sábado, 1 de julho de 2023

segurança cibernáutica



Gostaríamos de chamar a vossa atenção para informações relevantes disponíveis no site da NordPass: https://nordpass.com/most-common-passwords-list/. Este site destaca as palavras-passe mais utilizadas em Portugal, alertando para o facto de que algumas delas podem ser descobertas por um hacker em menos de um segundo.

De acordo com o relatório da NordPass, no topo da lista está a clássica “123456”, utilizada por 1918 utilizadores. Logo atrás surge um parente próximo, o “12345”, seguido de “123456789” e “12345678”. Depois das sequências numéricas das quais os portugueses parecem ser fãs, vêm as palavras. A password “benfica” surge na quinta posição, seguida pela palavra do próprio país “portugal”. A password “sporting” surge na sétima posição do top das mais usadas, enquanto a password “fcporto” surge bem mais abaixo. O relatório da NordPass foi compilado com a ajuda de investigadores independentes especializados em incidentes de cibersegurança, recorrendo a uma base de dados de 3TB.
Recomendamos vivamente que consultem a referida página e verifiquem se alguma das vossas palavras-passe se encontra nessa lista. A cibersegurança é fundamental para proteger as nossas contas e informações pessoais, e é importante adotarmos medidas de proteção adequadas na instituição.
Para criar palavras-passe mais seguras e garantir a sua eficácia, considerem as seguintes dicas:
  • Atualizem regularmente as vossas palavras-passe, de preferência a cada 3-6 meses, e evitem compartilhá-las com outras pessoas
  • Utilizem uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos;
  • Evitem palavras comuns, sequências numéricas ou teclas consecutivas (por exemplo, "12345" ou "qwerty");
  • Optem por uma palavra-passe com pelo menos 12 caracteres;
  • Não usem a mesma palavra-passe para diferentes contas ou serviços;
Agradecemos a vossa colaboração na melhoria da segurança das nossas informações e contas, e aproveitamos para lembrar a importância de estarmos sempre atentos a possíveis ameaças cibernéticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário