quinta-feira, 13 de setembro de 2018

homem e mulher - iguais ou diferentes - parte 4

O organismo de homens e mulheres possuem diferenças não só anatómicas como vimos no último post do blog, mas também diferenças fisiológicas, como a concentração de harmónios, metabolismo basal, questões circulatórias, respiratórias, etc. Através dessas características iremos ver como isso pode afectar as capacidades físicas e o desempenho entre os géneros.

Harmónio testosterona: As concentrações do harmónio testosterona dos meninos e meninas quase não diferem até o início da puberdade. Sendo assim, o desempenho físico, principalmente no que se refere à força, é mais ou menos igual comparável entre os géneros. Após as alterações hormonais da puberdade nos meninos, a taxa de testosterona aumenta aproximadamente 10 vezes, enquanto nas meninas esse aumento é mínimo. O harmónio testosterona é um factor muito importante para explicar a diferença de força entre homens e mulheres, por conta de seu efeito anabólico de massa muscular, que irá reflectir em maior força para os homens.

Metabolismo basal: Quando comparado o metabolismo da mulher com o do homem, nota-se que a mulher apresenta um metabolismo basal cerca de 20% menor. A massa muscular gera maior gasto calórico em repouso que no tecido adiposo, por conta das mulheres possuírem em média, menor quantidade de massa magra, gerando um menor gasto calórico total em repouso.

Termorregulação: Em relação ao controlo da temperatura corporal, podemos citar que as mulheres possuem um menor número de glândulas sudoríferas, a uma mesma intensidade relativa de exercício, apresentam uma menor taxa de sudorese que os homens. Isso gera uma menor tolerância ao calor nas mulheres. Em geral, as mulheres reagem à exposição ao calor de forma menos favorável que os homens, sua capacidade de desempenho durante o exercício (seja ele desportivo, ou laboral) é mais limitada pela exposição ao ambiente quente.

Capacidade de transporte de oxigénio: A diferente concentração de hemoglobina (Hb) e de eritrócitos observada entre os sexos é um factor importante para entender a  menor capacidade de resistência em mulheres. Considerando que essa menor concentração influencia negativamente a capacidade de transportar e consumir oxigénio. Apesar disso, a maior capacidade funcional na utilização de ácidos gordos livres predispõe a mulher justamente para distâncias longas e extremamente longas. 

Dimensões cardiovasculares: As dimensões cardiovasculares são menores na mulher do que no homem. O menor tamanho do coração leva a mulher, em situações de exercício, a precisar aumentar de forma não económica a frequência cardíaca, na tentativa de melhorar o transporte de oxigénio.

Função respiratória e consumo de oxigénio: Em geral, pode-se dizer que nas mulheres as vias respiratórias como fossas nasais, traqueia e brônquios, são menores; assim como o pulmão, tanto em tamanho quanto em peso. Devido à menor massa muscular e à pior capilarização do músculo feminino não-treinado, o consumo periférico de oxigénio é reduzido. Pelo menor número e tamanho das mitocondrias, a capacidade de metabolismo aeróbio é menor na mulher.

Em termos de capacidades físicas:

Velocidade: Por conta de possuir mais força, o aspecto de velocidade acaba sendo maior nos homens. Porém, vale ressaltar que os aspectos psicomotores coordenativos da velocidade como o tempo de reacção e a frequência de movimentos, assim como a função neuromuscular, são semelhantes em homens e mulheres. 

Flexibilidade: Devido à menor densidade dos tecidos, os ligamentos e músculos das mulheres são mais elásticos e flexíveis que os dos homens. Com isso, as mulheres dispõem, na maioria das articulações, de uma maior amplitude de movimentos. 

Capacidades coordenativas: No conjunto, parece que as capacidades coordenativas se desenvolvem da mesma forma nos dois sexos. O mesmo vale para sua treinabilidade.

RESUMO - Em relação às qualidades físicas básicas associadas ao condicionamento físico (resistência, força muscular, velocidade), o homem possui vantagem, como foi mencionado no texto; na flexibilidade, a mulher é superior, mas os dois sexos são semelhantes no que diz respeito às capacidades coordenativas.

Na parte 5 veremos outras diferenças entre o homem e a mulher... 

Sem comentários:

Enviar um comentário