Em meados do século dezoito, John Wesley organizou cinco grupos interligados para aqueles que desejavam andar com Jesus. Eles eram:
- Sociedade – uma assembleia de todas as pessoas interessadas
- Reunião de classe – um pequeno grupo de dez a doze membros tentando seguir a Cristo em seu comportamento diário,
- Banda – um grupo ainda menor de pessoas que desejam aprofundar sua espiritualidade,
- Sociedade Selecionada – um corpo de elite daqueles treinando para ser líderes, e
- Banda Penitente – um grupo para aqueles que tentam superar todos os seus hábitos pecaminosos e seguir em frente até a perfeição (Malony, 2010).
Na visão de Wesley, a santificação é mais bem experimentada no contexto da comunidade. Wesley declarou: “Nunca encoraje o diabo ao arrebatar almas dele que você não pode nutrir” (Collins & Tyson, 2001, p. 213). Wesley acreditava que a participação em vários grupos (especificamente, a banda) levava a uma vida santificada. Ele acreditava que a santificação era crescimento no amor e envolvia a vida inteira.
O Dr. Gregory Clapper, Professor de Religião e Filosofia na Universidade de Indianápolis, descreve as crenças de Wesley a respeito da santificação por meio de três componentes: crenças corretas (ortodoxia), ação correta (ortopraxia) e coração correto (ortocardia). Ortopráxis é um processo vitalício de crescimento em santidade, ações piedosas e atos de amor. A ortopráxis, entretanto, nunca se concretizará sem uma compreensão exata de quem é Deus e do que Ele fez por meio da morte sacrificial de seu Filho, Jesus Cristo. Wesley acreditava que alguém poderia ter ações corretas e crenças corretas, mas ainda não haveria mudança no coração. Se a conversão e a formação espiritual fossem ocorrer, então a ortocardia deve ocorrer para produzir discípulos de Jesus Cristo. Ele se oporia à pregação do evangelho da graça que falhava em enfatizar a união e a vida fiel em comunidade (Collins & Tyson, 2001).
Agora, tenho uma pergunta para que possa refletir. Vê alguma semelhança nos grupos de Wesley e na igreja onde está a servir?
Por Rob Campbell, Pastor Fundador, www.cypresscreekchurch.com
Sem comentários:
Enviar um comentário