quinta-feira, 7 de abril de 2016

A Ceia do Senhor


Algum tempo atrás numa conversa estavamos a falar sobre a Ceia do Senhor, ou Santa Ceia (para alguns, Eucaristia), e chegámos ao ponto de conversarmos sobre se o mais correcto a tomar na santa ceia seria vinho ou sumo de uva. Faz algum tempo de tenho servido sumo de uva na santa ceia, por vários motivos. Mas essa conversa levou-me a analisar, novamente, qual é na realidade o ensino bíblico, para que sejamos 100% bíblicos.

Ao pesquisar e ao ler os textos bíblicos, cheguei às seguintes conclusões, as quais gostaria de compartilhar:

1 - Há duas palavras hebraicas para "vinho". A primeira palavra, e mais comum é "yayim", um termo genérico usado para indicar vários tipos de vinho fermentado ou não fermentado. Os judeus não bebiam o vinho (yayim) fermentado puro, mas adicionavam água e outros líquidos para enfraquecê-lo. A segunda palavra é "tirosh", que significa "vinho novo" ou "sumo das uvas". Ele ocorre 38 vezes no A.T., nunca se referindo a bebida fermentada, mas sim ao produto não fermentado da videira. Este tipo de vinho (tirosh) é aquele que Deus disse "haver bênção nele" (Isaías 65.8).

2 - A palavra grega para "vinho" (Lucas 7.33) é "oinos". Esta palavra pode referir-se a dois tipos bem diferentes de sumo de uvo: o sumo não fermentado e o vinho fermentado ou com álcool. Os escritores do Novo Testamento entendiam que "oinos" pode referir-se ao sumo de uva, com ou sem fermentação.

3 - No A.T. as bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida fermentada (com álcool). 

4 - Nem Lucas, nem qualquer outro escritor bíblico, emprega a palavra "vinho" (gr. "oinos") no tocante à Ceia do Senhor. Os escritores dos três primeiros Evangelhos empregam a expressão "fruto da vide". 

5 - A Lei da Páscoa proibia, durante a semana daquele evento, a presença de "seor", palavra hebraica para "fermento" ou qualquer agente fermentador. Todo o "hametz" (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido. Deus dera essas leis porque a fermentação simbolizava a corrupção e o pecado. Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a Lei em todas as suas exigências. Logo, teria cumprido a Lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho fermentado.

6 - O pão representava o corpo puro de Cristo e tinha que ser pão asmo (i.e., sem a corrupção da fermentação), e o fruto da vide, representava o sangue incorruptível de Cristo. As Escrituras declaram explicitamente que o corpo e o sangue de Cristo não experimentaram corrupção.

7 - O apóstolo Paulo determinou que os coríntios tirassem dentre eles o fermento espiritual - o agente fermentador "da maldade e da malícia" - porque Cristo é a nossa Páscoa. 

Portanto, cheguei à seguinte conclusão: O sumo de uva é a bebida mais apropriada para representar o sangue de Jesus na Ceia do Senhor. 






Sem comentários:

Enviar um comentário