A Bíblia não diz qual é a idade da terra. Não há nenhuma indicação específica sobre a data da criação. A data da criação do mundo tem sido calculada entre 6000 a 4 500 000 000 de anos atrás!
A teoria da terra jovem sugere que terra foi criada há cerca de 6000 anos atrás. Essa teoria assume que a terra foi criada literalmente em 6 dias e soma as genealogias de Génesis 5 e 11, calculando para trás a partir de Abraão. O calendário hebraico, que diz que estamos no ano 5778 da criação da terra, não indica uma verdade histórica no sentido que estamos acostumados a entender, mas indica que a revelação divina acontece dentro da história humana, mas não se limita a ela.
As teorias sobre a formação natural da terra sem a intervenção de Deus exigem uma idade muito maior da terra. Hoje em dia, os defensores dessas teorias dizem que a terra tem cerca de 4,5 mil milhões de anos.
Entre esses dois extremos existem muitas teorias que procuram reconciliar as evidências bíblicas e científicas. As provas são todas duvidáveis, tanto dos ateus como dos religiosos, e dependem muito da forma como as interpretamos.
Como calcular a idade da terra a partir da Bíblia? Chegar a uma data para a criação na Bíblia depende:
- Da interpretação – algumas pessoas lêem a história de Génesis 1 como literal, por isso crêem que a criação levou 6 dias. Outras pensam que é uma metáfora, então pode ter durado mais tempo.
- Da noção de dia – na Bíblia a palavra “dia” nem sempre representa 24 horas. Às vezes representa eras de tempo indefinido. Dependendo de como interpre-tamos os 6 dias da criação, pode ter levado uma semana ou muitos anos.
- Das genealogias – as listas dos descendentes de Adão e Noé têm exactamente 10 gerações cada. Isso provavelmente indica que as genealogias estão incompletas, só registando as pessoas mais importantes. A lista poderá ser mais extensa, sendo a terra muito mais antiga que 6000 anos.
Como calcular a idade da terra cientificamente? Algumas formas científicas para descobrir a idade da terra são:
- Datação radiométrica – os cientistas calculam a idade de rochas a partir do nível de degradação dos seus átomos. A idade das rochas mais antigas foi calculada em vários milhões de anos. No entanto, essa técnica não leva em conta a possibilidade de a degradação ocorrer a velocidades diferentes em tempos diferentes e alguns cálculos provaram estar errados. Ver parte 2.
- Camadas rochosas – os geólogos calculam a idade da terra de acordo com o tempo que teria levado para criar diferentes camadas rochosas. Tem os mesmos problemas que a datação radiométrica.
- Cálculos de evolução – os evolucionistas calculam o tempo que teria levado para animais microscópicos evoluírem até chegar à diversidade que temos hoje. Isso supõe que a teoria da evolução está certa, embora ainda falte muita evidência.
Nem a Bíblia nem a ciência podem nos dar a idade exacta da terra. Mas o mais importante do relato de Génesis é que foi Deus que criou tudo, com um propósito. Nós não somos só fruto do acaso, fazemos parte do grande plano de Deus. Ele nos ama e criou o mundo para ser um lugar bom.
PARTE 2
Sem comentários:
Enviar um comentário