segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

mudança de atmosfera



Cada país, cidade, etc., tem a sua “atmosfera”. Por vezes, pode ser inexplicável, como a atmosfera em certas cidades está marcada pela impureza, perversão e forças do inferno nos ares. É uma atmosfera invisível.

De facto, a atmosfera é uma força muito poderosa nas nossas vidas, famílias, sociedade e igrejas. A atmosfera tem poder para mover as nossas emoções, penetrar nos nossos pensamentos e moldar-nos durante aquele momento. 

A palavra “atmosfera” significa: uma influência ou espírito penetrante, disposição geral ou ambiente social. A atmosfera é afectada pelo ambiente, música, arte e espíritos (Ef. 6:10-12). A atmosfera pode ser afectada por uma mente carnal, confusa, palavras, por forças demoníacas ou pelo Espírito Santo de Deus.

A atmosfera de uma igreja pode ser “bolorenta”, estagnada, maçadora, confusa, crítica, legalista e fora de contacto com as pessoas. Pode ser detectada em cada aspecto das expressões da igreja: a adoração, pregação, oferta, oração, ministérios pastorais, juventude, crianças e por aí adiante. Todas essas expressões transportarão o mesmo teor básico como a atmosfera geral da igreja.

Uma igreja que quer experimentar o fluir da vida de Deus terá de ter uma mudança na sua atmosfera. A liderança da Igreja deve ter um interesse especial em manter ou criar a atmosfera conducente ao fluir da vida de Deus. 

Então quem é responsável pela atmosfera da igreja? O Pastor e, claro, todos os outros líderes influentes dentro da congregação.

Estas pessoas, têm realmente uma influência fundamental sobre a congregação e sobre a atmosfera espiritual na igreja. Portanto, os nossos cultos, reuniões ministeriais devem ser abordadas com uma:

- Atitude de Fé: Espero que Deus manifeste hoje a Sua presença.

- Atitude de Amor: Tenho um fluir transbordante do amor de Deus para transmitir hoje.

- Atitude de Satisfação: Trago para este culto um sentimento de paz.

- Atitude de Gozo: Amo aquilo que faço, amo a Deus e gosto do ministério e da igreja.

- Atitude de Equipa: Desejo que todos os dons e ministérios funcionem. Encorajo a participação, não o controlo. 

Estas atitudes são algumas das quais os líderes são encorajados a desenvolver e a depositar na igreja ou grupos ministeriais, cada vez que se reúnem. Estas atitudes ajudarão a moldar outros líderes e as pessoas envolvidas com o culto público ou ministérios.

A mudança de atmosfera é absolutamente necessária no mover da igreja em direcção à manifestação de Deus.

A graça de Deus deve tornar-se uma atmosfera prevalecente, dominante no líder e nos outros crentes porque um clima de graça é convidativo tanto para os crentes como para os não salvos. A graça sara as feridas, mas não condena as pessoas por estarem feridas. A graça abençoa sem requisitos; o legalismo tem tantos requisitos que as pessoas não podem ser abençoadas. A motivação para obedecer às leis de Cristo debaixo da graça é a gratidão, mais porque fomos abençoados do que para sermos abençoados. Na Nova Aliança nós trabalhamos a partir de uma posição de bênção para uma posição de obediência por causa da bênção na qual já fomos estabelecidos.

O clima da igreja deve estar saturado de uma dose bíblica da graça do Novo Testamento. Através do Novo Testamento, o pensamento predominante é a graça de Deus em Cristo que nos redime, governa e nos dá uma consolação eterna e boa esperança.

Sete elementos essenciais para uma atmosfera saudável:

- As conversações que se têm. Nas reuniões, nos grupos, nos aconselhamentos, no discipulado, nas conversas de corredor, nas “reuniões de oração” e outras. 

- Um espírito penetrante de amor. O pastor, toda a liderança, cooperadores e membros da igreja expressarem abertamente o seu amor pelo Senhor, uns pelo outros e pelos perdidos. Existencia de um nível profundo de cuidado na igreja. 

- Um espírito de expectativa e entusiasmo a saturar a igreja. Os membros da igreja virem para os cultos esperando que o Espírito de Deus dê uma colheita regular de almas. Sentir-se o entusiasmo quando se entra nas instalações da igreja. 

- Um sentido de urgência motiva as pessoas. O sentido de urgência vem de uma compreensão clara do “momentum” das coisas. 

- Ensino relevante. É essencial para a motivação. 

- Operação sobrenatural de Deus. Muitas igrejas estão paralizadas pela sua incapacidade de crer que Deus pode mudar vidas sobrenaturalmente. Qualquer vida submetida a Deus está a submeter-se a uma oportunidade para um milagre. 

- Um espírito de equipa e uma visão partilhada. O pastor não é visto como um atirador fortuito ou sonhador, mas vê-se o mesmo tipo de atitude e motivação em toda a liderança. Os crentes compreendem que são também responsáveis por cumprir a Grande Comissão.

Esta atmosfera que produz vida, dá amor, emite graça é aquilo que a igreja precisa actualmente para avivar aqueles que estão estéreis e para produzir o fruto da colheita que desejamos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário