quarta-feira, 28 de julho de 2021

Liderar a Igreja para o após-Covid (5)



SEIS RAZÕES QUE O SEU PASTOR PODE ESTAR PRESTES A DESISTIR

Uma grande percentagem de pastores têm pensando em abandonar as suas igrejas. Alguns estão a apenas a alguma semana de distância de fazer o anúncio. Eles estão à procurar de trabalho no mundo secular. Alguns passarão para o ministério bivocacional.

Este período de pandemia resultou num grande desânimo. A desistência está  conectada ao COVID-19, mas a pandemia realmente exacerbou tendências já existentes. Independentemente à pandemia provavelmente chegaríamos a este ponto nos próximos três a cinco anos.

Alguns desses pastores não acham que estarão a deixar o ministério. Eles apenas acreditam que no estado actual de negatividade e apatia em muitas igrejas locais não há terão as condições mais continuar no ministério.

Então, eles estão a sair ou se preparar para sair. Existem muitas razões para isso, mas permitam-me compartilhar os seis principais motivos, entendendo que eles não são mutuamente exclusivos.

1 - Os pastores estão cansados ​​da pandemia, assim como todos outros. Os pastores não são super-humanos. Eles perderam as suas rotinas. Eles sentem a falta de ver as pessoas como costumavam ver. Elas gostaria que o mundo voltasse ao normal, mas eles percebem que o "velho normal" não vai voltar.

2 - Os pastores estão muito desanimados com a enorme quantidade de decisões a serem tomadas no pós-quarentena. Fazer as reuniões presenciais ou esperar? Máscaras ou não máscaras? Distanciamento social ou não? Muitos membros da igreja adoptaram posicionamentos complicados de gerir. Os pastores lidam diariamente com reclamações sobre as decisões que a igreja toma.

3 - Os pastores ficam desanimados com a perda de membros e comparecimento nos cultos. Com certeza, nem tudo se trata de números. Mas imagine se metade ou mais de seus amigos parasse de se relacionar consigo. E os pastores já ouviram direta ou indiretamente que cerca de 25% dos membros não planeiam retornar de forma alguma.

4 - Os pastores não sabem se no futuro as suas igrejas serão capazes de apoiar financeiramente os vários ministérios. No início, nos estágios da pandemia, doar foi amplamente saudável. Os membros da igreja intensificaram. A infusão de fundos governamentais para as empresas e consumidores também ajudaram. Agora, o futuro financeiro está nublado. A igreja poderá continuar a apoiar os ministérios que eles têm? A igreja precisará eliminar despesas? Essas questões pesam muito sobre os pastores.

5 - As críticas contra os pastores aumentaram significativamente. Um pastor recentemente compartilhou o número de críticas que ele recebeu são cinco vezes maiores do que na era pré-pandemia. Os membros da igreja estão preocupados. Os membros da igreja estão cansados.  E o alvo mais conveniente para sua angústia é o pastor.

6 - A carga de trabalho dos pastores aumentou muito. Quase cada pastor expressa surpresa em seu nível de trabalho desde o início da pandemia. Isto realmente faz sentido. Eles estão a tentar servir a congregação do jeito que eles faziam no passado, mas agora eles têm a responsabilidades adicionais que vieram com o mundo digital. E, como era esperado, as necessidades de cuidado pastoral entre os membros têm também aumentado durante a pandemia.

Os pastores estão esgotados, feridos e oprimidos. 

Muitos estão prestes a desistir.

Poderá ficar surpreendido ao descobrir que o seu pastor está entre eles.

Mas, em meio a todos esses desafios, há uma abundância de oportunidades. Deus não acabou com a Sua Igreja. Avancemos em direcção aos incríveis campos missionários que temos à nossa frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário