quinta-feira, 20 de junho de 2019

que herança vai deixar?

O apóstolo Paulo, provavelmente, não deixou dinheiro nem propriedades quando morreu, mas deixou um legado excelente. O seu legado foram os seus escritos, as pessoas que alcançou para Cristo, aqueles que orientou e a sua influência duradoura. 

Todos os dias a sua vida toca em outras vidas, de formas que não se vêem. Não tem de conhecer alguém pessoalmente para experimentar a bênção do seu legado. Assim como acontece quando entramos numa sala vazia e ainda sentimos o perfume de alguém, o seu impacto pode continuar a ser sentido muito tempo depois de ter partido. 

Normalmente associamos legado a morte, por isso não gostamos particularmente do tema, ou assumimos que, visto que o nosso legado só vai ser revelado daquilo a muito anos, não precisamos de começar a investir nele agora. Noutros casos achamos que, seja como for, temos pouco ou nenhum controlo sobre o que deixamos para trás, mas não é assim, "o homem bom deixa herança". 

Qual vai ser a sua? Mais importante ainda, o que lhe vai custar? Visto que nem sempre pode deixar as suas melhores doações através de testamento, porque não tenta deixar algo com mais significado - algo que mostre quem você era. 

Uma coisa é avaliar o sucesso pelo dinheiro que tem na conta do banco, a quantidade dos seus bens e o valor das suas acções, outra coisa complemente diferente é avaliá-lo de acordo com coisas imateriais, como ser um cônjuge fiel, educar bons filhos, construir o reino de Deus e deixar a sua luz a brilhar mesmo depois de partir.

Todos os grandes legados têm um preço. Para ultrapassar a mediocridade, tem de investir todos os dias na vida daqueles que vêm a seguir a si.

Sem comentários:

Enviar um comentário