sexta-feira, 6 de novembro de 2020

porque igreja nas casas?



Porquê da igreja nas casas? Porque acreditamos nesta maneira de viver Igreja?  Deus tem-nos mostrado que a teologia deve guiar as nossas estratégias e não o contrário. Então quais são as razões teológicas centrais para vivermos igreja nas casas?


Permita-me partilhar consigo as três razões teológicas mais importantes:

1- Trindade

Nosso Deus é um Deus social. Ele vive em relação com os outros membros da Trindade. Deus não é um cavaleiro solitário e independente. O individualismo pode ser a norma cultural no mundo ocidental, mas Deus ama a comunidade e a unidade. Um dos valores fundamentais da igreja na casa é que as pessoas precisam de viver em comunidade, em vez de se esconderem no anonimato. A intimidade existente na igreja na casa incentiva as pessoas a conhecerem e a serem conhecidas.

A Trindade também é um Deus de alcance. O Evangelismo flui do Seu coração. A vontade de Deus é alcançar todas as pessoas perdidas através do Seu Filho, Jesus, e a igreja é o Seu instrumento para que isso aconteça. A Igreja na casa encoraja cada membro a criar relacionamentos com o propósito de evangelizar. A igreja espera que todos os membros desenvolvam relacionamentos com os não-cristãos, porque essa atitude reflete o coração amoroso de Deus.

2 - O sacerdócio de todos os cristãos

É muito fácil ser um "cristão de cadeira", que se senta todos as semanas na igreja para receber alguma coisa da parte de uns poucos. Algumas igrejas são grandes, através do enchimento de cadeiras. No entanto, a Bíblia ensina que todos os cristãos são sacerdotes. A igreja na casa valoriza a participação de cada cristão.

Parte do sacerdócio de todos os cristãos é a manifestação dos dons espirituais. A igreja na casa é o melhor local para o uso dos dons espirituais. Na verdade, todas as passagens do Novo Testamento foram escritas para igrejas nas casas.

3 - Fazer discípulos

A última ordem de Cristo aos Seus discípulos foi fazerem discípulos de todas as nações. Eu acredito que a essência da igreja na casa é fazer discípulos que fazem discípulos. A igreja na casa é criadora de líderes, e o melhor lugar para preparar discipuladores. A multiplicação está no coração da igreja na casa. A melhor razão é porque a igreja na casa promove o ensino teológico base e traz glória ao Deus vivo.

Um forte abraço fraterno,

Miguel Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário