quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Principais características de um bom pastor



Em João 10:11, Jesus descreveu a si mesmo como “o bom pastor”. Essa é uma distinção importante a ser considerada pelos líderes da igreja. As qualidades que fizeram de Jesus o Bom Pastor são as mesmas que ainda caracterizam um bom pastor ou ancião.

Simão Pedro encorajou os anciãos a "serem pastores do rebanho de Deus" [sob seus cuidados para que] "quando o Sumo Pastor aparecer, receberão a coroa de glória que nunca murchará" (1 Pedro 5: 2-4). O bom pastor - o bom pastor - conhece as suas ovelhas porque “as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama suas próprias ovelhas pelo nome ”(João 10: 3).

Tomando tempo para ouvir

A Bíblia diz que Jesus sabia o que estava nos corações dos homens. Um bom pastor reserva tempo para ouvir as pessoas, aprende o máximo possível de seus nomes e se interessa pelas atividades diárias.

Quando eu tinha 11 anos, fiquei emocionado quando o novo ministro de nossa igreja compareceu a um de meus jogos de baisebol da Little League. Nunca esqueci o fato de que ele se deu ao trabalho de me observar jogar bola. Isso pode ter me motivado mais para o ministério do que os inúmeros sermões que ouvi dele.

O bom pastor conduz as ovelhas: Ele “as conduz para fora” (João 10: 3). Jesus nunca nos coage; Ele nos convida a segui-lo. Um bom pastor não manipula ou ameaça o rebanho. As pessoas têm tanto amor e respeito por ele que o seguem instintivamente. É por isso que integridade e consistência representam virtudes essenciais para pastores. Os ministros inspiram as pessoas a segui-los sempre que puderem confiar em seu pastor para guiá-los a pastos verdes. O pastor entende que ele é seu exemplo brilhante.

Oferecendo protecção

O bom pastor também protege suas ovelhas. Jesus disse: “Eu sou a porta das ovelhas” (João 10: 7). Ele falava em um vernáculo comum à época. Um bom pastor conduzia o rebanho para um recinto protegido e então dormia no portão do redil. Ele se tornou o portão e bloqueou pessoalmente a entrada. Qualquer animal selvagem que quisesse prejudicar as ovelhas só poderia entrar pelo portão guardado pelo pastor.

Jesus ensinou: “O mercenário não é o pastor que possui as ovelhas. Então, quando ele vê o lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o espalha. O homem foge porque é mercenário e não se importa com as ovelhas ”(João 10:12,13).

O Novo Testamento identifica três tipos de lobos que matam, roubam e destroem ovelhas desprotegidas: falsos mestres (Atos 20:29), crentes totalmente imorais (1 Coríntios 5:1-2) e aqueles que são repetidamente divisores (Tito 3:10). O bom ancião protege o rebanho, mesmo que o adversário se disfarce de lobo em pele de cordeiro, o que significa que muitos na igreja não reconhecem o perigo.

Acções sacrificiais

Mais importante ainda, o bom pastor ama as suas ovelhas e faz sacrifícios. Como diz João 10:11: “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. Cristo demonstrou Seu amor por nós morrendo por nós enquanto éramos ainda pecadores. A igreja sente que o bom pastor se preocupa genuinamente com eles e coloca os interesses deles acima dos seus. Eles o observam sacrificando tempo, dinheiro e energia por eles. Eles vêem que ele está lá para chorar com eles quando eles choram e se regozijar com eles quando eles se alegram. Eles sabem que ele se importa.

Um dos segredos para atividades bem sucedidas é que os líderes da igreja façam compromissos antecipados e que esse esforço seja revelado à congregação. Vez após vez, os membros da igreja dirão: “Quando vi o que os anciãos fizeram, fiquei inspirado e soube que era real”.

Aplicação prática

Há muito pouco treinamento prático para os líderes hoje. Um bom pastor frequentemente é colocado em uma tarefa difícil e espera-se que saiba instintivamente como liderar. Uma breve fórmula para ser um bom pastor ou presbítero é dizer ao rebanho: “Siga-me como eu sigo a Cristo” (1 Coríntios 1:11). Então, “quando o Sumo Pastor aparecer, você receberá a coroa de glória que nunca murchará” (1 Pedro 5: 4).

Sem comentários:

Enviar um comentário