sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Cinco dicas para lidar com pessoas com raiva



Tenho observado que líderes de louvor, pastores e plantadores de igrejas vivem em um estado constante de raiva, depressão ou delírio, talvez porque muitas vezes estamos lidando com pessoas iradas.

Pode-se dizer: “Não estou com raiva nem deprimido”.

Delirante: “Uma crença ou impressão idiossincrática que não está de acordo com uma realidade geralmente aceita.” (Wordreference.com)

O ministério é difícil. Lidar com pessoas zangadas é difícil. Lidar com nossas próprias emoções é difícil.

Um pastor apaixonado e emotivo que implanta uma igreja com pessoas obstinadas está fadado a encontrar um conflito ou dois ... por hora.

Os conflitos não são o problema. As respostas geralmente são.

Palavras ásperas em meio a conflitos são como ervas daninhas em um jardim mal cuidado. Eles surgem em todos os lugares até que finalmente assumem e sufocam qualquer conversa frutífera. Adão culpou Eva. Eva culpou a serpente. Pessoas pecaminosas trocam a culpa.

Recebi uma mensagem feia de alguém recentemente. Enviar mensagens de texto parece uma forma estranha de descarregar a raiva. Era de um pastor desqualificado que cometeu um pecado horrível contra sua família e sua igreja. Eu estava a ajudar a igreja a lidar com a confusão que ele fez. Ele não gostou do que percebeu ser o meu conselho para eles, então o seu telemóvel atacou o meu telemóvel com palavras virais. Essa é a minha explicação, já que não consigo imaginar um amigo falando comigo dessa maneira.

Minhas emoções aumentaram e eu estava com raiva de sua impudência, arrogância e ignorância. Minha resposta? Eu mandei uma mensagem: "Eu te amo, Dave."

Gostaria de poder dizer que minha resposta aos ataques do passado sempre foi com esse tipo de gentileza. Eu também gostaria de poder dizer a vocês que Dave se arrependeu e confessou seu ataque venenoso contra mim com seus polegares digitando descuidadamente.

Em vez disso, Dave continuou a defender sua “raiva justificável” por mensagem de texto. Ele disse que os pagãos o tratavam melhor do que eu. De repente, ele deu a entender que sua justiça era merecida e eu era pior do que um pagão! Estou feliz por não ter reagido.

Eu o chamei. Sei que falar ao telefone não é a coisa mais moderna e legal de se fazer hoje em dia, mas pastorear via Twitter ou mensagens de texto, embora económico, é completamente ineficaz.

Cinco dicas para lidar com pessoas com raiva:

“Que cada pessoa seja rápida para ouvir, lenta para falar, lenta para a raiva; pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. ” (Tiago 1: 19-20 ESV)

1. Seja lento para falar.

Tome a decisão de não reagir sem pensar. As pessoas fazem comentários tolos o tempo todo.

Um amigo me confrontou sobre algo que eu fiz, e minha resposta foi que eu não tinha ideia de por que fiz isso. Eu não tinha malícia ou intenção, e minhas ações eram completamente contrárias ao meu sistema de valores. Eu não dei desculpas (ah, eu tinha algumas) e não ataquei suas ações.

Em vez disso, pedi perdão e ele o estendeu imediatamente.

2. Filtre suas emoções através do Evangelho.

Nada põe o Evangelho de lado mais rápido do que a perda de controle na raiva.

Quando estou com raiva, concentro-me em como Deus responde aos meus pecados, transgressões e ídolos contínuos. Muitas vezes me pergunto por que Ele me atura. Estou convencido de que Ele me ama mais do que eu me amo e que Ele é cheio de graça, misericórdia e perdão.

Eu faço coisas pecaminosas e Deus me perdoa e o ministério da reconciliação é exercido. Eu sou reconciliado e chamado para ser um reconciliador (2 Coríntios 5: 18-19; Rom. 5: 10-11).

3. Seja rápido para ouvir.

Lide com o conflito rapidamente. É estranho lidar com isso mais tarde, e parece que Satanás coloca uma barreira mais profunda entre os amigos, a cada hora que passa um conflito é deixado para ferver.

Deixar o sol se pôr sobre nossa raiva dá ao diabo a oportunidade de obter uma posição vantajosa em nossos relacionamentos, o que cria amargura (Ef 4: 26-27).

4. Evite textos e respostas por e-mail.

Lidar com pessoas com raiva requer um toque pessoal. A parte ofendida ou ofensiva precisa ouvir o tom de sua voz.

Respondi a Dave dizendo que o havia perdoado e que comentários fora do contexto e sem a compaixão associada e minha dor pessoal pelo resultado da ofensa raramente são entendidos corretamente em formato digital.

5. Reconheça seu papel no conflito.

Uma pessoa pode causar problemas em uma família, uma igreja ou um relacionamento, mas muitas vezes eles arrastam as ações e palavras auxiliares de outras pessoas para desviar seus próprios pecados.

Adão culpou Eva. Eva culpou a serpente. Pessoas pecaminosas trocam a culpa.

No entanto, ao lidar com pessoas iradas, seja rápido em reconhecer seu papel no conflito, embora isso raramente justifique suas ações pecaminosas. Nunca é benéfico esconder nossas fraquezas e indiferença para com os outros.

“Tenho que exercer fé no Evangelho e não na minha raiva para‘ produzir a justiça de Deus ’”.

Acho que a admoestação de Paulo em Colossenses 3: 12-14 é contra-intuitiva ao lidar com pessoas iradas. Tenho que exercer fé no Evangelho e não em minha raiva para "produzir a justiça de Deus".

“Revesti-vos então, como os escolhidos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando uns aos outros e, se alguém tiver uma reclamação contra o outro, perdoando-se mutuamente; assim como o Senhor o perdoou, você também deve perdoar. E, acima de tudo, revestir-se de amor, que une tudo em perfeita harmonia. ” (ESV)




-----------

Five Tips on Handling Angry People

I have observed that worship leaders, pastors, and church planters, live in a constant state of being either angry, depressed or delusional, perhaps because we are often handling angry people.

One might say, “I am neither angry nor depressed.”

Delusional: “An idiosyncratic belief or impression that is not in accordance with a generally accepted reality.” (Wordreference.com)

Ministry is hard. Handling angry people is hard. Dealing with our own emotions is hard.

A passionate, emotional pastor planting a church with opinionated people is bound to encounter a conflict or two … per hour.

The conflicts are not the problem. The responses usually are.

Harsh words in the midst of conflict are like weeds in an untended garden. They crop up everywhere until they finally take over and choke out any fruitful conversation. Adam blamed Eve. Eve blamed the serpent. Sinful people blame-shift.

I received an ugly text from someone recently. Texting seems like a strange way to vent anger. It was from a disqualified pastor who had committed a horrible sin against his family and his church. I was helping the church to deal with the mess he made. He didn’t like what he had perceived was my advice to them, so his cell phone attacked my cell phone with viral words. That is my explanation since I cannot fathom a friend speaking to me in this way.

My emotions rose, and I was angry at his impudence, arrogance and ignorance. My response? I texted, “I love you, Dave.”

I wish I could tell you that my response to attacks in the past has always been with this kind of graciousness. I also wish I could tell you that Dave repented and confessed his venomous attack on me with his carelessly keyboarding thumbs.

Instead, Dave continued to defend his “justifiable anger” by text message. He said that pagans treated him better than I did. Suddenly, he implied that his righteousness was deserved, and I was worse than a pagan! I am glad that I didn’t react.

I called him. I know talking on the phone isn’t the hip and cool thing to do these days, but pastoring via Twitter or texting, while economical, is completely ineffective.

Five Tips on Handling Angry People:

“Let every person be quick to hear, slow to speak, slow to anger; for the anger of man does not produce the righteousness of God.” (James 1:19-20 ESV)

1. Be Slow to Speak.

Make a decision not to react without thinking. People make foolish comments all of the time.

A friend confronted me about something I did, and my response was that I had no idea why I did that. I did not have malice or intent, and my actions were completely contrary to my value system. I didn’t make excuses (oh, I had a few), and I didn’t attack his actions.

Instead, I asked forgiveness, and he extended it immediately.

2. Filter Your Emotions Through the Gospel.

Nothing sets the Gospel aside quicker than loss of control in anger.

When I am angry, I focus on how God responds to my ongoing sins and transgressions and idols. I often wonder why He puts up with me. I am convinced that He loves me more than I love myself and that He is full of grace, mercy and forgiveness.

I do sinful things and God forgives me and the ministry of reconciliation is exercised. I am both reconciled and am called to be a reconciler (2 Cor. 5:18-19; Rom. 5:10-11).

3. Be Quick to Hear.

Deal with the conflict quickly. It is awkward to address it later, and it seems Satan puts a wedge deeper between friends with every passing hour a conflict is left to simmer.

Letting the sun go down on our anger gives the devil an opportunity to gain an advantageous position in our relationships that creates bitterness (Eph. 4:26-27).

4. Avoid Texts and Email Responses.

Handling angry people requires a personal touch. The offended or offending party needs to hear the tone of your voice.

I responded to Dave by saying that I had forgiven him and that comments taken out of context and without the associated compassion and my personal grief for the outcome of the offense are rarely understood rightly in digital format.

5. Acknowledge Your Role in the Conflict.

One person can stir up trouble in a family, a church or a relationship, but they often drudge up other’s ancillary actions and words to deflect their own sin.

Adam blamed Eve. Eve blamed the serpent. Sinful people blame-shift.

Nevertheless, when handling angry people be quick to acknowledge your role in the conflict even though it rarely justifies their sinful actions. It never benefits to hide our weaknesses and our indifference toward others.

“I have to exercise faith in the Gospel and not in my anger to ‘produce the righteousness of God.'”

I find Paul’s admonition in Col. 3:12-14 to be counterintuitive when dealing with angry people. I have to exercise faith in the Gospel and not in my anger to “produce the righteousness of God.”

“Put on then, as God’s chosen ones, holy and beloved, compassionate hearts, kindness, humility, meekness and patience, bearing with one another and, if one has a complaint against another, forgiving each other; as the Lord has forgiven you, so you also must forgive. And above all these put on love, which binds everything together in perfect harmony.” (ESV)


Fonte: AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário