segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Igrejas estão em uma 'plataforma em chamas' se ignorarem o discipulado de crianças



As igrejas que não investem mais em ministérios infantis orientados para o discipulado estarão “de pé sobre uma plataforma em chamas”, alertou Matt Markins, chefe da organização de discipulado infantil Awana. 

Para a maioria das pessoas, sua formação de visão de mundo é "em grande parte fixada" aos 13 anos, de acordo com descobertas conduzidas pela organização de pesquisa Barna Group. É por isso que Markins acredita firmemente que a formação da visão de mundo não é "uma conversa em grupo de jovens" para quando os jovens estão no ensino médio, mas sim "esta é uma conversa de formação infantil" e um "canário na mina de carvão".

“A Igreja vê o canário na mina de carvão como a taxa de abandono do ensino médio [quando] os alunos se afastam da Igreja após o ensino médio. Mas o propósito do canário na mina de carvão não é o momento em que o canário cai, é o gás mortal que levou a isso e de onde veio? Markins disse ao Christian Post antes do Fórum de Discipulado Infantil de Awana,  realizado de 22 a 23 de setembro em Nashville, Tennessee.

“Se estamos olhando para os 18 anos como o prazo final, na verdade estamos olhando para o prazo errado”, disse Markins. "Não são 18, são 13, porque o Barna Group disse que a formação da visão de mundo está definida até então. As igrejas realmente precisam investir nas crianças, porque é o que estamos fazendo com as crianças de 8 anos que está formando o que vai se tornar os de 13 anos”.

Outra pesquisa que Markins considerou significativo foi como 39% das crianças relataram ter pelo menos um adulto em sua igreja além de seus pais que “os conhece, os ama e cuida deles”.

Markins disse ao Christian Post que essas crianças, em comparação com aquelas que não relataram ter pelo menos um adulto atencioso na igreja, se saíram melhor em assuntos como “engajamento bíblico”, “servir na igreja”, sentir que “pertencem à igreja”. e continuar “a seguir a Cristo nos próximos anos”.

“Não há comparação entre as crianças que têm outro adulto envolvido com elas em comparação com as crianças que não têm”, acrescentou.

"Então, qual é o ponto para pastores e líderes? Se você cultivar uma cultura em sua igreja onde as crianças são conhecidas, amadas e cuidadas por outros adultos amorosos e atenciosos que estão se envolvendo com eles, você vai... desenvolver crianças que se tornam adolescentes, estudantes e jovens adultos que têm uma fé duradoura."

O líder Awana disse que o evento do ano passado foi “mais um pontapé inicial, iniciando a conversa” centrado na pergunta: “Como podemos ajudar a Igreja a passar do ministério infantil para o discipulado infantil?”

Fonte: ChristianPost

Sem comentários:

Enviar um comentário