Mostrar mensagens com a etiqueta Oswaldo Pinho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Oswaldo Pinho. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Deus vai abalar aquilo que é abalável

Hoje acordei orando e meditando sobre alguns acontecimentos, e suas consequências, que muitas vezes nos tomam de assalto, acontecimentos estes que não sabemos de onde veio e nem para onde vai.

Nos sentimos perdidos, “sem chão”, diante de dilemas sem respostas. Creio firmemente que Deus tem um propósito para todas as coisas e que também todas essas coisas irão cooperar de alguma forma com o Seu propósito em nossas vidas.

Todavia, meu lado humano e natural precisava de uma explicação e de perceber a lição contida nestas circunstâncias. Sendo assim, o Senhor com Sua infinita bondade e misericórdia me lembrou de um texto, que já ouvi, já li, preguei e escrevi sobre ele. Portanto, de maneira resumida gostaria de juntar tudo isso para de alguma forma mostrar aquilo que foi mostrado para mim.

“Cuidado! Não rejeiteis Aquele que fala. Pois, se não escaparam os que rejeitaram que os advertia sobre a terra, muito menos nós, se desprezamos Aquele que nos admoesta do céu. Aquele, cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: “Ainda uma vez abalarei não somente a terra, mas de igual modo todo o céu.” Ora, esta frase: “Ainda uma vez” indica a remoção de coisas que podem ser abaladas, isto é, as coisas criadas, para que permaneça o que não pode ser abalado.”

Alguns de nós tem um desejo profundo e sincero que haja uma visitação poderosa de Deus em nossas vidas, família, trabalho e principalmente na Igreja como um todo. Todavia, não sei bem se pesamos as consequências desta visitação.

Se Deus realmente estiver em nosso meio, Ele vai abalar tanto a situação atual da nossa vida que a nossa segurança e comodismo serão totalmente destruídos.

Na verdade poderemos ficar abalados com aquilo que Deus vai falar e destruir quando nos visitar. Por outro lado, podemos ficar abalados mais ainda com aquilo que teremos para falar com Ele.

De alguma forma nesta visita descobriremos que Ele desse nos revelar algumas coisas: Em primeiro lugar a Si próprio; e depois disto, os Seus planos, a Sua Palavra, os Seus caminhos, os Seus pensamentos, os Seus desejos, os Seus propósitos, o Seu amor, a Sua ira, e também, as Suas provisões.

Muitos precisam ser abalados em sua estrutura (criada por nós ou pela nossa religião) e assim descobrir qual é a verdadeira base que construirão toda sua vida cristã (ou o nome quer você queira dar).

Na verdade vivemos tentando chegar até Deus através de nossas torres de Babel, ou através de alguma imitação humana da escada de Jacó, e assim ficamos como quem anda em uma esteira de ginástica; andamos, nos cansamos, mas não chegamos a lugar nenhum.

Precisamos permitir que Deus não só nos visite (em alguns cultos de fogo ou momentos especiais), mas que Ele habite em nós, que Ele se revele a cada dia mais e mais através dos detalhes e circunstâncias diárias de nossa vida.

Sei que com certeza isso trará morte para nossa vontade, nossos planos, enfim, para todo nosso projeto já pré-estabelecido. Mas quero lembra-lo que já estamos crucificados, e também ressurretos com Cristo, e sentado com Ele nas regiões celestiais. Então, vamos nos dispor a ir até a morte, pois será isto a consequência da presença de Deus em nossas vidas.

Deixe Deus abalar aquilo que precisa ser abalado em sua vida. Deixe as suas rebeliões e temores de lado, e diga por fé: “Ainda que esse abalo me leve a morte (do meu eu), quero ter um relacionamento real, íntimo, e, viver na presença do Meu Senhor!

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos fortaleça e sustente nos dias de abalo.

Oswaldo Pinho

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Deus restaura os caídos



“Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, ao levantar do sol. E diziam, uma às outras: Quem nos removerá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, notaram que a pedra já estava removida; pois era muito grande; e entrando no sepulcro, viram um jovem sentado à direita, vestido de um longo manto branco; e ficaram aterrorizadas. E ele lhes disse: Não vos atemorizes; buscai a Jesus de Nazaré; que foi crucificado; ele ressuscitou; não está aqui; vede o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, E A PEDRO, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse.” (Marcos 16:1-7)

Podemos tirar algumas lições práticas para nossas vidas através deste texto, mas principalmente da frase: “E a Pedro”.

Podemos nos perguntar: Porque ele não disse: “E a João”, este era conhecido como o amado do Senhor. Ou “E a Tomé”, pois este duvidou da ressurreição do Senhor.

O que havia então em Pedro para que ele fosse tão especifico e direto em seu recado. Para poder entender bem isto precisamos voltar no tempo, exatamente três dias atrás.

Pedro cometera um grande pecado, apesar de ter sido avisado pelo próprio Senhor, e com certeza sabia as consequências desta sua atitude.
“Mas quem me negar diante do homem será negado diante dos anjos de Deus.” (Lucas 12:9)

Pedro se escondeu, se sentindo só, coberto pela sua vergonha, com pensamentos, os quais conseguimos imaginar: “Depois disto não tem mais jeito para mim, sou indigno de ser lembrado ou aceito novamente pelo Senhor.
Pedro com certeza olhou para sua fraqueza e pensou em desistir. Pedro, como nós, ao olhar sua realidade e sua humanidade, enxergou seus erros, defeitos e misérias, e, ainda não entendendo totalmente a Graça de Deus, resolveu se excluir daquilo que nunca foi excluído pelo Senhor, Seu propósito eterno.
Como Pedro, insistimos em nos culpar, lembrar de coisas quando o próprio Senhor não se lembra delas.

Somos, como Pedro, pessoas frágeis e muitas das vezes fazemos declarações que não podemos sustentar em nossa força natural.

“Ainda que todos venham a tropeçar por tua causa, eu jamais tropeçarei.” (Mateus 26:33)

Tenho entendido, depois de muito falhar, que através da minha força, não consigo nem mesmo ir até o Senhor. Todavia, creio que nos momentos de extrema fraqueza e debilidade, de forma sobrenatural o amor de Deus nos atrai e nos dá forças. E assim, entendendo que não me resta mais nada a não ser correr para os braços do Pai.

A minha, e com certeza, a sua, grande esperança é que: Jesus como Bom Pastor irá ao encontro de Suas ovelhas caídas e feridas para restaura-las.
Gostaria então, baseado em algo que li, de anotar algumas atitudes práticas que Jesus tomou para restaurar a vida de Pedro:

1ª Atitude: Foi Jesus que procurou Pedro:

Quando estamos fracos, quando tropeçamos e caímos, nos falta forças, estamos envergonhados e não conseguimos nos erguer sozinhos e dependemos de ajuda para sermos restaurados.

2ª Atitude: Jesus nunca desistirá e nem esmagará aquele que está caído:

“Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencedor o juízo.” (Mateus 12:20)

Talvez Pedro quando encontrou o Senhor, agindo segundo o seu próprio padrão de agir, esperava uma severa reprimenda do Senhor, pois sua  auto estima estava no pó, ele se sentia o pior dos homens naquele momento.

Porém, ao contrário de todas as expectativas de Pedro, o Senhor preparou um cenário para restaurar aquele homem precioso, que só o Senhor conseguia enxergar naquele momento, e, fez-lhe perguntas diretas ao seu coração.

3ª Atitude: Reavivou o primeiro amor de Pedro

Em vez de confrontar Pedro e lembrá-lo de suas vergonhas e misérias. Jesus o toca de maneira sensível: “Tu me amas?”

Com aquela conversa e perguntas, Jesus vai entrando novamente no coração de Pedro e restaurando o propósito e o ministério daquele homem tão precioso e com um potencial que só o Senhor conseguia ver naquele momento.

Escrevo estas coisas em lágrimas, pois com certeza preciso entender a profundidade destas verdades e assim compreender como Paulo compreendeu o amor de Deus.

“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:17-19)

Oswaldo Pinho
URL: http://oswaldopinho.blogspot.com/