sábado, 23 de janeiro de 2021

Como evitar a sobrecarga da internet


Os operadores podem limitar o acesso às plataformas digitais de vídeo e jogos online, como Netflix e PlayStation Network, para assegurar o normal funcionamento da rede. Saiba como evitar a sobrecarga da internet.

A covid-19 voltou a pôr Portugal de quarentena e pede-se novamente o recolhimento em casa. Continua a salvar-nos a internet, que nos mantém ligados ao mundo e ao trabalho. O que antes era realizado de modo presencial passou a fazer-se à distância. Houve um aumento exponencial da utilização de ferramentas de mensagens instantâneas e serviços de entretenimento, como plataformas de jogos e streaming de vídeo, que são os que mais largura de banda consomem.

Em regra, os operadores estão, segundo as normas comunitárias, proibidos de bloquear, diminuir a velocidade ou priorizar o tráfego. Contudo, para evitar o congestionamento e a sobrecarga da internet, que podem provocar a perda de qualidade, falhas técnicas ou mesmo indisponibilidade temporária, o Governo aprovou o Decreto-Lei n.º 10-D/2020 de 23 de março, e agora o Decreto-Lei nº 3-A/2021. 

Os prestadores de cuidados de saúde, as forças e serviços de segurança e administração interna têm prioridade sobre todos os outros clientes. Contudo, também para a população em geral pretende-se que estejam assegurados um conjunto de serviços que permitam o trabalho e o ensino remoto. 

Os operadores estão autorizados, em situação de estrita necessidade, como um aumento tão grande de tráfego que impeça o funcionamento da rede, a fazer a gestão de redes e de tráfego, podendo priorizar tráfego e limitar ou inibir alguns serviços e funcionalidades, como é o caso de vídeos e jogos online, ligações ponto-a-ponto (P2P), plataformas de streaming (Netflix, HBO, Amazon Prime Vídeo, Apple TV, Disney Plus, etc), videoclube e “restart TV” na televisão por subscrição.

O decreto-lei diz ainda que estas medidas devem ser previamente comunicadas ao Governo (ou nas 24 horas a seguir à sua adoção quando haja urgência) e à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nada é referido sobre uma eventual redução de preço quando, por exemplo, o serviço deixa de ser prestado com o nível de qualidade anunciado. 

Consideramos que, em determinadas situações e a partir de um certo nível de limitação, há que repartir o custo também pelo prestador do serviço. Quem paga por um serviço HD (ou com outro tipo de características premium, por exemplo, 1 Gbps de velocidade) não deve continuar a pagar por um serviço do qual não está a usufruir.

Entretanto, os operadores, face ao crescente aumento de tráfego, estão a reorientar a sua capacidade para as zonas residenciais e a reforçar as suas redes. Mas vai ser preciso preparar melhor o futuro. O que acontecerá com as crescentes exigências de teletrabalho e de ensino remoto? Julgamos que é preciso ir mais além com um plano de aceleração da cobertura de redes de alta velocidade, com especial atenção às freguesias que ainda estão sem acesso a soluções de fibra por exemplo. Decorre, em janeiro, o leilão do 5G para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz

A crise do coronavírus obrigou a Comissão Europeia a criar um mecanismo para monitorizar o tráfego nos Estados-membros e a tomar medidas preventivas. Outros intervenientes, como os fornecedores de conteúdos de vídeo e as plataformas de streaming, que são responsáveis pela maioria do tráfego global na internet, foram chamados a contribuir. A Comissão Europeia pediu-lhes para adaptarem os serviços ao aumento da procura nesta altura de isolamento social resultante da pandemia da covid-19. Netflix, Facebook e YouTube anunciaram, em março de 2020, ter baixado a qualidade dos seus serviços na Europa, de forma a não sobrecarregar as redes.  

Como utilizador pode também contribuir para garantir o bom funcionamento da internet e de outros serviços de telecomunicações (voz e SMS), fazendo um uso responsável e inteligente das redes.

Como poupar a largura de banda da internet

1 - Evite utilizar serviços de streaming, como Netflix, YouTube, etc., durante o dia, para deixar recursos para o que é realmente necessário: teletrabalho, ferramentas de comunicação para chamadas e videoconferências, aplicações educacionais e escolares, acesso à informação, etc.

2 - Se a plataforma de streaming permitir o funcionamento offline, opte por descarregar os filmes e séries pretendidas durante as horas de menor tráfego, para visualizá-los depois.

3- Durante o dia descarregue apenas os documentos ou ficheiros necessários. Se puder esperar, faça-o durante a noite ou nas horas com tráfego reduzido.

3- Evite enviar ficheiros de vídeo e, se possível, comprima-os.

4 - Evite fazer videoconferências ou videochamadas de longa duração. Verifique se a comunicação de imagem é dispensável. Em muitas situações basta a comunicação de áudio.

5 - Para chamadas de voz opte, sempre que possível, pelo telefone fixo se este serviço ainda estiver incluído no seu pacote de comunicações. Além de contribuir para o alívio das redes móveis, diminui a exposição às radiações eletromagnéticas emitidas pelo telemóvel.

Se nota a internet lenta, pode ser um problema da sua rede doméstica e não da Internet. Saiba como aumentar a velocidade da rede wi-fi em casa, seja mudando a banda de frequência ou o canal do router:

Uma das opções para melhorar a qualidade da rede wi-fi é alternar o sinal do seu router para outro canal. Explicamos como.

A forma mais imediata de melhorar a qualidade da rede wi-fi passa por alterar a localização do router wi-fi. Se possível, o router deve estar instalado numa divisão central da casa e a uma boa distância do chão.

Deve evitar ao máximo os obstáculos e fontes de interferência, que se encontram no caminho: o ideal é haver uma linha reta imaginária entre o router e os equipamentos que lhe acedem.

São sobretudo as paredes que atenuam o sinal wi-fi, de forma mais pronunciada consoante maior espessura. O tipo de materiais que a constituem e revestem também têm impacto: o metal, azulejos e espelhos são os materiais que mais penalizam a passagem do sinal. Objetos com grandes superfícies de metal, como elevadores e frigoríficos do tipo americano, são também obstáculos importantes, caso se encontrem no caminho das ondas eletromagnéticas.

As fontes de interferência e ruído são as outras redes wi-fi na vizinhança e equipamentos que utilizam frequências idênticas, como micro-ondas, altifalantes, e câmaras sem fios, e dispositivos de vigilância de bebés, entre outros.

Reiniciar router para corrigir interferências

Muitos routers são configurados para selecionar e utilizar o canal ideal para enviar um sinal wi-fi. No entanto, como geralmente só o fazem durante a configuração inicial ou ao reiniciar, o canal escolhido pelo router não é necessariamente o melhor, se outros routers vizinhos começarem a emitir no mesmo canal, causando interferências. Nesse caso, a sua ligação poderá não ser rápida ou estável.

Uma solução possível passa por reiniciar o router. Este procedimento pode não resultar sobretudo em locais muito congestionados, como um prédio com vários routers que se interferem e que vão saltando à vez de canal na tentativa de encontrar o menos congestionado.

Se não resultar ou se o seu router não suportar a seleção automática de canal, terá de atribuir de forma “manual” outro canal wi-fi.

A diferença está na banda de frequência

Os routers mais recentes podem usar duas bandas de frequência para transmitir sinais wi-fi: 2,4 GHz e 5 GHz. Os de banda única usam apenas a de 2,4 GHz. Durante muito tempo, esta foi a única frequência a ser utilizada. Por isso, com frequência, há muito mais redes que se interferem e tornam a ligação lenta e instável. 

A faixa de frequência dos 5 GHz não só é menos congestionada como tem também maior largura de banda, ou seja, maior capacidade para transmitir dados. Face à banda de 2,4 GHz, tem mais canais e mais espaçados entre si, o que contribui para a redução de interferência e melhor qualidade.

A frequência de 2,4 GHz possui 13 canais, dos quais 3 (número 1, 6 e 11) são os únicos a não se sobrepor. A frequência de 5 GHz não tem esse problema: nenhum dos  23 canais disponíveis se sobrepõe. Em contrapartida (devido à frequência ser mais elevada), o alcance é menor, tal como a capacidade em transpor obstáculos.

Os routers de última geração dos operadores são dual-band e permitem disponibilizar redes wi-fi em simultâneo nas duas bandas de frequência. Assim, o utilizador só tem de se ligar à rede que lhe oferece melhores condições: na banda dos 5 GHz, caso não existam obstáculos importantes ao longo do caminho, e em 2,4 GHz, caso existam muitos obstáculos e desde que a banda não esteja excessivamente congestionada.

Como escolher o melhor canal para a minha rede?

O primeiro passo para ter uma rede wireless estável e rápida é obter informação sobre todas as redes que estão ao seu alcance a fim de evitar conflitos e interferências e descobrir qual o melhor canal para configurar a sua rede.

Para o fazer, descarregue uma aplicação ou software que analise todas as redes próximas e indique aquelas que podem estar a interferir com a sua. Essas ferramentas geralmente também indicam qual é o canal mais adequado para a sua rede doméstica. Para cada sistema operativo aconselhamos alguns programas gratuitos.

Para mais informações: clique AQUI


 

Sem comentários:

Enviar um comentário