segunda-feira, 10 de julho de 2017

Honra

A palavra "honra" aparece 104 vezes no texto bíblico. O versão bíblica indicada e que foi pesquisada é a Bíblia Almeida, corrigida, revisada e fiel. Poderá haver pequenas diferenças no número em outras versões.
Você sabe o que é honra? A quem deve honrar? Pergunte a si mesmo: eu gostaria de ser tratado com honra? Sabe o que isto significa no mundo espiritual, sua prática para a sociedade e nossos relacionamentos sociais? Sabe o que isso atrai para sua vida e espírito? Tem exercitado este princípio? Agora que lê sobre este assunto, antes de prosseguir, considere isso em seu coração e fale com Deus.
Infelizmente esse princípio tem sido esquecido em nossa sociedade pós-moderna e parece que quem deseja mantê-lo vivo torna-se uma pessoa antiquada e alienada. Os mais antigos lembram-se da honra que era dada em especial aos pais, professores, autoridades espirituais e patrões. A palavra honra tem caído em desuso; contudo o preço que estamos a pagar como sociedade organizada é muito caro.
Vivemos em uma sociedade imperfeita, onde existe muito abuso de poder, desmando de líderes, opressão e corrupção de governantes, pais monstros e líderes cristãos que se afastam da prática dos bons valores. Infelizmente tudo isso é facto desde os tempos da antiguidade, muitas pessoas usando mal sua liderança constituída por Deus, apenas para egoísmo e benefício pessoal.
Todavia, será que isso dá-nos o direito de sermos negligentes com a orientação bíblica da Palavra? Talvez nunca tenha honrado porque nunca foi honrado, em vez de ser amado e abençoado, foi abusado e humilhado. Precisa rever isso em seu coração, porque ao honrar estará a obedecer a Deus e a atrair bênçãos sobre a sua vida. Mesmo Deus sabendo que existem maus pais, Jesus ordenou: “Honra teu pai e tua mãe” (Lc 18.20) Jesus não ensinou a honrar o bom pai e a boa mãe, não é mesmo? Seu dever é amar e honrar! Honrar os pais é um dos mandamentos de Deus. A Bíblia diz em Êx 20:12: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
A mesma regra se aplica aos líderes, pastores e mestres, cada um tem a missão de zelar pela família de Deus, mas se não o fizerem, prestarão contas a Deus. E se você não honrar, quem prestará contas a Deus? Você ou Ele? Se não está a gostar do que está a colher, mude as suas sementes e forma de semear!
As Escrituras também registam que devemos honrar duplamente. O original do texto trata a honra financeira de forma especial aos que presidem, pregam e ensinam a Palavra do Senhor para nossa vida. Porque dar duas vezes? Porque eles são especiais na sua vida! “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.” (I Tm 5.17)
Outra questão também muito importante sobre a honra é que ela está diretamente associada à frutificação espiritual. Jesus falou que a desonra aos profetas de Deus está associada à falta espiritual – Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.” (Mt 13.57-58)
A Bíblia diz que devemos honrar a todos, tratando com dignidade: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm 12.10).
É Deus quem dá a verdadeira honra ou ‘promoção’. A Bíblia diz em Salmos 75:6-7: “Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o que julga; a um abate, e a outro exalta.
Vamos resgatar o princípio bíblico da honra em casa e na sociedade em geral! 
Ainda é possível resgatar o valor e a prática da honra. É uma virtude divina que honra os céus e abençoa a vida das pessoas. Certamente as próximas gerações vão agradecer!

-----------
Gostaria de dar graças a Deus primeiramente, porque sem Ele nada seria! Gostaria também de honrar a minha família (pais, irmãos, esposa, filhos, e restante família), todos os meus amigos, e liderança presente e passada. Todos têm marcado a minha vida, e hoje sou o resultado da acção de todos vós.

Como hospedar?

Esta é a "arte" esquecida pela Igreja, que precisamos praticar - a hospitalidade.

A Bíblia diz em Hb 13:2, "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." Ainda em At 21.16 diz: "E foram também connosco alguns discípulos de Cesareia, levando consigo um certo Mnasom, cíprio, discípulo antigo, com que havíamos de hospedar-nos." E Rm 12:13, "Comunicai com os santos nas suas necessidades; segui a hospitalidade"

A Bíblia fala de mais texto a respeito da hospitalidade.

Para quem quer praticar esse gesto de amor e serviço, segue umas dicas para quem vai receber irmãos em casa, e pense que um dia poderá vir a receber pessoas que não conhecem o Senhor, e sua atitude de receber pode contribuir para impactar aqueles que precisam de amor neste gesto.


1 – Com amor
2 – Dar o melhor
3 – Não fazer acepção de pessoas
4 - Sem murmuração
5 - Preparar a mesa do café, para quando os irmãos acordarem encontrar a mesa posta de forma arrumada e organizada
6 – Não é necessário luxo, mas ser caprichoso
7 – Preparar roupas de cama limpas, toalhas de banho, uma lembrança carinhosa se possível, e deixar no quarto, de preferência em cima da cama e também um bilhete de boas vindas (Chocolate, jarro de flor, lembrança da cidade, etc...)
8 – Sempre servir o almoço e jantar nos horários combinados, e estar preparado para os inconvenientes, como, chegar atrasado ou fora do horário, pois as visitas não podem sentirem-se constrangidas.
9 - Arrumar a mesa de forma também organizada; não precisa luxo, mas organização.
10 – Fazer a comida da melhor forma, ainda que seja simples, demonstrando prazer em fazer.
11 – Ficar atento aos passeios; organizar turismo dentro do possível, se não houver uma direção da igreja.
12 – As visitas têm que sentir-se como se fossem da família.
13 – Se receber pessoas que têm hábitos diferentes, perguntar sempre se: precisa de algo? 
14 – Não se preocupe com o que vai dar, e sim o amor de servir, mesmo sendo limitado, e não fique perguntado a você: não tenho isso, não tenho aquilo, não tenho condições, pois o que vale é a sua disposição de coração.
15 - Se a pessoa ou pessoas vêm no verão ou inverno, é importante você ceder o ventilador ou aquecedor para as visitas. (Lembre-se, dê o melhor!), salvo situações extremas: doenças, etc...
16 – Os seus filhos precisam ser ensinados a hospedar também, pois precisam entrar no "clima".
17 – Toda sua família tem que estar envolvida em servir.
18 – Se receber irmãos que vêm de férias, não se preocupe em pagar as despesas quando sair, cada um cuida da sua, somente se você tiver condições em alguns casos você abençoa.
19 – Sempre que for sair evite levar a sua família toda para que você, nem suas visitas, tenham mais despesas.

PARA QUEM VAI SER HÓSPEDE:

1 - Quem vai se hospedar em casa, é importante lembrar que casa do irmão não é um hotel.
2 - Se você vai ficar em hotel, claro que você vai ter despesas com café da manhã e almoço em alguns casos, com a ceia ou os dias que você vai ficar hospedado. Tem um custo. Na casa de amigo ou irmão, parente, tem que ficar "ligado", pois tem despesas lá também como água, luz, gás, almoço, janta, alimentação no geral, e precisa também se preparar para dar uma ajuda na casa, pois não podemos ser pesado para quem nos hospeda com este carinho e amor.
3 - Ficar na casa de alguém não quer dizer que vamos poupar gastos com hotel, etc. E vamos então gastar com a pessoa que está a receber, e nisso não existe a lei da "vantagem"; precisamos ser gratos também nesta área. É uma forma de HONRAR quem nos recebe. 

Quem hospeda também não pode ficar na expectativa de receber algo, pois aí deixamos de lado o amor e serviço. Tem que ser algo natural de ambas as partes.

TUDO ISSO SERÁ POSSÍVEL SE FIZERMOS COM AMOR E CARINHO...

O OUTRO É SUPERIOR A NÓS... AINDA QUE SEJA UMA CRIANÇA.

TODA FAMÍLIA DEVE ESTAR ENVOLVIDA E ENSINADA A SERVIR E DAR O MELHOR...

Adaptado do artigo publicado por Anderson Santos

os desafios de ser um físico cristão

Os Desafios de ser um Físico Cristão
Por Evandro Vidor de Mello


Desde pequeno me interessei pelas histórias das grandes descobertas, dos esforços dos cientistas na tentativa de entender e resolver algum problema. Por ter aptidão com a matemática vim a ser Físico. Pude sentir ao longo dos meus estudos a presença de Deus me orientando, dando sabedoria e mostrando o caminho; “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jr.33:3). 

Porém o mundo dos intelectuais é dominado por mentes arrogantes que pensam que sabem muito e que Deus é algo para as mentes ignorantes e loucas. Por um lado eles têm razão! Paulo já alertou que a Fé em Cristo é loucura para os que tentam se guiar pela razão apenas (ver I Co 1:18-31). No fundo, não tem lógica que o Filho de Deus todo poderoso veio à terra e foi humilhado e crucificado jovem ainda em vez de matar a todos que não acreditaram nEle! Isso porque a lógica de Deus é bem superior a lógica humana como já afirmou o profeta Isaías a 2700 anos atrás (ver Is 55:8-9). 

Portanto é muito difícil conviver com quem se apoia somente no seu poder de raciocinar e nossa sociedade está cada vez mais cheia desse tipo de gente. No nosso meio e em países mais avançados culturalmente, há cada vez mais gente que não acredita em Deus. Há duas razões para isso: 1. O testemunho dos cristãos que agem de uma forma igual ou pior que os não crentes. Nada pior para o reino de Deus que um crente hipócrita ou morno. 2. O Diabo está utilizando os intelectuais para propagar a tese que Deus não existe. Por exemplo, antigamente creditava-se um raio ou uma doença ao humor de Deus. Com o tempo o raio e algumas doenças adquiriram uma explicação científica. Seguindo esse raciocínio tem aparecido vários livros promulgando uma tese ou teoria que a vida e o mundo apareceram ao acaso por mecanismo que ninguém conhece bem mas que se especula bastante. (Criação Imperfeita (Marcelo Gleiser), O Gene Inteligente (Richard Dawkis), além das ideias de Stephen Hawking). 

Os avanços tecnológicos indicam que estamos cada vez mais sábios. O que ninguém diz é que a medida que a Ciência evolui temos muito mais dúvidas sobre a Natureza e o que somos que na época da Grécia antiga. Eu digo que o Conhecimento é como uma mancha de óleo no oceano: quanto maior é ela, maior é o seu limite. A fronteira do desconhecido só aumenta com o conhecimento o que demonstra a nossa limitação diante de um mundo infinito. Várias mentes brilhantes perceberam isto, como o grande Isaac Newton, Johanes Kepler, Blaise Pascal, Emanuel Kant,... Porém admitir isto requer sabedoria e humildade e essa combinação de virtudes está cada vez mais rara na nossa sociedade! 

Cabe a nós, cientistas cristãos, denunciar essa mentira que Satanás está espalhando no mundo. A ciência não pode provar a existência ou a ausência de Deus! Isso porque o papel dela é estudar os fenómenos naturais e Deus é espírito, um ser transcendente à Natureza e portanto transcendente à Ciência!! 

Precisamos ser sentinelas de Deus, refletir a sua Luz no poder do Espírito Santo para lutar contra as artimanhas do adversário que está levando milhões de pessoas para o inferno, para uma vida medíocre, pra uma vida superficial que produz insatisfação e depressão. Deus nos chama, cada um de nós a realizar um trabalho porque “o campo é imenso, mas há poucos trabalhadores”(Lc 10:2). 

Todos, seja a dona de casa (como a mãe de John Wesley), profissional, comerciantes,...todos temos um ministério individual importantíssimo aos olhos de Deus. 

Que Deus nos fortifique, nos dê sabedoria e flexibilidade para fazer a Sua vontade nas nossas vidas a fim de sermos seus servos úteis.


Fonte: Correio electrónico recebido de amigo.
Fonte: http://prazerdapalavra.com.br/recursos/ensaios/5473-os-desafios-de-ser-um-fisico-cristao-evandro-vidor-de-mello.html