sábado, 23 de janeiro de 2021

Inspirado pelos Pioneiros da História



Em uma noite de domingo no verão de 1964, Yonggi Cho, um jovem pastor coreano, desabou na plataforma de sua igreja. Cho, então com vinte e sete anos, havia chegado a um ponto de exaustão física total. A exaustão física de seu ministério era demais para ele suportar. Seus médicos disseram que ele teria que parar de pregar e ficaria confinado à cama. Então, ele se deitou e, enquanto lia a Bíblia, procurou alternativas para o ministério. Ele redescobriu relatos das antigas igrejas nos lares do Novo Testamento no livro de Atos, bem como a estrutura organizacional dada a Moisés por seu sogro, Jetro, em Êxodo capítulo dezoito.

Dessa revelação veio a fundação do que agora é chamado de igreja em células ou igreja baseada em células. A crise de fé de David Cho e a transformação resultante de sua igreja resultou em um movimento mundial de igrejas que colocam pequenos grupos no centro da vida e do ministério.

Claro que este novo movimento não era realmente novo. Havia ondas simplesmente progressivas de movimento aparecendo e desaparecendo com o tempo. Tudo começou com a igreja primitiva, mudou-se através do Monasticismo e continuou em uma vibração cada vez maior para o movimento celular moderno.

Alguns dos movimentos que tentaram reformar a igreja estatal, como os valdenses, lolardos, hussitas, anabatistas e pietistas, enfatizaram os lares como locais de encontro para os crentes, porém a igreja estatal continuou a ser a norma para a maioria dos crentes. Ainda assim, começando com os Morávios, John Wesley, o movimento da igreja nos lares, e agora o movimento da igreja em células dos dias modernos, o ministério de pequenos grupos se tornou a nova norma em muitos lugares ao redor do mundo.

A realidade é que Deus usou o ministério de pequenos grupos ao longo da história da igreja para discipular, reavivar, consolidar e evangelizar. Embora pequenos grupos tenham desempenhado um papel importante no Antigo Testamento (Êxodo 18), Jesus levou o ministério de pequenos grupos a um novo nível criando seu próprio grupo de seguidores e depois os enviando para iniciar igrejas nos lares. Sabemos que a igreja primitiva foi um movimento de igrejas nos lares em rede que se espalhou pelo mundo e triunfou sobre a espada.

Alguns especulam que o movimento de células que começou no final do século vinte é o início de uma segunda reforma que acabará por transformar a igreja em uma escala semelhante à reforma que começou no século dezesseis.

Se você está lendo este blog, provavelmente é porque tem um grande interesse em pequenos grupos. Minha oração é que você cresça em sua apreciação e compreensão dos princípios-chave de pequenos grupos daqueles pioneiros que abriram o caminho e foram antes de nós. Eu espero que você valorize de um jeito novo aqueles propagadores e alvoroçadores que enfrentaram probabilidades muito maiores de implementar pequenos grupos do que as dificuldades enfrentadas hoje. Eu também espero que você ganhe uma nova confiança para enfrentar os obstáculos ao ver sua experiência atual em um contexto mais amplo.

Para obter mais informações, consulte: 2000 Anos de Pequenos Grupos

Por Joel Comiskey, confira: 2000 Anos de Pequenos Grupos

Sem comentários:

Enviar um comentário