sábado, 3 de agosto de 2019

Ilusionismo

Ao ver a época 13 do programa "Britain Got Talent" (2019), observei a quantidade de ilusionistas que se apresentaram, inclusive a destreza de um adolescente de 15 anos de idade. O criador do programa, Simon Conwell mencionou que uma grande quantidade de jovens estão a ser atraídos pelas artes mágicas, ilusionismo, etc. Destaco neste mesmo programa um casal com poderes psíquicos que deixaram todos de boca aberta.

O que a Bíblia tem a dizer a respeito?

“Ora, havia certo homem chamado Simão, que praticava a arte mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; ao qual todos davam ouvidos, dizendo: Este homem é o poder de Deus; aderiam a ele porque há muito os iludira com mágicas” (Atos 8.9-11)

David Copperfield, Criss Angel, Houdini, etc. O que há em comum entre estas pessoas? São todos eles mestres na arte do ilusionismo: o que você vê não é o que você vê, e palavras e gestos apontam para aquilo que não é. O propósito deles não é mostrar a verdade, mas divertir e sobretudo causar espanto.

Diante de um ilusionista não se pergunta se aquilo é real. Aos espectadores há a alegria de suspenderem momentaneamente o enfado de suas vidas embarcando naquele teatro do entretenimento. Estes homens podem até enriquecer com suas artes mágicas, mas em momento algum chamam o que fazem de “verdade”, ao contrário, vendem ilusão para o público que paga ingresso para ser iludido.

A Bíblia diz-nos que em Samaria havia um homem chamado Simão que iludia o povo com suas artes mágicas, que chamava as mágicas que ele praticava de “poder de Deus”.

Nos encontros promovidos pelos ilusionistas ocorre uma espécie de hipnose coletiva, e não há nenhum interesse do espectador em sair daquele estado, por isso barram qualquer pensamento crítico.

A ação preferida de Satanás é autenticar como sendo de origem divina todo e qualquer ato prodigioso. A ação destes homens cria ilusão, promove ajuntamento, mas não comunhão, agrada aos olhos, mas não transforma o coração.

Satanás é o Grande Ilusionista. Nele tudo é exagerado, carregado nas cores, nas certezas. Ele promove espetáculos porque lhe falta conteúdo, entretanto domina magistralmente as técnicas de manipulação de massas e de mentes.

Se os ilusionistas sofrerão severo julgamento, os que se deixam iludir também passarão por ele, pois não acolheram “o amor da verdade para serem salvos” (2Ts 2.9), e é por este motivo que Deus lhes manda “a operação do erro para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade” (2Ts 2.10-12).

Sem comentários:

Enviar um comentário