terça-feira, 1 de novembro de 2022

Comida com sangue, sim ou não?



O cristão tem liberdade para escolher comer ou não sangue, de acordo com sua consciência. Cada pessoa deve decidir por si se acha que pode ou não comer sangue. A questão de comer ou não comer sangue não é central na Bíblia.

Argumentos contra comer sangue:

Deus proibiu todos de comer sangue – a proibição de comer sangue foi dada a Noé e seus descendentes, muito tempo antes das leis de Moisés para Israel (Gênesis 9:3-4).

O sangue representa a vida – devemos respeitar o valor simbólico do sangue na Bíblia, abstendo-nos de comer.

Os apóstolos recomendaram não comer – em Atos dos Apóstolos 15:28-29, depois de discutir uma grande controvérsia sobre as leis do Antigo Testamento, uma das recomendações dos apóstolos foi não comer sangue.

Argumentos a favor de comer sangue:

Jesus declarou puros todos os alimentos – Jesus disse que não é o que comemos que nos torna impuros, o problema é o nosso coração (Marcos 7:18-20); já não estamos sujeitos a regras cerimoniais de pureza.

Podemos comer tudo – não há alimentos que são naturalmente ruins a nível espiritual mas podem causar problemas para a consciência de quem acha que são ruins (Romanos 14:14).

A proibição era só uma recomendação – os apóstolos não impuseram a proibição de comer sangue como lei nem comentaram mais sobre ela, como fizeram sobre a idolatria e a imoralidade sexual.

Conclusão.

Ambos os lados têm argumentos válidos. Pessoalmente prefiro não comer!

Qualquer que seja sua opinião, dê glória a Deus e não condene quem tem uma opinião diferente. 

“A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.” - 1 Coríntios 8:8

Sem comentários:

Enviar um comentário