quarta-feira, 3 de maio de 2017

crescer através do desânimo


"Agora, pois, Senhor, que espero eu?" (Salmos 39.7)

Aqui ficam quatro sugestões para o ajudar a sobreviver e a crescer através de momentos de agitação, tais como uma inesperada perda de emprego, a morte de um ente querido, um casamento falhado ou um grave problema de saúde:

1 - Admita a forma como se sente. Isso não significa que tem de ficar a afogar-se em negativismo; significa confiar em Deus o suficiente para reconhecer como realmente se sente. Fingir que as coisas estão bem quando não estão, faz com que seja mais difícil voltar a levantar-se. Todos passamos por tempos difíceis. O salmista pediu a Deus que o ajudasse a lidar com o desânimo (Salmos 42 e 43). E houve uma altura em que Paulo estava debaixo de tamanha pressão que dizia "Até da vida desesperámos" (II Coríntios 1.8).

2 - Identifique a fonte. O desânimo muitas vezes surge na esteira de algum revés ou de alguma desilusão. Alguma coisa que decidiu no seu coração se desmoronou? Será que as suas expectativas eram demasiado irreais? Alguém o desiludiu? Ou o seu desânimo vem de um sentimento generalizado de exaustão?

3 - Fale com um conselheiro de confiança. Salomão disse: "... quanto mais conselheiros sábios, melhores soluções" (Provérbios 11.14 MSG). Não deixe que o orgulho o impeça de se abrir com aqueles que poderão ouvi-lo com empatia e aconselhar sabiamente. Falar com as pessoas certas pode diminuir o seu sentimento de isolamento e também abrir caminho para que outros que também estão a sofrer possam fazer o mesmo.

4 - Esteja aberto perante Deus. Ele, não o destino ou as circunstâncias, é que escreve o último capítulo. Talvez Ele esteja a tentar ensinar-lhe algo ou a redirecionar as suas energias. David disse: "Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti." Quanto a sua esperança está em Deus, Ele substitui o desânimo por confiança para que aquilo por que está a passar possa tornar-se um caminho para o crescimento espiritual.

Sem comentários:

Enviar um comentário