sábado, 23 de janeiro de 2021

Mudando uma Nação



No século XVIII, a Inglaterra era uma das nações mais poderosas do mundo. Mesmo assim, estava um tumulto. Uma pequena minoria controlava a maior parte da riqueza, enquanto a maioria era miseravelmente pobre. Crianças de apenas cinco anos eram forçadas a trabalhar 12 horas por dia nas minas e fábricas. O consumo de álcool era galopante. Em 1736, uma em cada seis casas em Londres era licenciada como uma loja de bebidas alcoólicas. A embriaguez estava destruindo a autoestima dos trabalhadores, deixando-os sem esperança. A Grã-Bretanha também administrava o comércio mundial de escravos.

A Igreja da Inglaterra patrocinada pelo estado não estava se conectando com as pessoas comuns. Havia muito pouca paixão espiritual no clero ou nas pessoas.

Foi nesse ambiente que John Wesley começou a pregar uma mensagem de fé pessoal em Cristo. Outrora um jovem clérigo desanimado e questionador, ele experimentou pessoalmente a certeza do perdão de Deus enquanto participava de um pequeno grupo de estudo bíblico. Como resultado, ele se sentiu compelido a pregar a salvação pela graça por meio da fé. O objetivo de Wesley era nada menos do que mudar a sociedade.

Wesley pregava em todos os lugares que podia encontrar ouvintes – aos mineiros que iam para o trabalho pela manhã ou aos aldeões nas praças da cidade. Pessoas foram convertidas às centenas e depois aos milhares. Wesley organizou os novos convertidos em pequenos grupos baseados em casa (que ele chamou de “classes”). Os leigos levaram outros crentes a aplicar os ensinos bíblicos, cuidar uns dos outros e receber novos membros. Wesley estava tão comprometido com esses pequenos grupos que não pregaria em lugar nenhum, a menos que pudesse começar grupos depois.

A combinação de pregação de campo e ministério de pequenos grupos produziu resultados poderosos. À medida que as pessoas se convertiam e os grupos se multiplicavam, as cidades se transformavam. No final do século XVIII, a nação da Inglaterra foi profundamente impactada pelo que ficou conhecido como o Reavivamento Wesleyano. O historiador francês Elie Halevy, entre outros, credita ao movimento wesleyano a prevenção de uma revolução violenta como a que a França sofreu na época. No momento de sua morte, Wesley deixou para trás 100.000 membros em uma rede de 10.000 grupos interligados que se tornou conhecida como Igreja Metodista.

Por Steve Cordle, www.crossroadsumc.org


Sem comentários:

Enviar um comentário