Os especialistas dizem que cinco factores-chave inibem os pastores de desenvolver amizades íntimas.
- falta de modelagem formativa: nas famílias de origem, algumas não eram próximas de seus pais e / ou seus pais nunca modelaram para eles como criar relacionamentos íntimos.
- alguns pastores desenvolveram uma tendência solitária: eles preferem ficar sozinhos.
- personalidade: algumas personalidades podem afastar as pessoas involuntariamente.
- feridas do passado podem obrigar alguns a erguerem paredes com outros.
- medo de compartilhar a solidão com os outros: alguns pastores pensam que se as pessoas soubessem que lutaram, se machucaram ou tiveram problemas, isso poderia diminuir o respeito que eles dariam e, portanto, prejudicar a eficácia da liderança desse pastor.
O número cinco pode ser muito poderoso. Certamente não devemos exibir publicamente todas as nossas roupas sujas, ou diminuiríamos nossa influência . Mas, na verdade, descobri que, quando compartilho apropriadamente minhas lutas com os outros, a maioria das pessoas me ama e me respeita ainda mais.
Nunca esquecerei uma história que ouvi um pastor conhecido contar anos atrás numa conferência. Os detalhes específicos são nebulosos, mas o impacto sobre mim permanece.
Num de seus intervalos de estudo, ele contou sobre uma visita de domingo à noite a uma pequena igreja. Depois do sermão, o pastor parou diante de seu rebanho e, em lágrimas, compartilhou uma mágoa que experimentou de seu filho. Ele disse que se sentia um fracasso e não sabia o que fazer. Ele então fechou o serviço. Espontaneamente, as pessoas correram para a frente e o cercaram, o abraçaram e choraram com ele. O pastor que compartilhou a história então usou um termo para descrever a cena: "o círculo de quebrantamento". Enquanto ele atraía milhares de nós para esta história, com os olhos turvos percebi que todo pastor anseia por esse tipo de aceitação.
Se o medo da rejeição, o facto de parecer menos um pastor ou a preocupação de diminuir sua influência o impedem de convidar pessoas seguras para entrar, perceba o perigo em que pode se colocar. Sem pessoas seguras, o ministério pode nos oprimir.
Um psicólogo amigo meu explicou certa vez que o isolamento pode colocar um pastor em uma ladeira escorregadia em direcção ao compromisso sexual. Isoladamente, Satanás pode explorar sua vulnerabilidade. Ele pode então começar a transigir e viver uma vida sexual secreta que pode levar ao fracasso no ministério e / ou casamento. Meu amigo me lembrou que o pecado fica mais fácil na escuridão.
Portanto, se é pastor, não minimize a importância dos amigos no ministério e na sua igreja. Supere sua solidão e encontre alguns amigos.
Que outros factores viu que podem criar solidão nos pastores? Partilhe nos comentário.
Este artigo apareceu originalmente aqui .
Sem comentários:
Enviar um comentário