Mostrar mensagens com a etiqueta meditação bíblica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta meditação bíblica. Mostrar todas as mensagens

sábado, 28 de março de 2026

Semeando com Lágrimas



"Aqueles que semearem em lágrimas colherão com canções de alegria." - Salmo 126:5

O Salmo 126 descreve um processo interessante que vai contra nossas tendências naturais quando somos levados para um período difícil de nossas vidas. Sempre que somos lançados em uma crise que nos traz às lágrimas, nossa tendência é recuar ou recuar com medo e dor. No entanto, há uma maneira melhor que Deus nos diz para lidar com esses tempos de sofrimento.

Aqueles que semeiam em lágrimas colherão com canções de alegria. "Aquele que sai chorando, carregando sementes para semear, retornará com canções de alegria, carregando feixes consigo" (Salmos 126:5-6). Deus está a dizer-nos que, se fizermos o que é antinatural para nós nessas circunstâncias, Ele garantirá que o que semeamos em lágrimas retorne com alegria. Essa é uma das lições mais importantes que podemos aprender diante de circunstâncias difíceis. Em vez de ficarmos parados e permitirmos que a autopiedade e o desânimo nos consumam, devemos plantar sementes durante esse tempo. Procure alguém que precise de um amigo. Invista na vida de outro. Veja onde pode ser uma bênção para alguém. Dê de si mesmo.

OSalmista reconhece que estamos fazendo isso enquanto estamos em nossa dor. No entanto, nesse período devemos semear sementes. Essa semente vai voltar para nós em outra forma. Aqui está o que vai acontecer quando fizermos isso. "Aquele que sai chorando, carregando sementes para semear, retornará com canções de alegria, carregando feixes consigo." Receberemos alegria e frutos da semente que plantarmos durante esse tempo. Os feixes representam o fruto de uma colheita. Na verdade, vamos colher dessa semente.

"Não deve deixar as circunstâncias vos destruírem! Muitos no Reino estão contando contigo para superar isso por causa do chamado da sua vida!" Essas foram as palavras que um amigo disse a outro, quando estava no meio de uma situação pessoal e profissional muito difícil que o ameaçava destruir emocionalmente. Essa pessoa viu o que Deus estava a fazer e o fruto que Deus queria trazer dessas circunstâncias. Às vezes, precisamos de outras pessoas ao nosso redor para nos impulsionar nos momentos difíceis. Se estiveres numa situação difícil hoje, vê onde podes semear alguma sementeira. Logo colherás canções de alegria.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Sem tempo para vasos de barro / No Time for Clay Pots (PT/EN)



"Ora, numa grande casa não há somente vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; uns para honra, outros para desonra." (2 Timóteo 2:20)

Estás destinado à grandeza no reino de Deus?

Faz essa pergunta à maioria dos crentes e eles te assegurarão humildemente que não. "Sabe, nem todos podemos ser vasos de ouro", dirão. "Como diz a Bíblia, alguns de nós somos chamados apenas para ser pequenos vasos de barro."

Graças a Deus, a Bíblia não diz nada disso!

Certamente haverá vasos de ouro no reino e haverá vasos de barro, mas somos nós — e não Deus — que determinamos de que tipo seremos. 2 Timóteo 2:21 nos diz que "aquele que se purifica [do que é ignóbil e impuro] — que se separa do contato com influências contaminantes e corruptoras será [então] um vaso separado e útil para propósitos honrosos e nobres, consagrado e proveitoso para o Senhor, apto e pronto para toda boa obra" (AMP).

Vaso de ouro ou vaso de barro, a escolha é tua!

Por que, então, tantos crentes escolhem realizar trabalhos servis no reino de Deus? Por que se contentam em permanecer vasos de barro?

Porque lhes falta algo essencial para todo vaso de ouro: dedicação. Não tomaram a decisão firme de se separar das influências contaminadoras. Não estiveram dispostos a abandonar os caminhos do mundo e seguir com Deus além do ponto sem volta.

Meu amigo, Deus está a realizar coisas extraordinárias na Terra neste momento. Ele está a operar sinais e maravilhas, a preparar o caminho para a volta de Jesus. Este é um tempo emocionante, mas definitivamente não é tempo para vasos de barro! Portanto, se ainda não assumiste o compromisso que te transformará num vaso de ouro, admite. Depois, reserva um tempo para te aproximares de Deus e estudara a Palavra dEle e alinha a tua vontade com a dEle. Deixa o Espírito Santo trabalhar em ti até que estejas disposto a deixar para trás os caminhos do mundo e trilhar caminhos mais elevados — os caminhos de Deus.

Faz isso agora. A hora é tardia. A glória de Deus está a derramar-se sobre a terra numa onda final e emocionante. Não está a escorrer de vasos de barro. Está a ser derramada em vasos de ouro — e é exatamente isso que Deus está a chamares para ser.

— Kenneth Copeland

LEITURA BÍBLICA: 2 Timóteo 2:15-26

..........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.

A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade!

✨📖

Clica AQUI

..................

"But in a great house there are not only vessels of gold and of silver, but also of wood and of earth; and some to honor, and some to dishonor."   -- (2 Timothy 2:20)

Are you destined for greatness in the kingdom of God?

Ask most believers that question and they'll humbly assure you they're not. "You know we can't all be golden vessels" they'll say. "Like the Bible says, some of us are just called to be little clay pots."

Praise God, the Bible doesn't say any such thing!

Certainly there are going to be some golden vessels in the kingdom and there are going to be some clay pots, but we are the ones--not God—who determine which kind we will be. Second Timothy 2:21 tells us that "whoever cleanses himself [from what is ignoble and unclean]—who separates himself from contact with contaminating and corrupting influences-- will [then himself] be a vessel set apart and useful for honorable and noble purposes, consecrated and profitable to the Master, fit and ready for any good work" (AMP).

Golden vessel or clay pot, the choice is up to you!

Why then do so many believers choose to do menial work in the kingdom of God? Why are they content to remain clay pots?

Because they lack one thing every golden vessel must have. They lack dedication. They haven't made a quality decision to separate themselves from contaminating influences. They haven't been willing to turn away from the ways of the world and go on with God past the point of no return.

My friend, God is doing some exciting things on this earth right now. He's working signs and wonders, paving the way for Jesus' return. This is a thrilling time, but it's definitely no time for clay pots! So if you haven't yet made the kind of commitment that will turn you into a golden vessel, admit it. Then take the time to get before God and study His Word and get your will in line with His. Let the Holy Spirit deal with you until you're willing to leave the ways of the world behind and walk in higher ways--the ways of God.

Do it now. The hour is late. The glory of God is spilling over the earth in one final thrilling wave. It's not trickling out of clay pots. It's being poured through golden vessels--and that's exactly what God is calling you to be.

--  Kenneth Copeland

SCRIPTURE READING:  2 Timothy 2:15-26

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Deus vai abalar aquilo que é abalável

Hoje acordei orando e meditando sobre alguns acontecimentos, e suas consequências, que muitas vezes nos tomam de assalto, acontecimentos estes que não sabemos de onde veio e nem para onde vai.

Nos sentimos perdidos, “sem chão”, diante de dilemas sem respostas. Creio firmemente que Deus tem um propósito para todas as coisas e que também todas essas coisas irão cooperar de alguma forma com o Seu propósito em nossas vidas.

Todavia, meu lado humano e natural precisava de uma explicação e de perceber a lição contida nestas circunstâncias. Sendo assim, o Senhor com Sua infinita bondade e misericórdia me lembrou de um texto, que já ouvi, já li, preguei e escrevi sobre ele. Portanto, de maneira resumida gostaria de juntar tudo isso para de alguma forma mostrar aquilo que foi mostrado para mim.

“Cuidado! Não rejeiteis Aquele que fala. Pois, se não escaparam os que rejeitaram que os advertia sobre a terra, muito menos nós, se desprezamos Aquele que nos admoesta do céu. Aquele, cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: “Ainda uma vez abalarei não somente a terra, mas de igual modo todo o céu.” Ora, esta frase: “Ainda uma vez” indica a remoção de coisas que podem ser abaladas, isto é, as coisas criadas, para que permaneça o que não pode ser abalado.”

Alguns de nós tem um desejo profundo e sincero que haja uma visitação poderosa de Deus em nossas vidas, família, trabalho e principalmente na Igreja como um todo. Todavia, não sei bem se pesamos as consequências desta visitação.

Se Deus realmente estiver em nosso meio, Ele vai abalar tanto a situação atual da nossa vida que a nossa segurança e comodismo serão totalmente destruídos.

Na verdade poderemos ficar abalados com aquilo que Deus vai falar e destruir quando nos visitar. Por outro lado, podemos ficar abalados mais ainda com aquilo que teremos para falar com Ele.

De alguma forma nesta visita descobriremos que Ele desse nos revelar algumas coisas: Em primeiro lugar a Si próprio; e depois disto, os Seus planos, a Sua Palavra, os Seus caminhos, os Seus pensamentos, os Seus desejos, os Seus propósitos, o Seu amor, a Sua ira, e também, as Suas provisões.

Muitos precisam ser abalados em sua estrutura (criada por nós ou pela nossa religião) e assim descobrir qual é a verdadeira base que construirão toda sua vida cristã (ou o nome quer você queira dar).

Na verdade vivemos tentando chegar até Deus através de nossas torres de Babel, ou através de alguma imitação humana da escada de Jacó, e assim ficamos como quem anda em uma esteira de ginástica; andamos, nos cansamos, mas não chegamos a lugar nenhum.

Precisamos permitir que Deus não só nos visite (em alguns cultos de fogo ou momentos especiais), mas que Ele habite em nós, que Ele se revele a cada dia mais e mais através dos detalhes e circunstâncias diárias de nossa vida.

Sei que com certeza isso trará morte para nossa vontade, nossos planos, enfim, para todo nosso projeto já pré-estabelecido. Mas quero lembra-lo que já estamos crucificados, e também ressurretos com Cristo, e sentado com Ele nas regiões celestiais. Então, vamos nos dispor a ir até a morte, pois será isto a consequência da presença de Deus em nossas vidas.

Deixe Deus abalar aquilo que precisa ser abalado em sua vida. Deixe as suas rebeliões e temores de lado, e diga por fé: “Ainda que esse abalo me leve a morte (do meu eu), quero ter um relacionamento real, íntimo, e, viver na presença do Meu Senhor!

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos fortaleça e sustente nos dias de abalo.

Oswaldo Pinho

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

diga "não!" ao "eu"



"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo..."

Muitas vezes nos justificamos, em coisas ou em pessoas, para não fazermos o que o Senhor nos manda, mas o grande problema está em nós, pois não queremos renunciar ou negar a nossa vontade. "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muitos frutos" (João 12:24). Precisamos temer mais o nosso "eu" do que o Diabo.

O Senhor Jesus, não nos pediu para carregar a cruz dEle, mas a nossa cruz dia a dia.

O que Cristo fez na Cruz? Ele morreu, e a nossa cruz é morrer todo o tempo, matando toda a vontade do "eu". Assim como Ele ressuscitou, a vida dEle  ressurge em nossa vida rendida, submissa, assim seremos edificados dia a dia.

Como viver essa realidade, como viver esse caminho da Cruz, qual o trabalho da Cruz em nós, o que isso significa? Precisamos entender isso!

Primeiro Ele usará a acção da Sua Palavra em todo tempo. 

Segundo Ele nos dará a Suas providências.

Isso é para entendermos o propósito de Deus para nossas vidas, que sejamos a imagem do Seu Filho. 

Pare e pense: estamos a caminhar com as nossas atitudes para sermos parecidos com Cristo? Isso precisa ser claro em nossa vida. Romanos 8:29 fala de sermos conforme a imagem do Seu Filho. Hebreus 2:10 diz para nos conduzir para Sua glória.

O "grão" terá que morrer.

Se alguém quer vir após mim "negue-se" a si mesmo... Abandonar o "ego" o "eu")

Amados, precisamos compreender a nossa vida, que ela não existe sem ter a vida de Cristo, e ter a vida de Cristo significa Ele ser absoluto, os problemas, os sonhos, os planos, desejos, nossa maneira de viver, coisas que possuímos, diferenças pessoais, essas coisas não nos trará dificuldade ou ocupará nossa mente (Romanos 8:29) isso para atingirmos o Seu objetivo inicial - sermos feito Sua imagem e Semelhança.

É importante tomarmos a Palavra de Deus como fala em Hebreus 4:12.

Irmãos, essa palavra tem que ser real em nós. A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que espada de dois gumes: um gume para morte e um gume opera a ressurreição. Efésios 4:22 complementa essa palavra dizendo, "despojando do velho homem que se corrompe pelos maus desejos do engano". Despojar do egoísmo, da cobiça, das paixões, das ambições, dos falsos motivos, soberba, vaidade da carne e todo lixo que está em nós. 

A Palavra quer tirar tudo isso como espada revelando o trabalho da cruz, se não morrermos ficaremos só.

Precisamos de Efésios 4:23 nos renovar no espírito do nosso entendimento, ou na nossa mente. Que quer dizer "espírito da mente"; o que vem a ser isso? O princípio da maneira que governa nossa maneira de pensar, porque nascemos de novo, mas ainda com a mente velha, emoções velhas, pensamentos velhos, nos alegramos com coisas que não exaltam a Deus, desejamos o que Deus não deseja, pensamos o que Deus não pensa. Assim, a Palavra de Deus entra para nos libertar dia após dia. 

sábado, 30 de novembro de 2019

Quando coloco o Reino de Deus em primeiro lugar…

…fico mais tranquilo.
Coisa triste é viver preocupado, sem saber o que vai acontecer. Mas quem coloca o Reino de Deus em primeiro lugar não vive assim. Descanso nos braços de Deus, só faço isso.
…desligo-me de coisas que podem me fazer mal.
É muito óbvio, mas muita gente não entende. Se foco no Reino de Deus, automaticamente estou deixando de lado coisas que podem me fazer mal. Minha agenda se torna uma agenda espiritual de qualidade.
…tenho uma mente mais saudável.
Não é a toa que existe uma passagem bíblica que diz assim: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Cl 3:2). Se coloco a mente no “reino terreno”, terei muitas preocupações, frustrações, decepções… Mas se coloco a mente nas coisas de cima, focando o Reino, terei paz, a paz que excede todo entendimento.
…aumento minha intimidade com Ele.
Para ter intimidade, preciso ter tempo com alguém. Se quero intimidade com o Senhor, preciso passar tempo com Ele e com as “coisas” do Seu Reino. Simples assim.
…pareço-me mais com Jesus.
Jesus deixou bem claro que a prioridade dele era fazer a vontade de Deus. Seu foco era o Reino. Quando coloco o Reino de Deus em primeiro lugar, pareço-me com Ele.
…recebo o cuidado de Deus.
Por que me preocupar? Por que me angustiar? Deus cuida de mim, me dá tudo de que preciso. Foi Jesus quem disse isso, certo? Se ele disse, eu creio. Não preciso ajudar Deus a me ajudar. Vivo para o Reino de Deus e ele cuida de mim.
Sinceramente? Vale a pena colocar o Reino de Deus em primeiro lugar.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

celestial

"A Terra é bela, muito além de qualquer descrição. Deus deve amar-nos muito para providenciar um planeta tão perfeitamente afinado para a existência de vida, no meio do que parece ser um universo vazio. Enquanto desfruto da vista e o conforto da Sua doce presença, estou convicto de que servimos um Pai celestial incrivelmente amoroso. Mais tarde, enquanto decorria a minha experiência no espaço, fiquei convencido que Deus também é inacreditavelmente poderoso para ter criado um Universo tão vasto e magnífico" - declarações do astronauta Joe Tanner na sua missão espacial a bordo do vaivém Atlantis.

A Bíblia diz que "o céu proclama a glória de Deus, o firmamento anuncia a obra da sua criação. Cada dia transmite mensagem ao dia seguinte e cada noite dá conhecimento à outra noite. Não pronunciam discursos, nem palavras, nem fazem ouvir a sua voz. Contudo, a sua proclamação chega até ao fim do mundo e a sua mensagem é ouvida nos confins da terra" (Salmo 19.1-5).

O nosso Deus é grande e poderoso! Ainda assim, preocupa-se consigo e comigo. O seu amor é tão vasto e tão profundo quanto o Universo que criou. "Deus amou o mundo de tal modo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nEle crer não se perca, mas tenha a vida eterna" (João 3.16). Que toda a Terra louve a este grande Deus!

o que Jesus diz de ti

Uma mulher traiu o seu marido com outro homem. "A lei de Moisés diz que esta mulher deve ser castigada pelo mal que fez. Ela deve ser apedrejada!" - diziam os fariseus. - "E tu Jesus, o que dizes?"

Há uma diferença abismal entre o que as pessoas pensam e o que Deus pensa. "Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55.9).

Jesus sabia que a mulher tinha cometido um pecado grave mas não se juntou àqueles homens, nas acusações que lhe faziam. Ele conhecia também as más intenções no coração dos que a acusavam. Sabia que eles não estavam imunes à condenação. Cheio de sabedoria, Jesus tomou uma postura de amor, de perdão e de graça. Ele revela-nos o coração de Deus diante dos nossos erros.

Pode parecer estranho, mas saber que os nossos erros nos desqualificam a ter um relacionamento com Deus é o primeiro passo para que Ele se achegue a nós. É importante percebermos que não andamos com Deus por mérito, mas apenas pela graça e perdão de Deus. Este é o momento certo para procurares Deus! Não esperes pela perfeição porque esse dia nunca chegará! Jesus não veio para os perfeitos, mas para os imperfeitos. Ele próprio disse: "Eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento" (Mateus 9.13).

Jesus ama-te e diz-te o mesmo que disse àquela mulher: "Eu não te condeno, por isso podes voltar para casa em paz. E daqui em diante não tornes a pecar" (Jo 8.11).

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

O Reino do Amor

“Ele respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Disse Jesus: Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá.”  (Lucas 10.27-28)

O caminho do Reino, o seguimento a Jesus, se realiza assim: Amando a Deus e ao próximo. Um amor que envolve todo o ser na relação com Deus. Que perpassa todas as dimensões da vida. Um amor que não se contenta com liturgias e que torna sagrada a vida e não um templo. Um amor redefinidor de conceitos, um amor que nos faz perguntas e não se contenta com desculpas. “Onde está o teu irmão?” (Gn 4.9). A fé cristã é revolucionária pois nos chama de volta para o amor, nós que vivemos e sobrevivemos do poder. O poder de ter, de conhecer, de parecer, de pertencer… A fé cristã nos diz que forte mesmo são os fracos, capazes mesmo são os que pouco sabem. Pois o amor repensa o mundo!
Na fé cristã somos chamados para amar porque Deus nos amou. Fomos e somos amados por Ele como jamais seremos amados. A fé cristã é a fé no amor de Deus. A missão cristã é, neste mundo, ser veículo do amor de Deus, para que cada pessoa consiga perceber que não foi esquecida e não é rejeitada por Deus. A adoração cristã é viver diariamente a missão cristã. Não é dizer coisas bonitas ou mesmo corretas sobre Deus. Ele, diferente de nós que precisamos ser animados e reconhecidos, não precisa! Honrá-lo com palavras só é honrá-lo quando o honramos com nossas atitudes motivadas pelo amor. 
No amor a Deus somos inspirados a ser santos. No amor ao próximo somos chamados a ser servos. Uma santidade que se processa pelo esvaziamento do nosso ego e o enchimento de nosso ser com a comunhão, com a presença de Deus e do próximo. Um serviço que torna o outro recebedor das bondades que encontramos no amor de Deus. Há tanto para se pensar e considerar sobre essa vida de amor! Mas o que precisamos mesmo é amar. Dar o primeiro passo e diariamente seguir dando os passos de amor a Deus e ao próximo. Que orar, cantar, contribuir e tudo mais sejam movimentos de amor em nossa vida. Que nossa vida seja cristã! Que seja cheia de amor, pois o Reino para o qual fomos levados por Cristo é o Reino do amor. 
leitura recomendada...

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

chamadas grátis e ilimitadas

Deus coloca à nossa disposição uma linha directa para falarmos com Ele. Podemos comunicar-nos com Deus a qualquer hora do dia ou da noite, sem qualquer custo, sem perder o sinal de rede e com uma bateria que nunca acaba. A tecnologia do Céu é muito mais acessível e avançada do que a nossa.

Quando não souber o que fazer, a quem pedir ajuda ou simplesmente se quiser falar com alguém: ore! Veja o que a Bíblia diz sobre este assunto: "A oração feita por um justo pode muito nos seus efeitos" (Tiago 5.16), "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações" (I Pedro 3.12), "Vivam permanentemente em oração e dêem graças a Deus por tudo pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em união com Cristo Jesus" (I Tessalonicenses 5.16-18).

Deus atende à sua chamada pois Ele está permanentemente disponível para si. Contudo, tem de ser você a procurar, como diz a Palavra: "Peçam e Deus vos dará; procurem e hão-de encontrar; batam à porta e ela há-de abrir-se-vos, pois aquele que pede, recebe; aquele que procura, encontra; e a quem bate, a porta se abrirá" (Mateus 7.7,8)

Texto auxiliar: Salmo 63

quinta-feira, 20 de junho de 2019

que herança vai deixar?

O apóstolo Paulo, provavelmente, não deixou dinheiro nem propriedades quando morreu, mas deixou um legado excelente. O seu legado foram os seus escritos, as pessoas que alcançou para Cristo, aqueles que orientou e a sua influência duradoura. 

Todos os dias a sua vida toca em outras vidas, de formas que não se vêem. Não tem de conhecer alguém pessoalmente para experimentar a bênção do seu legado. Assim como acontece quando entramos numa sala vazia e ainda sentimos o perfume de alguém, o seu impacto pode continuar a ser sentido muito tempo depois de ter partido. 

Normalmente associamos legado a morte, por isso não gostamos particularmente do tema, ou assumimos que, visto que o nosso legado só vai ser revelado daquilo a muito anos, não precisamos de começar a investir nele agora. Noutros casos achamos que, seja como for, temos pouco ou nenhum controlo sobre o que deixamos para trás, mas não é assim, "o homem bom deixa herança". 

Qual vai ser a sua? Mais importante ainda, o que lhe vai custar? Visto que nem sempre pode deixar as suas melhores doações através de testamento, porque não tenta deixar algo com mais significado - algo que mostre quem você era. 

Uma coisa é avaliar o sucesso pelo dinheiro que tem na conta do banco, a quantidade dos seus bens e o valor das suas acções, outra coisa complemente diferente é avaliá-lo de acordo com coisas imateriais, como ser um cônjuge fiel, educar bons filhos, construir o reino de Deus e deixar a sua luz a brilhar mesmo depois de partir.

Todos os grandes legados têm um preço. Para ultrapassar a mediocridade, tem de investir todos os dias na vida daqueles que vêm a seguir a si.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Lições de Filemon

1 Da parte de Paulo, prisioneiro por causa de Cristo Jesus, e ainda do irmão Timóteo, a Filémon, nosso querido colaborador, 2 à nossa irmã Ápia e a Arquipo, que nos acompanha na luta, e também à igreja que se costuma reunir em tua casa. 3 Que a graça e a paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco. 4 Nas minhas orações, lembro-me sempre de ti e dou graças ao meu Deus, 5 porque tenho ouvido falar do teu amor e da fé que tens no Senhor Jesus para benefício de todos os santos. 6 Peço que a partilha da tua fé seja eficaz, conhecendo todo o bem que temos por Cristo. 7 O teu amor, meu caro irmão, dá-me muita alegria e coragem, porque com ele tens fortalecido o coração dos santos. 8 Por isso, ainda que eu tenha plena liberdade em nome de Cristo para te mandar fazer o que for mais conveniente, 9 prefiro, no entanto, fazer-te um pedido por amor de Deus. Sou eu, Paulo, agora velho e prisioneiro por causa de Jesus Cristo, 10 quem te pede a favor de Onésimo que aqui na prisão se tornou como um filho meu. 11 Noutro tempo ele te era inútil. Agora, porém, é útil, não só para ti, mas também para mim. 12 Mandei-to então de volta e peço-te que o recebas como se ele fosse filho das minhas próprias entranhas. 13 Gostava de o conservar aqui comigo, para me ajudar como se fosses tu, enquanto estou preso por causa do evangelho. 14 Mas não quis resolver nada sem o teu conhecimento, para que o favor que te peço não seja por obrigação, mas da tua livre vontade. 15 Pode até suceder que Onésimo se tenha ausentado de ti por algum tempo para que agora o conserves para sempre. 16 Não já como escravo mas, muito mais do que isso, como um querido irmão na fé. Tenho por ele muita estima, mas tu ainda deverás ter mais, quer como ser humano, quer como irmão no Senhor. 17 Por isso, se me consideras em comunhão contigo, recebe Onésimo como se me recebesses a mim. 18 Se ele te causou algum prejuízo, ou se te deve alguma coisa, deixa isso à minha conta. 19 Eu, Paulo, aqui o deixo escrito pelo meu próprio punho: «Eu to pagarei.» Ainda que pudesse lembrar-te que me deves a tua própria vida. 20 Sim, meu irmão, faz-me esse favor, como crente no Senhor. Alivia-me deste cuidado como irmão em Cristo! 21 Escrevo-te confiado em que farás o que digo, e estou convencido que até irás fazer mais do que aquilo que te peço. 22 Ao mesmo tempo, prepara também um quarto para mim, pois espero que Deus responda às vossas orações concedendo-vos essa graça. 23 Recebe cumprimentos de Epafras, que está comigo na prisão por causa de Cristo Jesus, 24 bem como dos meus colaboradores Marcos, Aristarco, Demas e Lucas. 25 Que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco.
Copyright © 1993, 2009 Sociedade Bíblica de Portugal

Estava a fazer a minha leitura diária da Bíblia, e hoje passei por este texto, que nos dão algumas lições, para as quais - acho eu - devemos dar crédito:

1 - "prisioneiro por causa de Cristo". O apóstolo Paulo estava disposto a sofrer pela defesa do Evangelho de Cristo. Ele não estava a desfrutar do seu sossego da sua casa, no conforto do seu sofá, mas num lugar escuro, com mau cheiro, etc. O Evangelho que Paulo professava e pelo qual estava a preso não era o Evangelho do facilitismo, da bênção aos "ponta-pés", mas o Evangelho que era incompreendido, criticado, e até perseguido.

2 - Os primeiros versículos mostram-nos que ele não estava sozinho, mas menciona pessoas que estavam com ele, como colaboradores na luta do Evangelho.

3 - Estando em prisão, a passar por momentos desconfortáveis, em não se revoltou contra Deus - como fazem alguns cristãos quando as coisas não são só bênçãos, só momentos bons - mas buscava ao Senhor em oração e fazia-o com acções de graças.

4 - "... ouvido falar do teu amor..." O amor é um mandamento e deve tornar-se visível de forma prática. Filemon era um jovem que exercia o amor a favor dos "domésticos da fé", e com certeza, por outros que estavam à sua volta (o próximo). Vemos mais a respeito do amor de Filemon no v. 7. Filemon era um exemplo de amor pelo Reino, e pelas pessoas.

5 - "... e da fé que tens no Senhor" Sua fé era conhecida. Não era uma fé escondida, envergonhada, mas uma fé que era vista, de forma que chegou aos ouvidos de Paulo a respeito da fé que ele tinha no Senhor.

6 - "Peço que a partilha da tua fé seja eficaz..." Isso mostra que a partilha da nossa fé pode ser ineficaz. Que possamos partilhar a nossa fé de forma correcta, de forma que as pessoas possam desejar ter, e não que se afastem.

7 - Apesar de Paulo ser autoridade sobre a vida de Filemon, e tenha a "liberdade... para te mandar fazer", Paulo tinha a atitude de pedir por amor de Deus.

8 - Paulo solicita que Filemon recebesse Onésimo (com quem não havia tido um bom relacionamento) como se Onésimo fosse filho natural de Paulo, mas também como se recebesse a ele mesmo (v. 17).

9 - Paulo procura não resolver tudo sozinho (v. 14), para que Filemon não fizesse algo por obrigação, mas de livre vontade.

10 - Paulo incentiva Filemon a não fazer discriminação por Onésimo ter sido escravo, mas a recebê-lo como irmão. 

11 - Paulo dispõe-se a assumir qualquer prejuízo que Onésimo tenha causado no passado a Filemon, a fim de que agora pudesse haver um bom relacionamento entre estes dois irmãos.

12 - Paulo esperava que Filemon cumprisse o que lhe era pedido, mas que fosse ainda mais além do que lhe fora pedido.

13 - Paulo tinha fé, sabia que os irmãos oravam pela sua libertação, e pediu que houvesse uma acção antecipada, para que quando houvesse uma acção divina na sua libertação daquele cativeiro, tudo já estivesse orientado para que ele tivesse um lugar de refrigério.


segunda-feira, 18 de março de 2019

Inquietações e Prioridades

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139.23-24)

O que mais nos inquieta? Nossas inquietações são as nossas preocupações. Aquilo que nos faz falta e nos deixa incomodados, pensando, preocupados. Nossas inquietações falam muito a nosso respeito. Elas revelam nossos valores e nossas crenças. Só nos inquietamos por aquilo que valorizamos. O que não valorizamos não nos causa inquietação. Valores pobres e crenças pobres nos levam a inquietações fúteis. Levam-nos a dar proporções exageradas a coisas pequenas. Podem nos levar a ignorar o que realmente importa e a não dar atenção ao que deveríamos dar toda atenção. Diante da experiência com o amor de Deus e Seu reino, somos desafiados a considerar nossas inquietações, avalia-las e administra-las pela fé. Isso fica muito claro no ensino de Jesus.

Em Mateus 6 Ele fala que não devemos viver inquietos por causa de nossas necessidades materiais ou a respeito da brevidade de nossa vida. Segundo Jesus, quanto às nossas necessidades materiais, devemos confiar em Deus para sermos supridos, pois Ele nos ama. E se Ele não se esquece dos pássaros, mas os alimenta, também cuidará de nós, pois valemos mais para Ele do que muitos pássaros. Quanto a brevidade de nossa vida, qualquer preocupação seria inútil, pois nada podemos fazer a respeito. O que devemos fazer, diz Jesus, é buscar como prioridade nosso relacionamento com Deus e nosso envolvimento com Seu reino. As demais coisas nos serão acrescentadas. Não é fácil seguir o ensino de Jesus e não são muitos que o seguem.

Acreditamos que é mais fácil fazer as coisas do nosso jeito e cuidar de garantir nossas necessidades, e fazermos todo o possível para prolongar a vida ao máximo. Não creio que Jesus esteja se posicionando contra nosso cuidado e previdência. Creio que Ele está apontando o erro de deixar Deus e Seu reino em segundo plano. Ele está nos fazendo perceber que existe uma ordem certa para as prioridades de nossa vida e que Deus e Seu reino devem estar no topo. O salmista pediu que Deus lhe revelasse suas prioridades – inquietações. O que a nós importa, nos incomoda. O que nos incomoda nos governa. Jamais seremos livres e felizes se não for Deus nosso maior incómodo e Seu reino nossa maior inquietação. Se nossa vida não estiver na ordem certa, o resultado será incerto. Pois, na vida, a ordem dos factores altera completamente o produto.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Deus restaura os caídos



“Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, ao levantar do sol. E diziam, uma às outras: Quem nos removerá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, notaram que a pedra já estava removida; pois era muito grande; e entrando no sepulcro, viram um jovem sentado à direita, vestido de um longo manto branco; e ficaram aterrorizadas. E ele lhes disse: Não vos atemorizes; buscai a Jesus de Nazaré; que foi crucificado; ele ressuscitou; não está aqui; vede o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, E A PEDRO, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse.” (Marcos 16:1-7)

Podemos tirar algumas lições práticas para nossas vidas através deste texto, mas principalmente da frase: “E a Pedro”.

Podemos nos perguntar: Porque ele não disse: “E a João”, este era conhecido como o amado do Senhor. Ou “E a Tomé”, pois este duvidou da ressurreição do Senhor.

O que havia então em Pedro para que ele fosse tão especifico e direto em seu recado. Para poder entender bem isto precisamos voltar no tempo, exatamente três dias atrás.

Pedro cometera um grande pecado, apesar de ter sido avisado pelo próprio Senhor, e com certeza sabia as consequências desta sua atitude.
“Mas quem me negar diante do homem será negado diante dos anjos de Deus.” (Lucas 12:9)

Pedro se escondeu, se sentindo só, coberto pela sua vergonha, com pensamentos, os quais conseguimos imaginar: “Depois disto não tem mais jeito para mim, sou indigno de ser lembrado ou aceito novamente pelo Senhor.
Pedro com certeza olhou para sua fraqueza e pensou em desistir. Pedro, como nós, ao olhar sua realidade e sua humanidade, enxergou seus erros, defeitos e misérias, e, ainda não entendendo totalmente a Graça de Deus, resolveu se excluir daquilo que nunca foi excluído pelo Senhor, Seu propósito eterno.
Como Pedro, insistimos em nos culpar, lembrar de coisas quando o próprio Senhor não se lembra delas.

Somos, como Pedro, pessoas frágeis e muitas das vezes fazemos declarações que não podemos sustentar em nossa força natural.

“Ainda que todos venham a tropeçar por tua causa, eu jamais tropeçarei.” (Mateus 26:33)

Tenho entendido, depois de muito falhar, que através da minha força, não consigo nem mesmo ir até o Senhor. Todavia, creio que nos momentos de extrema fraqueza e debilidade, de forma sobrenatural o amor de Deus nos atrai e nos dá forças. E assim, entendendo que não me resta mais nada a não ser correr para os braços do Pai.

A minha, e com certeza, a sua, grande esperança é que: Jesus como Bom Pastor irá ao encontro de Suas ovelhas caídas e feridas para restaura-las.
Gostaria então, baseado em algo que li, de anotar algumas atitudes práticas que Jesus tomou para restaurar a vida de Pedro:

1ª Atitude: Foi Jesus que procurou Pedro:

Quando estamos fracos, quando tropeçamos e caímos, nos falta forças, estamos envergonhados e não conseguimos nos erguer sozinhos e dependemos de ajuda para sermos restaurados.

2ª Atitude: Jesus nunca desistirá e nem esmagará aquele que está caído:

“Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencedor o juízo.” (Mateus 12:20)

Talvez Pedro quando encontrou o Senhor, agindo segundo o seu próprio padrão de agir, esperava uma severa reprimenda do Senhor, pois sua  auto estima estava no pó, ele se sentia o pior dos homens naquele momento.

Porém, ao contrário de todas as expectativas de Pedro, o Senhor preparou um cenário para restaurar aquele homem precioso, que só o Senhor conseguia enxergar naquele momento, e, fez-lhe perguntas diretas ao seu coração.

3ª Atitude: Reavivou o primeiro amor de Pedro

Em vez de confrontar Pedro e lembrá-lo de suas vergonhas e misérias. Jesus o toca de maneira sensível: “Tu me amas?”

Com aquela conversa e perguntas, Jesus vai entrando novamente no coração de Pedro e restaurando o propósito e o ministério daquele homem tão precioso e com um potencial que só o Senhor conseguia ver naquele momento.

Escrevo estas coisas em lágrimas, pois com certeza preciso entender a profundidade destas verdades e assim compreender como Paulo compreendeu o amor de Deus.

“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:17-19)

Oswaldo Pinho
URL: http://oswaldopinho.blogspot.com/

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

silêncio ensurdecedor

Tempos de silêncio divino podem ser ensurdecedores. Podem deixar-nos perplexos. Questões não respondidas. Preces não atendidas. Problemas não resolvidos. Isso agita-nos; abate-nos. Às vezes até... revolta-nos. Não entendemos o silêncio de Deus. Mas ele nunca é por falta de atenção, de cuidado, ou de amor.

Uma pausa na música não é a ausência da música. É um tempo para que aquilo que vem a seguir tenha um maior impacto. Os Seus silêncios são também pausas de soberania e sabedoria divina que chamam a nossa atenção, que nos transformam e preparam para o que está por vir.

Outra coisa importante sobre o Seu silêncio: não é permanente. Depois do silêncio, Deus grita com força: "por muito tempo me calei; estive silencioso, mas agora gritarei com força, como uma mulher que está a ter um filho" (Isaías 42.14). E ao som da sua voz coisas impressionantes acontecem. "Nivelarei as montanhas, as elevações. Farei secar a densa vegetação. Os cursos de água e as lagoas se tornarão em terra firme" (Isaías 42.15). "Guiarei os cegos por um caminho pelo qual nunca tinham andado, por vias que ignoravam. Farei com que as trevas se tornem luz diante deles. Alisarei o caminho que têm de pisar. Nunca me esquecerei deles" (Isaías 42.16).

Se tem andado sem esperança, sem ver solução, não tema! Deus vai guiá-lo a lugares onde, por si mesmo, você nunca chegaria. As trevas vão transformar-se em luz! A sua visão será renovada e a indecisão dará lugar à direcção. E a maior das promessas permanecerá: Deus nunca se esquecerá de si, por causa do seu grande amor. Você pode estar ainda a atravessar por um silêncio ensurdecedor, mas quero lembrar-lhe: o grito de Deus vem a caminho!

Salmos 27.1-14