quinta-feira, 13 de setembro de 2018

homem e mulher - iguais ou diferentes? - parte 1

Cada vez mais temos ouvido falar de igualdade de género, em que não deveria haver discriminação entre os homens e as mulheres. Mas a verdade é que somos diferentes, tanto no pensar, no agir e no perceber, e isso tem várias implicações.

No geral os homens e as mulheres fazemos as mesmas coisas de maneiras diferentes:
- se é para fazer as malas as mulheres começam umas semanas antes a se programarem, acorda de noite com medo de ter esquecido de algo, faz muitas listas, dobra as suas coisas e as dos seus filhos, organiza tudo, planeia as actividades dos filhos, tenta fazer com que tudo caiba numa mala, logo lembra que se esqueceu de algo... Os homens fazem as malas cinco minutos antes de ir para o aeroporto, atiram umas coisas lá para dentro e... já esta!
- se o casamento entra em ruptura, no primeiro dia as mulheres derramam lágrimas pelos cantos, enquanto que os homens festejam; uma semana depois as mulheres começam a se recompor da situação, enquanto que o homem começa no processo de arrependimento; um mês depois ela está pronta para um novo relacionamento, e ele chora desalmadamente por ter perdido a esposa.
- se é para ir à casa de banho, as mulheres vão acompanhadas duas a duas, e fazem fila para usar a casa de banho; os homens... vão sozinhos (fica mal ir acompanhado!) e se a casa de banho estiver ocupada, qualquer canto serve para verter as "águas".
- se é para ir para o trabalho, desde o momento em que o homem se levanta e sai pela porta de casa é rápido (meia hora é suficiente), mas a mulher precisa de uma eternidade para se levantar da cama, tomar duche, maquilhar, escolher a roupa, etc.
- nas redes sociais, se por algum motivo não entrou no seu perfil durante uma semana, os homens têm poucas mensagens, poucos pedidos de amizade, etc.; mas as mulheres têm carradas de mensagens por ler, umas dezenas de pedidos de amizades, etc.
- na divisão da cama... 3/4 da cama é dela, e um 1/4 é dele.
- a mesa de trabalho do homem é caótica, tudo desarrumado; mas dela está impecável, tudo no seu devido lugar, tudo arrumadinho. O ambiente de trabalho do PC dele tem poucos ícones, mas o ambiente de trabalho do PC dela tem pastas e pastinhas, etc.
- quando um homem cruza com uma mulher na rua, imagina-a nua; a mulher quando se cruza com outra mulher, analisa a roupa que ela usa. 
- quando um homem se vê no espelho, mesmo que seja um franzininho, vê-se todo musculado e bonito; quando uma mulher se vê no espelho, acha-se gorda.
- quando vão ao cabeleireiro, o homem gasta pouco tempo e pouco dinheiro para ficar bonito; a mulher gasta uma eternidade lá dentro e gasta um balúrdio.
- quando chega a hora de vestir, as mulheres olham para o guarda-roupa cheio de roupa e diz "não tenho nada para vestir"; o homem olha para o guarda-roupa com pouca roupa e diz "boa! vai dar para toda a semana!"

Segundo um estudo realizado, mostraram que as mulheres são de "Vénus" e os homens são de "Marte", mostrando que, apesar de sermos iguais em direitos, a forma de pensar feminina e masculina têm diferenças profundas. No estudo mostrava que as mulheres ficam tristes por tudo, enquanto que os motivos para os homens ficarem tristes são: a derrota do clube de desporto, amassarem o carro, estar com fome. Mostrou que as mulheres lavam a loiça depois de comer, enquanto que os homens levam a loiça quando não há mais pratos limpos. Quando é para comprar um shampoo as mulheres analisam se tem proteínas e extracto de aloe, se dá volume, se tem vitaminas e minerais, se tem queratina para brilho; enquanto que o homem escolhe a embalagem que diz "shampoo".
Quando as mulheres adoecem dizem: "Estou bem. Só um pouco casada!" Os homens dizem: "Presta atenção, estas são as minhas últimas palavras..." Esta é só uma pequena amostra do estudo...

A verdade é que as mulheres têm a capacidade de falar ao telemóvel, ver televisão, maquilhar-se, lavar a loiça e ainda falar ao mesmo tempo com as crianças. Para ela é incompreensível quando o homem não ouve uma única palavra do que ela disse enquanto ele está a ver o futebol.

Os homens só fazem uma coisa de cada vez e as mulheres fazem várias coisas ao mesmo tempo. Se a mulher falar com o homem enquanto este está a fazer a barba, a probabilidade de este se cortar aumenta.

As mulheres dizem coisas que têm significados totalmente diferentes do que realmente parecem. Se a mulher disser "não se passa nada" e "tu é que sabes" isso significa "é claro que se passa alguma coisa" e "não vou dar a minha opinião porque já devias saber e quando o fizeres vais-te arrepender e vais-me dar razão (como sempre)".

Segundo os psicólogos, as mulheres são melhores que os homens a interpretar a linguagem não-verbal (movimentos das mãos, do corpo, as expressões do rosto, etc.). Isso explica muitas coisas.

Os homens e as mulheres são diferentes no tratamento entre amigos. Se a Adriana, a Débora e a Luciana vão almoçar juntas, elas tratar-se-ão por Dri, Dé e Lu. Se o Leandro, o Carlos e o João vão sair, eles tratar-se-ão por Gordo, Cabeçudo e Brother.

Os homens e as mulheres conseguem ter opiniões muito diferentes sobre o mesmo tema. Para uma mulher, os personagens dos filmes só deveriam morrer se fosse por amor. Para os homens, um bom filme é aquele em que muita gente morre e se possível com balas de metralhadora ou em grandes explosões.

A quantidade de objectos no WC é proporcional às necessidades de cada um. Um homem tem cerca de cinco objectos: escova de dentes, espuma de barbear, gilete, sabonete e uma toalha. A quantidade média de objectos da mulher pode chegar às centenas e é muito inconveniente se o homem pergunta “Para que precisas disto?”.

A mulher precisa de ficar com a "última palavra". Qualquer coisa que um homem disser depois de terminar uma discussão já é o início de uma outra.

Uma mulher preocupa-se com o futuro até conseguir um marido. Um homem nunca se preocupa com o futuro até conseguir uma mulher.

Há coisas que só as mulheres entendem. Por exemplo: a diferença entre as cores branco, creme, bege e branco-pérola; a necessidade de ter cinco pares de sapatos pretos; almoçar uma salada, bebida zero e um gelado de chocolate como sobremesa.

A maioria das mulheres demora, em média, 40 minutos para se arranjar antes de sair de casa. Esta frase significa que, provavelmente, ainda nem escolheu que roupa vai usar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário