Mostrar mensagens com a etiqueta perdão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta perdão. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 9 de abril de 2026

(adolescentes) o amor é algo especial



Texto base: 1 Coríntios 13:1-13 (v. 8)

O objetivo da lição é ajudá-los a vencer o rancor e a culpa.

Introdução:

Há uma frase do escritor Max Lucado, "não foram os pregos que detiveram Jesus na cruz, e sim o amor." O amor de Deus pela humanidade foi capaz de salvar o Homem. O amor realmente não falha. Com todos os nossos defeitos, Ele ainda continua a dar-nos oportunidades, a lançar no mar do esquecimento todos os nossos pecados arrependidos. Deus esquece o que passou. Devemos imitá-lO. Se já passaste por uma experiência desagradável de mágoas, fica a saber o quanto é sofredor vencer a muralha da raiva e do rancor, pedindo perdão. Aqueles que são rancorosos não podem dar um passo na sua vida espiritual, não podem nem ofertar, e até podem sofrer de males psicológicos e físicos. Vamos dar um basta isso hoje mesmo? Não deixes para amanhã. Aproveita que Deus está a falar hoje. É muito comum ver um adolescente chateado com os pais e a brigarem com os irmãos. Torna este dia especial para ti. Dá um abraço neles!

1 - O amor elimina o medo (1 João 4:18)

Estás com medo de abraçar o teu pai, beijar a tua mãe, pedir perdão ao teu irmão? Então responde-me uma coisa: Tu os amas? Então não precisas ter medo. Tenho a certeza que eles te amam. "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." Quando nós amamos e somos amados, não precisamos ter medo de nada. Porque o amor tem o tempo para ouvir, sabedoria para falar e paciência para agir. Um sentimento de amor, por menor que seja, derruba uma montanha de ódio. Não há quem resista a uma atitude de amor. Experimenta só para veres! Procura a cada dia melhorar o teu amor, aperfeiçoar esse sentimento lindo e vital para as nossas vidas.

2 - O perdão neutraliza a culpa (Romanos 8:1)

"Agora já não existe nenhuma condenação para os que estão unidos com Cristo Jesus." Somente quando nos arrependemos de verdade é que a culpa desaparece. Há pessoas que estão a sentirem-se mal, sabem que é mágoa, mas não usam a arma do perdão. Só aumenta o sofrimento. Existem pessoas que não gostam de pedir perdão porque foram magoadas e pensam que se fizerem isso estarão a beneficiar a outra pessoa. Quando pedimos perdão ou libertamos o perdão para alguém somos os primeiros a ser beneficiados. Toda aquela culpa fica neutralizada. Não te esqueças que o amanhã não nos pertence. Imagina que por algum motivo nunca mais podes pedir perdão a essa pessoa... então corre! E o melhor de tudo é que o resultado do perdão é a comunhão. Oh, como é precioso vivermos em comunhão em casa, com os amigos, na igreja, etc. Pede perdão, perdoa e elimina a culpa de uma vez por todas. Existem muitas pessoas a dizer: "Ah, mas eu não tive culpa!" A Bíblia ensina que devemos fazer as pazes mesmo quando somos inocentes. Nós devemos perseguir o perdão, não a inocência. Pára de te fazeres de vítima!

3 - Amor + perdão

O amor e o perdão juntos produzem nova vida para o cristão. Eles libertam as pessoas da garra da culpa e do ressentimento. "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Coríntio 5:17). Muitos hoje não não conseguem progredir na vida secular e espiritual porque estão presos a algum ressentimento, alguma mágoa. Ama e perdoa o todo o momento.

Concluindo...

Não é bom vivermos em atritos. Nós precisamos uns dos outros sempre. Procura amar sem questionar, pois todos nós somos diferentes. Esquece os rancores, liberta perdão, neutraliza a culpa e sê uma bênção nas mãos de Deus.


.........

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI

sábado, 4 de março de 2023

SABEDORIA DE INDIO



Dominique Rankin, grande chefe índio no Canadá. fala sobre as tradições, sobre a vida dos índios e conta a história deles no livro "Chamavam-nos selvagens". Durante a sua infância, ele foi várias vezes vítima de abusos e violentado pelos responsáveis da instituição que o acolhera. Um dia, os sábios do seu povo procuraram-no para o ajudarem, mas ele não quis falar. Os sábios perguntaram-lhe: "Já viste um pássaro a voar para trás ou um peixe a nadar à arrecuas?" Foi então que ele se decidiu a falar. E contou tudo aquilo que foi vítima, assim como o ódio que guardava no coração relativamente à instituição religiosa onde esteve internado e como detestava os brancos e o governo do seu país.

Então os sábios aconselharam-no sobre o modo de gerir o seu passado, levando-o a interiorizar o que é o perdão.

Apenas faltava a perspetiva da fé cristã para consolidar aqueles conselhos: é preciso avançar como um pássaro que voa e nunca recuar. Quem crê em Cristo precisa de avançar depois de ter consciência do mal que lhe fizeram e do mal que o próprio cometeu. E o perdão é também muito importante, mas só em Jesus é que encontramos o verdadeiro perdão, o perdão total. Deus, que aceita levar sobre si os horrores cometidos pela humanidade de todos os tempos, sabe muito melhor do que nós o que é o perdão e sabe conduzir-nos pelo caminho certo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Não pode a vingança ser vista como o triunfo da justiça?


Gn 50:15-21

José havia sofrido muito por causa de seus irmãos que haviam sido vendidos como escravo para o Egito (Gn 37). Depois de muitos anos, tornou-se governador do Egito e seus irmãos precisaram da ajuda do irmão que foi prejudicado. Apesar de ser um homem importante e poderoso, José nunca quis se vingar de seus irmãos. Pelo contrário, além de dar-lhes casa e comida, consolou-lhes também o coração. O que é que há de novo é a consciência de que não estava no lugar de Deus (v. 20). Assim, deixou que Deus fosse o juiz da situação. Saber perdoar é uma grande virtude. É um dos principais sinais de que Deus está de facto a agir na nossa vida. Porque quem foi perdoado por Deus deve saber perdoar os outros. Leia com atenção Rm 12: 17-21.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

O que é culpa? Seria apenas um sentimento de origem psicológica?


Gn 42:18-24 

Nesta história bíblica, vemos os irmãos de José em apuros. Eles tinham prejudicado o próprio irmão muitos anos atrás, e agora não sabiam que José governava o Egipto. Observando os vv. 21 e 22 vemos a consciência pesada daqueles homens. E qual era a razão? Eles haviam feito o mal. Tinham prejudicado o próprio irmão. 

A culpa é uma realidade. Quando fazemos o mal, nós nos tornamos culpados diante do justo juiz, que é Deus. Não há como enganar o tribunal divino. A consciência ajuda-nos a ver e a reconhecer muitos dos nossos erros. No entanto, ela não é perfeita. Há muitas pessoas que fazem o mal e sentem-se tranquilas, sem ter qualquer dor na consciência. 

Precisamos reconhecer nossas culpas diante de Deus e tratá-las diante do perdão divino. Se José, que era humano, perdoou plenamente os seus irmãos, quanto mais fará Deus a qualquer pessoa que confesse suas culpas perante Ele!

terça-feira, 27 de setembro de 2016

o que Jesus diz de ti

Uma mulher traiu o seu marido com outro homem. "A lei de Moisés diz que esta mulher deve ser castigada pelo mal que fez. Ela deve ser apedrejada!" - diziam os fariseus. - "E tu Jesus, o que dizes?"

Há uma diferença abismal entre o que as pessoas pensam e o que Deus pensa. "Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55.9).

Jesus sabia que a mulher tinha cometido um pecado grave mas não se juntou àqueles homens, nas acusações que lhe faziam. Ele conhecia também as más intenções no coração dos que a acusavam. Sabia que eles não estavam imunes à condenação. Cheio de sabedoria, Jesus tomou uma postura de amor, de perdão e de graça. Ele revela-nos o coração de Deus diante dos nossos erros.

Pode parecer estranho, mas saber que os nossos erros nos desqualificam a ter um relacionamento com Deus é o primeiro passo para que Ele se achegue a nós. É importante percebermos que não andamos com Deus por mérito, mas apenas pela graça e perdão de Deus. Este é o momento certo para procurares Deus! Não esperes pela perfeição porque esse dia nunca chegará! Jesus não veio para os perfeitos, mas para os imperfeitos. Ele próprio disse: "Eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento" (Mateus 9.13).

Jesus ama-te e diz-te o mesmo que disse àquela mulher: "Eu não te condeno, por isso podes voltar para casa em paz. E daqui em diante não tornes a pecar" (Jo 8.11).

terça-feira, 10 de maio de 2016

família 6 - mentira


Lição para os pais ensinarem aos seus filhos.

Texto base: II Reis 5.8-27

Naamã, que era o patrão de uma menina, estava muito doente, e precisava de aprender que só existe um Deus Único e Verdadeiro - o nosso Criador. Ela falou-lhe que na sua terra havia um homem de Deus que o poderia ajudar.

Ao chegar à terra de Eliseu, ele mandou recado pelo seu criado, que dissesse a Naamã que se banhasse na água do rio Jordão, e que então seria curado. A água do Jordão não era especial nem tinha algum poder para curar a sua doença. Eliseu quis que Naamã aprendesse a ser humilde e que confiasse somente no Deus de Israel. Naamã ficou curado, porque confiou na Palavra do homem de Deus, e obedeceu.

É a Palavra de Deus, que cura a doença (pecado da nossa vida) e é por isso que deves levar a tua Bíblia todos os dias!

Naamã estava muito grato pela cura, e quis pagar a Eliseu, mas ele não aceitou nada. Mas Geazi, o seu criado, pensou que isso não era justo, que se devia receber alguma coisa pela cura de Naamã. Por isso foi ter com ele para receber a recompensa, em nome de Eliseu.

A mentira é uma coisa feia, que traz sempre castigo. Não quer dizer, que ficarás doente como Geazi, mas com certeza que Jesus ficará triste contigo.

Se alguma vez mentiste, corre a pedir perdão a Deus, e depois conta a verdade à pessoa a quem mentiste, e pede perdão.