sábado, 23 de janeiro de 2021

Fundamentos Bíblicos para a Igreja nas casas



Quando eu comecei a estudar o ministério celular (de grupos familiares, ou Igreja nas casas), fiquei enamorado com o seu potencial para o crescimento da igreja, mas eu não priorizei o lado teológico do ministério celular tanto quanto o aspecto pragmático.

Meu primeiro livro, “Home Cell Group Explosion” (Explosão do Grupo Celular Caseiro), focado na rápida multiplicação e evangelismo de células, e meu segundo livro, “Reap the Harvest” (Fazer a Colheita), enfatizaram o crescimento das igrejas em células baseadas em princípios comuns. Naquela época, eu era um missionário no Equador, e a nossa igreja em células estava contemplando um crescimento surpreendente. Eu acreditava que certos líderes no movimento de células não eram pragmáticos o suficiente. Eu queria mostrar ao mundo que a igreja em células tinha que trabalhar para obter relevância.
Eu me mudei do Equador para a América do Norte em 2001. Eu pulei direto para a batalha, treinando pastores, fazendo seminários, e até mesmo implantei uma igreja em células com outro pastor. Eu pretendia encontrar as chaves que iriam destrancar uma explosão da igreja em células nos Estados Unidos e no mundo Ocidental.
O crescimento da igreja foi muito mais lento no Ocidente. Eu conseguia fazer uma igreja crescer mais rapidamente se eu não enfatizasse o ministério celular! Algumas pessoas nos contaram que estavam à procura de uma igreja em que elas não seriam conhecidas. Um cristão me disse, “Eu preciso de uma igreja onde eu não tenha que fazer muito.” Poucos estavam interessados nos compromissos extras do ministério celular. Algumas igrejas estavam crescendo por não exigirem muito de seus membros e por permitirem que eles permanecessem anônimos.
Ao longo do tempo, eu fiquei convencido de que a igreja em células era mais uma estratégia de purificação ou transformação para a igreja da América do Norte. Durante um longo período de tempo, eu comecei a ver o ministério celular como muito mais do que uma técnica de crescimento da igreja. Eu percebi que a minha teologia anterior de crescimento da igreja era deficiente. Eu passei a entender que a verdade bíblica é o juiz final do crescimento da igreja ou de qualquer outra filosofia ministerial.
Eu fiz a decisão de basear a minha vida e o meu ministério nas Escrituras, e as peças do quebra-cabeça começaram a se encaixar em seu devido lugar. Eu me encontrei agradavelmente surpreso em quão bem a estratégia da igreja em células funcionava com a teologia bíblica. Eu passei a acreditar que a razão fundamental para nós fazermos a igreja em células é por causa das convicções teológicas, e que essas convicções bíblicas nunca deveriam ser secundárias, mas em vez disso, deveriam ser a razão principal.
A teologia dá asas para o ministério celular, pois fornece a base para a aplicação tanto nas áreas receptivas quanto nas não-receptivas. Seguir a estratégia da igreja em células não resulta em crescimento instantâneo. Leva tempo para mudar o pensamento tradicional, desenvolver as pessoas leigas para fazerem a obra do ministério, e se envolver com o evangelismo relacional. Algumas igrejas podem até perder membros nas fases iniciais do processo.
Os princípios e práticas da igreja em células devem ser construídos sobre uma base bíblica se as igrejas pretendem se tornar mais saudáveis e fazer mais e melhores discípulos. Não é uma estratégia de rápido crescimento, mas sim uma estratégia bíblica. Grupos de células fornecem o ambiente para formar discípulos. Em certas áreas receptivas ao redor do mundo, a multiplicação acontece rapidamente porque as pessoas estão vindo a Cristo, sendo treinadas, e iniciando novas células. Em áreas mais resistentes ao redor do mundo, no entanto, o processo leva muito mais tempo porque o solo é mais duro. Não importa onde a igreja é estabelecida, ela deve depender da verdade bíblica em vez dos resultados externos.

por Joel Comiskey
Em 9 de Fevereiro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário