ser tratada por Deus.

Estamos mesmo a viver numa geração corrompida e perversa? Então enumera alguns factores que comprovam essa verdade? 

Pensa: uma pedra preciosa não pode ser polida sem atrito. Também não podes ser aperfeiçoado sem provações. 

..........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI
...

sábado, 7 de março de 2026

(adolescentes) namoro cristão

 


Texto base: 2 Coríntios 6:14-18 (v. 16)

O que temos visto em muitos casais na igreja é um declínio espiritual. Se cantam no louvor, arrumam um jeito de sair; se tocam instrumentos, acabam por ficar fora da escala por faltarem aos ensaios, e alguns faltam aos culto; outros abandonam a Escola. Outra coisa que foi observada, que é muito comum, é que o casal se afasta do convívio dos amigos; até aqueles mais íntimos nunca sabem onde estão e nem porque estão sumidos. E isso significa um prato cheio para a queda. Se estamos a fazer a coisa certa, por que fazer às escondidas? Agora, mais do que nunca, precisarão de ajuda e de conselhos. Imagine que está a viajar num pequeno avião e de repente o piloto passa mal e desmaia. Não sabes pilotar, mas consegues entrar em contato com uma torre de controlo e alguém orienta-te sobre a manipulação dos instrumentos. Obedeces às orientações e, com muita dificuldade, consegues evitar uma tragédia. Realizaste uma proeza, mas nem sabes para que servem alguns dos instrumentos que manipulaste, menos ainda os seus efeitos sobre a mecânica do avião. Porém, foste orientado por alguém que sabia o que devia ser feito. Ele não ministrou-te um curso por rádio, mas o que compartilhou contigo foi o bastante para resolver a situação. Podes não estar ciente dos mistérios eternos que envolvem uma provação, mas se pedires a Deus um pouco da Sua sabedoria, o que Ele te transmitir com certeza será suficiente para livrar-te. E Deus vai usar as pessoas que estão à tua volta, teus pais, amigos, conselheiros e pastores.

Problemas relacionados com o namoro:

a) Namoro precoce. Um namoro precoce geralmente é prejudicial para ambos, interferindo nas relações sociais, nos estudos, além da probabilidade de ocorrer entrega às sensações eróticas, por falta de maturidade. Estudem primeiro, depois terão a vida toda para namorar. Temos visto sonhos interrompidos por causa de um namoro precoce.

b) O julgo desigual. Namorar um descrente tem se tornado uma prática abusiva entre alguns jovens na igreja. Jovens, visto que Deus habita em seus corações e mora em suas vidas, Ele não tem nenhuma comunhão com as trevas. Por isso, antes de aceitar um compromisso com um descrente pense bem, pois, por mais "fixe" que seja essa pessoa, por mais bonita que pareça, não faz parte da família de Deus. Para ser bem sincero, acredito que até mesmo dentro da igreja pode haver jugo desigual. Ser crente é um fator importantíssimo, mas não é tudo. Observe se há afinidade, se há amor, se há respeito... se essa pessoa tem compromisso com Deus.

c) Diferença de idade entre os namorados. A diferença de idade entre um casal pode representar um problema, se ela for bastante acentuada, pois as necessidades e os desejos de uma pessoa mais jovem podem ser diferentes daquelas de uma mais velha, podendo haver choques e desacordos entre ambos, além das críticas e gracejos que podem surgir.

d) A falta de limite nas trocas de carícias e contatos físicos. Geralmente os namorados supõem que só existe amor entre eles quando há trocas de contatos e carícias. Quando essas manifestações de carinho são simples e honestas, são inofensivas. Refiro-me a aperto de mão, um beijinho perto das pessoas, da família, etc. Quando, porém, feitas às escuras, evitando-se os familiares, os amigos e o pastor, trazem embutidas a ideia de erro, com possibilidades de graves consequências. Cuidado, não és feito de ferro!

Coisas que são indispensáveis no namoro:

a) Convicção da vontade de Deus. Conhece a vontade de Deus antes de iniciar um namoro. Cuidado para não confundir a vontade de Deus com as tuas emoções e desejos, ou ainda, com o desejo de outras pessoas. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2).

b) Compromisso com Deus e obediência à sã doutrina. Coloca a Palavra de Deus acima de qualquer coisa. Assume um compromisso com Ele e durante o namoro, não te esqueças de obedecer os princípios bíblicos.

c) Propósito de conservares-te sem culpa diante de Deus. Não permitas que o namoro interfira na tua vida espiritual, mas conserva-te sem culpa diante de Deus e das pessoas. Uma pessoa culpada tem pouca condição de progredir, de ser feliz e saudável.

d) Estabelecimento de metas para o futuro casamento. Não namores apenas por namorar, mas estabelece metas para o teu futuro casamento. O que queres para o teu futuro? Tem pessoas que pensam que o que importa é o "amor". O amor é lindo. Se terás uma bela casa mobilada, um carro, se estarão formados na vida secular, se terão condições ou não, isso será apenas um detalhe.

e) Uma vida de oração. Tem uma vida cristã saudável. Desenvolve diariamente o hábito de orar. Não penses que ter uma vida de oração é orar cinco horas por dia. Começa a orar dez minutos e depois vais sentir necessidade de mais tempo. Falamos muito de oração, estamos sempre a ensaiar para orar, mas nunca oramos. Começa hoje. Não peças a Deus que faça as tuas vontades. Pede-Lhe para fazer o que é certo.

Concluindo... Não existe meio termo: ou seguimos as orientações bíblicas ou seremos infelizes. Cuidado com as justificativas: "É só um namorico, não temos intenção de casar", "não sei se ele é crente, estamos namorando há pouco tempo", "ele não é crente, mas é um tipo fixe", "temos muita coisa em comum", "eu falei que tinha que ser crente, aí ele aceitou Jesus", "ah! ele é tão romântico!"  Atenção! Pode ser até pintado de ouro, ou uma Miss Portugal, os cuidados deverão ser os mesmos. Vou repetir essa frase, presta atenção: sabe que Deus cuida do teu futuro se confiares inteiramente nEle.

..........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI

(crianças) fundamentos da fé em Cristo - lição 5

 






sábado, 21 de fevereiro de 2026

(crianças) fundamentos da fé em Cristo - lição 3

III - O SENHOR JESUS CRISTO

Ele é o Senhor

Atos 2:36 - "Saiba pois com certeza a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo."